Entenda o que é grade curricular e sua importância na escolha da sua faculdade

Descobrir quais as disciplinas que serão ensinadas durante o curso é uma das maneiras de escolher bem a faculdade. Veja aqui o que é a grade curricular e porque ela é importante.

Ansiedade. Esse é um sentimento comum na vida de todo estudante, principalmente, quando chega o momento de ingressar no ensino superior.
São várias decisões e, dentre elas, qual será a instituição de ensino você irá dedicar os próximos quatro (ou mais) anos da sua vida.

Na hora de avaliar, um dos critérios que precisa ser levados em consideração é a grade curricular. Mesmo que o Ministério da Educação exige certos critérios para um curso ser reconhecido, os componentes curriculares variam de uma instituição de ensino para outra. Outro ponto interessante é a nota da universidade no ENADE.

Justamente para te ajudar nessa questão que fizemos esse conteúdo. Aqui, você vai aprender a como selecionar um curso com base na sua matriz curricular e ter todas as informações necessárias para escolher por onde começar a traçar a sua trajetória de sucesso. Boa leitura!

O que é grade curricular?

Basicamente, a grade curricular é um documento que mostra quais serão as disciplinas oferecidas ao longo da graduação – isso vale também para os cursos de EaD. Mais do que apenas listá-las, a grade curricular determina a carga horária destinada para cada uma das matérias. Fora isso, as organiza em uma estrutura dividida em semestre ou módulos.
Em linhas gerais, as disciplinas de uma grade curricular podem ser separadas em três tipos:

• Obrigatórias: são as que não podem deixar de ser curadas, uma vez que os conteúdos apresentados em suas aulas são considerados essenciais para a formação do profissional.
  • Eletivas: são aquelas que os alunos podem escolher se valem a pena serem cursadas ou não, com a exigência de que uma determinada carga horária seja cumprida.
  • Optativas: consideradas disciplinas complementares, essas são aquelas que os estudantes não são obrigados a cumprir, no entanto, são interessantes porque complementam a formação.

Qual é a sua importância?

Ou seja, a grade curricular é essencial para determinar se aquele curso é ou não indicado para você. Por exemplo, ao analisar quais serão as matérias ministradas na graduação, torna-se capaz de identificar se a faculdade oferece ou não uma formação de qualidade, uma vez que realmente prepara o profissional para o mercado de trabalho.

Ao analisar a grade curricular de um curso, verifique se tem tudo que você gostaria de aprender. Depois, veja se existe um viés prático, fundamental para descobrir se a universidade valoriza ou não a experiência real. Isso é importante porque, ao finalizar a graduação, vai chegar ao mercado de trabalho mais confiante e preparado.

Assim, verifique quais são as disciplinas da grade curricular, sua carga horária e pesquise sobre cada uma delas. Depois, observe se existem atividades práticas ou simpósios envolvidos.

Se possível, procure pessoas que passaram pelo mesmo curso e converse com elas. Descubra de que forma a instituição une teoria e prática e se a escolha dessa faculdade foi a adequada para explorar os conhecimentos desejados para o exercício dentro da sua área de atuação.

Grade curricular são as disciplinas oferecidas ao longo da graduação. É importante investigar quais serão os temas e assuntos aprendidos para ter certeza de que aquela faculdade vai atender às suas expectativas. Isso é fundamental, principalmente, se você ingressar sem a necessidade de um cursinho.

Para avaliar, leve em consideração o viés prático das matérias assim como a aplicação na vida real. Para isso, converse com profissionais atuantes na área.

Gostou desse artigo? Conhece alguém que precisa descobrir mais sobre como funcionam os cursos de extensão? Compartilhem com seus amigos e amigas e fique de olho no nosso blog!