Faculdade de manhã ou à noite: qual a melhor opção?

Faculdade de manhã ou à noite: qual a melhor opção?

Se você tem a possibilidade de escolher entre faculdade de manhã ou à noite, confira nesse post!

A possibilidade da escolha gera ansiedade. Depois de decidir qual a carreira gostaria de seguir, qual a universidade é a mais adequada, se seria melhor o presencial ou EaD, chega a hora de pensar qual o melhor período.

E agora? Qual melhor opção, faculdade de manhã ou à noite? Ainda existem algumas universidades que oferecem o período vespertino como opção. Apenas para te deixar um pouco mais confuso.

Mas tudo bem, estamos aqui justamente para isso. Se existe a possibilidade de eleger entre estudar de manhã ou à noite, esse post vai ajudar.

Aqui, vamos conversar mais sobre as vantagens e desvantagens de cada um dos períodos e, no final, você estará apto para avaliar qual é a melhor escolha. Vamos lá!

Faculdade de manhã ou à noite? Analise os fatores

Um ponto fundamental é levar em consideração o seu horário produtivo. As pessoas podem ser divididas entre matutinas, vespertinas ou indiferentes. Ou seja, indivíduos produtivos pela manhã, ou à tarde ou os que são indiferentes.

Nessa altura da vida, você já deve ter uma noção sobre a seu grau de produtividade dependendo do momento do dia. Assim, se for possível, respeite o máximo o seu horário biológico.

Isso porque para escolher qualquer coisa na vida, é fundamental estar atento aos pequenos detalhes. Assim, é importante analisar todos os fatores e, no final, averiguar qual o período de aulas encaixa-se na sua rotina.

Como mencionado, existem vantagens e desvantagens de estudar em ambos os períodos. Vamos mostrar mais sobre isso a seguir:

Faculdade de manhã ou à noite? Período matutino

O período matutino pode ser uma solução interessante devido a sensação de que o dia está rendendo mais. Executar as principais obrigações pela manhã libera os outros horários para encaixar atividades extracurriculares.

Além disso, aprender pela manhã possibilita estudar o mesmo conteúdo à tarde ou à noite, o que ajuda a fixar o conteúdo na memória e reduzir os efeitos da curva do esquecimento.

Porém, um ponto desfavorável é de que a maioria dos estágios acontece durante o dia. Muitas vezes, será necessário mudar de horário durante o curso para aproveitar as melhores oportunidades de trabalho.

Faculdade de manhã ou à noite? Período noturno

Como mencionado, uma das principais vantagens de estudar à noite é a chance de começar a sua carreira mais cedo. Isso porque a maioria dos estágios e das empresas oferecem estágio ou empregos durante o dia.

Assim, o período noturno desponta como uma oportunidade de aproveitar diversas experiências profissionais, melhorar o currículo e desenvolver suas habilidades ao máximo.

A desvantagem está no fato de que, normalmente, as pessoas estão mais cansadas à noite e a produtividade cai. Inclusive, conduzir a vida acadêmica simultaneamente ao trabalho é um dos maiores desafios de quem estuda e trabalha ao mesmo tempo.

Para finalizar, ainda existe uma terceira via: pode ser que seu curso seja integral. Se for esse o caso, é essencial manter-se atento para não ficar alheio ao mercado de trabalho. Mesmo que sejam menos frequentes, é bom ficar por dentro das novidades para quando chegar a hora de dar o próximo passo.

Gostou dessas dicas? Aqui no blog da Unicep você encontra dicas de como começar a vida universitária dentre outros temas atuais. Explore nosso conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *