Escritório de engenharia civil: como montar e o que considerar

Ansioso para fazer sua carreira de engenheiro deslanchar? Descubra no texto de hoje como montar seu próprio escritório de engenharia civil!

escritório de engenharia civil

Terminar uma graduação e, de quebra, começar seu próprio negócio pode ser uma etapa desafiadora da vida profissional que se inicia. 

Neste sentido, receber dicas de como montar seu escritório de engenharia civil pode ser de grande ajuda para organizar este processo. 

Continue a leitura para saber como montar e o que considerar na hora de abrir seu escritório. 

 

O que é a área de engenharia civil?

O profissional da engenharia civil é capacitado para atuar em diversas frentes dentro de sua área de especialização.

Portanto, esse engenheiro é habilitado a transitar desde as etapas iniciais da elaboração de um projeto até a coordenação das equipes.

Assim, passando pelo controle de qualidade da execução e, ainda, pela gestão logística de um grande empreendimento. 

 

Como é um escritório de engenharia civil?

No âmbito da construção civil, um engenheiro é o profissional que, com os dados de um projeto arquitetônico em mãos, executa todos os cálculos e medições para ser iniciado um empreendimento.

As etapas processuais de qualquer construção envolvem tarefas que devem, obrigatoriamente, ser cumpridas pelo escritório especializado em engenharia civil.

Confira abaixo algumas das atribuições de um engenheiro: 

  • Execução de levantamentos que validem a viabilidade de um empreendimento, sendo uma etapa técnica que envolve a pesquisa e análise de dados;
  • Elaboração e assinatura de documentos que respaldam o projeto em questão.

Além disso, outras atribuições constam entre os encargos do escritório de engenharia, como:

  • A emissão de pareceres, laudos e toda a documentação técnica relacionada a um empreendimento;
  • A participação em processos licitatórios, por meio dos quais o escritório poderá disputar a oportunidade de prestar serviços para a administração pública.  

Este é um fluxo de trabalho complexo que pode — e deve — ser executado a várias mãos, podendo ser dividido entre os profissionais graduados e estagiários que auxiliam nos processos de elaboração de projetos, relatórios e na visitação aos canteiros de obras.

O que considerar antes de montar um escritório de engenharia civil?

A ideia de se tornar um empresário — é o que você vira ao abrir um escritório de engenharia civil — pode soar atraente para muitos engenheiros graduados.

Contudo, esta é uma empreitada que depende de muitos detalhes para dar certo. 

 

Considerações profissionais

Você está preparado para abrir seu próprio escritório de engenharia civil?

Antes de colocar seus planos em prática, atente-se para algumas das demandas deste processo: 

  • Como todo negócio, sua empresa terá de encontrar uma maneira de se mostrar atrativa para o público e, deste modo, vender seus serviços. Qual será o público-alvo e como atraí-lo? Quais serão seus diferenciais para desbancar a concorrência? Estes são detalhes importantes para pensar na abertura de seu próprio escritório de engenharia.
  • É imprescindível planejar como seu escritório irá resistir financeiramente aos primeiros momentos após a implementação. Organizar o fluxo de caixa e contratar os serviços de um contador são procedimentos fundamentais para garantir a manutenção e o sucesso da empresa, sobretudo nos difíceis meses iniciais. 

 

Considerações técnicas

Uma vez tomada a decisão de começar o escritório, algumas burocracias devem ser encaminhadas antes que ele possa entrar em funcionamento.

Para que tudo dê certo desde o começo, dê uma olhada nas seguintes pendências que precedem a abertura um escritório de engenharia civil: 

  • Informe-se sobre os procedimentos de regularização do seu escritório junto à prefeitura da cidade em que ele será implementado, para garantir que nada seja esquecido quanto à obtenção da autorização de funcionamento;
  • Organize uma lista contendo os equipamentos específicos da sua área de atuação. Quais deles você deverá alocar em seu escritório? Quais são os melhores valores? Pesquise antes de adquirir e certifique-se da qualidade de seus fornecedores;
  • Atente-se para o local onde será aberto o escritório, pois uma localização estratégica pode ser determinante para o sucesso de seu empreendimento;
  • Escolha uma identidade para o seu local de trabalho: pesquise sobre combinações de cores, materiais e mobiliário para garantir que seu escritório cause ótimas impressões iniciais em seus clientes;
  • Reúna sua equipe de trabalho: esta é uma etapa que demandará tempo e dedicação, pois a formação de uma equipe eficiente e bem coordenada poderá determinar rumos positivos para seu empreendimento. 

Não poupe esforços no momento de encontrar colaboradores de excelência: pesquise, entreviste, consulte e, afinal, invista.

Os frutos do alinhamento positivo entre profissionais garantirão um bom começo para seu escritório de engenharia civil. 

*

De acordo com os dados fornecidos pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, o Brasil forma, por ano, uma média de 40 mil engenheiros.

No entanto, segundo a Confederação Nacional da Indústria, cerca de 58% destes profissionais não atuam em sua área de formação.

Ainda que os dados sejam alarmantes, é possível, com empenho, investimento e dedicação, seguir adiante dentro da sua carreira dos sonhos. Continue acompanhando o blog da UNICEP para mais dicas de como sobressair na carreira de engenharia civil.

 

O que achou dessas orientações? Aqui, no blog da Unicep, você encontra dicas e informações para aumentar sua empregabilidade, reconhecimento e avançar na sua trajetória profissional. Explore! 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *