Faculdade de direito: quantos anos dura e mais informações sobre!

Pensando em estudar essa Ciência Social Aplicada, mas ainda tem dúvidas sobre a Faculdade de direito, quantos anos dura, possibilidades de estagiar, dentre outras? Confira nosso texto de hoje!

Faculdade de direito

O curso superior em Direito é uma das mais clássicas graduações que você pode escolher – e também um dos mais procurados pelos estudantes que concluem o Ensino Médio. E não é à toa que a demanda seja tão grande, afinal formar-se Bacharel em Direito abre muitas oportunidades de carreira tanto no setor público, quanto no privado.

Entretanto, tomar a decisão sobre qual curso ingressar na faculdade nem sempre é uma decisão tão simples e racional. Além da tensão e ansiedade inerentes a essa fase da vida, ainda existem um oceano de informações disponíveis para se considerar.

Por isso, no artigo de hoje vamos falar sobre a faculdade de direito, quantos anos dura e todas os aspectos que você precisa considerar para fazer uma escolha bem fundamentada para o seu futuro profissional! Vamos lá?

Como se define a faculdade de direito?

O Direito, assim como a Economia, a Administração, Serviço Social e outros cursos, é categorizado como uma Ciência Social Aplicada. Mas você pode se perguntar: qual a diferença entre esses cursos e aqueles classificados apenas como Ciências Humanas/Sociais, como História, Antropologia ou Sociologia.

A explicação é bastante simples! A proposta de um curso como o Direito é estudar a sociedade, suas estruturas e transformações, mas além disso foca em aspectos práticos relacionados à forma como as pessoas interagem entre si e com o meio social em que estão inseridas.

Faculdade de direito: quantos anos dura?

A faculdade de direito, quantos anos dura e a matriz curricular podem variar minimamente entre uma instituição e outra (afinal, estamos falando do ordenamento jurídico do Estado de Direito Brasileiro). Mas, em média, os cursos são estruturados para serem concluídos em 5 anos.

E assim também é aqui na Unicep! Nosso curso de direito tem tempo mínimo de integralização de 10 semestres (ou seja, 5 anos), mas é possível concluir o curso em um tempo maior, desde que não ultrapasse 20 semestres!

Assim, se você se tornar um dos nossos alunos de direito, terá a sua frente uma carga horária total de 3850 horas, atendendo a Resolução CNE/CES 02/2007, que exige, no mínimo, 3700 horas para cursos bacharelados de Direito na modalidade presencial.

O que faz um profissional cursado em Direito?

Como falamos no início do texto, um dos fatores que torna o bacharelado em Direito tão atraente é a ampla gama de oportunidades de atuação profissional para o formado. Já fizemos um post sobre isso aqui no blog, e você pode conferir em detalhes aqui.

Pode trabalhar enquanto cursa Direito?

Sim! Boa notícia, não é? Afinal, quem é que não quer logo entrar para o mercado de trabalho, constatar as aplicações práticas na área e ganhar experiência profissional?

Aliás, realizar um estágio é um pré-requisito para se formar!

Então, pode se preparar que você não passará cinco anos apenas na teoria, e vai aprender muito colocando a “mão na massa”. E mais: as possibilidades para estagiar são amplas, abrangendo desde escritórios privados até departamentos jurídicos de empresas.

Conheça mais sobre o curso de Direito da Unicep!

Centro Universitário Paulista está antenado com todas as tendências e demandas da sociedade contemporânea. Portanto, nosso interesse é proporcionar uma formação acadêmica completa, permitindo que o aluno compreenda a significação social daquilo que está estudando.

Assim, nossa matriz curricular procura abranger especificidades e necessidades da região na qual estamos inseridos. Mais do que construir referências teóricas, queremos que os futuros formados em Direito pela Unicep vivenciem experiências concretas, visando o exercício das atividades profissionais e acadêmicas no futuro.

Temos como propósito, despertar nos alunos a consciência da importância que o exercício de suas atividades profissionais e do exercício da cidadania, em função de poder proporcionar avanços sociais, econômicos e culturais, através da efetivação dos direitos e do Estado democrático.

Os objetivos e finalidades podem ser assim alinhados:

• Proporcionar o compromisso ético pautado nos direitos humanos, na democracia, no pluralismo e na cidadania;
  • Priorizar a pacificação social por meio de aplicação dos meios alternativos de resolução de conflitos;
  • Privilegiar a participação do discente como parte integrante no processo ensino-aprendizagem;
  • Flexibilizar o ensino do direito pela permanente discussão da matriz curricular e seus conteúdos;
  • Aplicar a interdisciplinaridade e a complexidade para a compreensão teórica e prática do direito;
  • Integrar e aperfeiçoar continuadamente o trinômio ensino, pesquisa e extensão;
  • Realizar o compromisso de proximidade e interação com o contexto/realidade social local e global;
  • Capacitar o discente para um sólido saber jurídico crítico (teórico e prático) e historicizado, exercitado por meio de práticas transformadoras, construtivas e criativas do Direito.

*

Pronto, agora você conhece os principais aspectos da faculdade de Direito, quantos anos dura e tudo mais! Quer saber mais informações e se inteirar sobre o bacharelado em Direito na Unicep? Então te convidamos a visitar a página do curso. Lá você confere detalhes sobre grade curricular, corpo docente, projeto pedagógico e infraestrutura dos laboratórios jurídicos.

Está interessado na graduação em Direito da Unicep? Explore nosso blog e descubra mais conteúdos relacionados às possibilidades de atuação na profissão, além de diversos artigos com dicas sobre empregabilidade, pós-graduação e muito mais!