Faculdade de engenharia Civil: conheça mais sobre essa profissão!

Faculdade de engenharia Civil: conheça mais sobre essa profissão!

Quer saber como funciona a faculdade de Engenharia Civil? Aqui neste post, você conhece várias informações sobre a graduação! Saiba mais!

Imhotep. Esse foi o nome do primeiro engenheiro civil da história, um membro da comitiva do Faraó responsável por construir a pirâmide de Djoser. Para ter-se uma ideia, isso aconteceu por volta de 2630 – 2611 a. C.

De lá para cá, muita coisa mudou. Inclusive, a palavra “engenheiro” só começou a ser aplicada no século XI, derivada do latim “ingeniator”. Era utilizada para definir quem criava invenções engenhosas e práticas.

Leonardo da Vinci, por exemplo, era uma das pessoas que tinha o título de Ingegnere Generale. No decorrer dos anos, a Engenharia Civil foi ganhando outras vertentes, acompanhando o avanço das cidades, das estruturas e dos materiais.

Interessante, não? Aqui neste post, você vai conhecer tudo sobre a faculdade de Engenharia Civil, seus principais atributos e se vale ou não investir nessa formação. Vamos lá!

O que se aprende no curso de Engenharia Civil?

Aqui no Brasil, pode ser considerada como uma das principais profissões do País, onde a pessoa graduada está capacitada para projetar, gerenciar e executar obras. Essas vão desde a reforma de uma casa residencial até a construção de estruturas imensas como prédios, viadutos, estradas, etc.

Assim, durante a graduação em Engenharia Civil, a pessoa aprende a planejar e gerenciar todas as etapas de construção, desde a análise do terreno, definir quais serão os tipos de fundações, qual será o material utilizado, a instalação elétrica e hidráulica, sempre atentando-se aos prazos e custos.

Também aprende a garantir a estabilidade da obra, a qualidade e a segurança, calculando as possíveis alterações da temperatura e do vento na resistência dos materiais. Basicamente, a pessoa aprende como construir e manter a obra de pé.

Por isso, é um curso essencialmente de Exatas, passando por disciplinas nas áreas de Desenho Técnico, Cálculo, Física Aplicada, Hidráulica, etc. Para oferecer um desenvolvimento integral, ainda conta com matérias com o viés de Humanas, como Ciências Sociais, Administração e Economia.

Como é o mercado de Engenharia Civil?

A faculdade de Engenharia Civil possui cinco anos de graduação e é uma das profissões consideradas vitais para a economia do país, principalmente, depois dos crescentes investimentos em infraestrutura privada e pública.

Devido ao aumento do reconhecimento da profissão, existem diversas oportunidades e diferentes funções, tanto em construtoras, indústrias e órgãos públicos. Existe ainda a possibilidade de atuar de forma autônoma, executando
atividades em escritórios especializados ou ainda abrindo sua própria empresa.

Para refletir se vale a pena o investimento na faculdade de Engenharia Civil, é importante ressaltar que o piso salarial é de aproximadamente seis salários mínimos por cerca de seis horas diárias de trabalho. A média salarial do profissional varia de R$6.600,00 a R$9.450,00.

Vale a pena o investimento?

Assim, na hora de ponderar sobre se vale a pena ou não o investimento em uma graduação de Engenharia Civil, é importante relembrar que é uma das profissões mais conceituadas e bem remuneradas do país. O investimento em uma faculdade é revertido rapidamente, com apenas alguns anos de profissão.

No entanto, para ser um profissional com as competências necessárias para garantir os salários mais altos, é importante escolher uma instituição de ensino com alta qualificação.

Para ser um profissional integral, é importante que exista uma mescla entre conteúdos básicos, profissionalizantes e específicos que caracterizem a modalidade da Engenharia Civil. Essa é uma maneira inteligente de habilitar gradativamente o aluno na sua formação.

Você encontra isso na faculdade de Engenharia Civil da Unicep. O que acha de dar uma olhada na grade horária e colocar essa opção dentre as suas alternativas de carreira?

O que achou dessas orientações? Aqui, no blog da Unicep, você encontra dicas e informações para aumentar sua empregabilidade, reconhecimento e avançar na sua trajetória profissional. Explore!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *