Existe uma idade certa para começar uma faculdade?

Não existem limites quando estamos falando de expandir os conhecimentos. Qualquer hora é momento de aprender. Saiba mais se existe uma idade certa para começar na faculdade!

Existe idade para começar a aprender? Claro que não. Nem todas as pessoas possuem a oportunidade de entrar na universidade logo depois do ensino médio. Engana-se quem acredita ser necessário estar na faixa etária dos 20 a 30 anos para começar a sua graduação.

Não existem limites quando estamos falando de expandir os conhecimentos.
Até porque a legislação brasileira afirma que não há uma idade certa para começar uma faculdade, nem mínima, nem máxima, estabelecida por lei: único pré-requisito é ter concluído o Ensino Médio.

Hoje em dia, está sendo discutido nos meios educacionais o conceito de aprendizagem contínua ou lifelong em inglês. Em outras palavras, a importância de manter-se informado e ativo no seu ciclo e ampliar seus conhecimentos, sejam técnicos ou não, durante toda a vida.

Claro que cada etapa conta com suas características e dificuldades típicas. Aqui neste post, vamos conversar mais sobre cada uma delas.

Qual idade certa para começar uma faculdade?

Graduação logo depois dos 20 anos

Como mencionado, independentemente de qual etapa da vida você estiver, fazer uma graduação é a chance de ascensão profissional e reconhecimento no mercado de trabalho. Em linhas gerais, a maioria das pessoas faz faculdade aos 18 anos, logo após o ensino médio.

Contudo, essa não é uma regra a ser seguida. Com a ampliação das oportunidades, metodologia em EaD e abertura de novas faculdades, existem cada vez mais estudantes adultos. Esse processo enriquece a experiência educativa como um todo.

Entrando na universidade depois dos 30 anos

Tire da sua cabeça o mito que é impossível aprender após determinada fase da vida. Saiba que fazer um curso de nível superior possibilita maior crescimento profissional e é importante sempre focar no que realmente interessa: a importância de expandir o conhecimento sobre um assunto.

Por isso, voltar à sala de aula ou fazer faculdade depois dos 30, 40 anos é uma ótima oportunidade para obter qualificação e conseguir um melhor posicionamento no mercado de trabalho.

Segundo dados do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), apenas em janeiro de 2018, mais de seis mil estagiários presentes no mercado de trabalho apresentavam idade acima de 40 anos.

Sempre é hora de começar uma universidade!

A faculdade abre portas para a reinserção no mercado de trabalho. Lembre-se que nunca é tarde para adquirir conhecimento e aperfeiçoar a sua vida pessoal e profissional.

Mantenha em mente que a constante competitividade do mercado acaba gerando a necessidade de apresentar um diferencial diante dos recrutadores. Dessa forma, é fundamental dedicar-se com empenho! Assim, tudo dependerá do seu esforço e do quão comprometido está com o seu processo de ensino.

No entanto, o acesso ao ensino superior não é tão simples para muitos brasileiros, principalmente, por causa dos custos.

Caso a dificuldade financeira seja o obstáculo para atingir seu sonho, o objetivo desse post é incentivá-lo a não desistir. Se a instituição que você pretende cursar a graduação preocupa-se verdadeiramente com a educação do País, com certeza, terá alternativas para os alunos conseguirem pagar as mensalidades.

Gostou dessas dicas? Aqui no blog da Unicep você encontra dicas de como entrar na faculdade e como ir bem nessa nova fase, por exemplo, como os podcasts podem te ajudar. Explore!