Enfermagem do trabalho: conheça mais sobre a especialização

Com a preocupação das empresas com os trabalhadores, o enfermeiro está entrando no universo corporativo. Conheça a enfermagem do trabalho.

Enfermagem do trabalho

Nos últimos anos ficou em evidência a importância dos profissionais da saúde e a importância da enfermagem de forma geral para a saúde da população. Um curso como o de enfermagem oferece ao profissional diversas possibilidades de atuação. 

O profissional de enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais. Ou seja, é a profissão na área da saúde que tem mais cuidado com o paciente e o contato direto. 

Assim, hoje, com a preocupação das empresas com a saúde do colaborador, o enfermeiro agora está entrando no universo corporativo. Essa área de atuação é conhecida como enfermagem do trabalho e neste conteúdo vamos falar mais sobre essa profissão que vem crescendo a cada dia. 

O que é enfermagem do trabalho? 

Após a conclusão do curso de enfermagem, o profissional pode seguir para áreas diferentes e uma delas é a enfermagem do trabalho. Existe uma especialização completa nesse segmento, que pode ser feita por todas as pessoas que têm registro no Conselho Regional de Enfermagem (COREN).

A Especialização em enfermagem do trabalho deve ser aprovada pelo Ministério da Educação – MEC e conta aproximadamente com um carga horária total de 360 horas, levando de 12 a 18 meses para a conclusão. 

De acordo com o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), a grade curricular da especialização inclui disciplinas como:

  • Políticas públicas de Saúde do Trabalhador
  • Saúde ambiental e meio ambiente ocupacional
  • Atendimento às doenças ocupacionais
  • Toxicologia ocupacional
  • Educação em saúde ocupacional
  • Aspectos legais e bioética na atuação do enfermeiro do trabalho
  • Atendimento aos acidentes do trabalho
  • Segurança e higiene do trabalho.

Funções do enfermeiro do trabalho

Confira, agora, algumas das funções e tarefas do enfermeiro do trabalho.

Avaliar as condições de segurança das empresas 

Um dos ítens importantes que um enfermeiro do trabalho realiza é avaliar as condições de segurança e integração na área CIPA. Prevista pela legislação brasileira, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) trata-se de um grupo de pessoas que se reúne com o objetivo de prevenir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Logo, é uma comissão mista, formada por empregados e empregadores, eleitos para atuarem voluntariamente na CIPA. 

Para tanto, eles participam e desenvolvem ações na comissão junto às funções de rotina e o enfermeiro do trabalho faz parte desse projeto. As atribuições da CIPA são solicitar, planejar, implantar e manter medidas preventivas capazes de eliminar ou reduzir riscos de acidentes. 

Além disso, a comissão deve analisar acontecimentos e imprevistos para estabelecer um plano de ações.

Elaborar formas de proteção à saúde dos trabalhadores

Além das tradicionais formas de prevenção de trabalho, o profissional deve analisar na sua área de atuação protocolos de segurança e implementar novas formas de segurança para prevenção. 

Um dos ítens que é necessário estar sempre atento é o uso correto do EPI. EPI é uma sigla para Equipamento de Proteção Individual, que é o que engloba todo dispositivo de proteção utilizado individualmente pelo trabalhador, com a intenção de protegê-lo de qualquer risco que o ambiente de trabalho possa fornecer à sua saúde.

Como profissional responsável você deve: 

  • Exigir seu uso;
  • Fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho;
  • Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação;
  • Substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado;
  • Responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica;
  • Comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada;
  • Registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico;

Projetos para melhorar a qualidade de vida no trabalho

Seja na parte de educação para uma alimentação saudável, prática de atividades físicas até elaborar projetos que mostrem a importância de ter um ambiente leve que garanta que os funcionários tenham saúde mental. 

Assim, implementar um programa de saúde mental é de extrema importância. Dessa forma, o clima organizacional da empresa é otimizado e a integração entre as equipes também. 

Dentre alguns cuidados que você pode implementar estão: 

  • Capacitação da liderança;
  • Incentivo à prática de exercícios 
  • Acesso a serviços de saúde mental, como psicólogos;
  • Eventos para debate do tema;
  • Incentivo à alimentação saudável.  

Primeiros socorros em casos de acidentes 

Como responsável pela área de saúde da empresa, fica sob responsabilidade  do enfermeiro do trabalho cuidar dos primeiros socorros em casos de acidentes. 

“Primeiros socorros” é o nome dado ao atendimento inicial à vítima, feito antes que o atendimento profissional possa acontecer. 

Se pensarmos em casos simples como cortes leves, queimaduras superficiais e arranhões, o objetivo dos primeiros socorros é o atendimento rápido para restaurar o bem-estar do paciente de maneira mais ágil. 

Já nos casos mais graves, como paradas cardiorrespiratórias, queimaduras mais sérias, cortes mais profundos, infartos, acidentes envolvendo a fratura de ossos, dentre outros cenários, o principal propósito é prestar um atendimento rápido para que a vida seja preservada e mantida até que o atendimento adequado possa ser realizado, seja enquanto se espera uma ambulância chegar ou durante o deslocamento até o hospital.

Coordenação e atuação em ambulatório dentro das empresas 

O enfermeiro do trabalho tem como objetivo ser responsável pelo ambulatório dentro da empresa. Conforme a NR-07, todas as empresas precisam manter pessoas treinadas e material para primeiros socorros em suas dependências.

A ideia é prestar um primeiro atendimento e, se necessário, fazer um curativo ou outras ações simples.Em quase todos os casos, manter um espaço interno para atendimento em saúde é opção da companhia.

Locais de atuação do profissional de enfermagem do trabalho

Normalmente os enfermeiros do trabalho podem atuar em empresas como:

  • Hospitais e instituições de saúde de médio a grande porte 
  • Fábricas e indústrias 
  • Empresas de médio e grande porte Instituições públicas (vagas em concurso ou contratação) 
  • Faculdades e universidades 
  • Órgãos de fiscalização

Se quiser entender melhor sobre como funciona a formação e quanto em média você consegue se formar tem um conteúdo exclusivo para você:  “Saiba quanto tempo dura o curso de enfermagem!”

Conheça o curso de graduação em Enfermagem da Unicep

A área de enfermagem está em grande ascensão e o mercado está sempre procurando profissionais especializados. O Curso de Enfermagem da Unicep tem como objetivo o desenvolvimento educacional com foco na formação generalista, proporcionando ao seu acadêmico, condições gerais para um exercício pleno da profissão. Os objetivos do curso estão diretamente relacionados com as necessidades do país.

O curso de enfermagem do UNICEP conta com a rede básica de saúde de São Carlos/ SC, com hospitais gerais e específicos dentro e fora do município, instituições de longa permanência (para idoso), escolas, creches, entre outros, como disponibilidade para estágios para os alunos de graduação. Possui parcerias em projetos de extensão e/ou pesquisa com os enfermeiros dos campos onde estagia.

Na elaboração da programação e no processo de supervisão do aluno, em estágio curricular supervisionado, pelo professor, é assegurada efetiva participação dos enfermeiros do serviço de saúde onde se desenvolve o referido estágio.

Se quiser saber mais sobre o curso é possível acessar esta página

Outros conteúdos relevantes sobre o mercado de trabalho você acessa aqui também. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *