ENEM 2019: Como se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio

Bom, antes de se preparar para o ENEM 2019, é bom escolher seu curso. E essa é uma das mais difíceis decisões para um jovem tomar, mas não tem problema, existem vários artifícios que você pode utilizar para te ajudar nessa decisão.

É importante se informar a respeito do curso, pesquisar a fundo para formar uma opinião. Caso isso não seja o suficiente e você ainda esteja em dúvida, existem testes vocacionais para te auxiliar, tudo online. Dessa forma você pode descobrir qual área desperta mais o seu interesse, focando em possíveis profissões de acordo com o seu perfil.

Esses testes são ótimos orientadores, já que ao responder algumas perguntas, ele é capaz de analisar que tipo de pessoa você é, pelo que se atrai, o que mais gosta de fazer, suas aptidões, para projetar isso em uma carreira profissional.

Porém, não trate esse teste como a palavra final, essa é uma decisão sua! Caso não esteja satisfeito com o teste online, procure um profissional capacitado para realizar com você um teste vocacional presencial.

Conversar, mesmo que informalmente, pode ser muito válido para o autoconhecimento. Seja uma conversa com os pais, professores, amigos ou até mesmo psicólogo. Conhecer a fundo, pessoalmente, as instalações da faculdade que pretende cursar ou que tem curiosidade também pode ser um ótimo fator decisivo.

Conhecendo a prova do ENEM 2019

O ENEM funciona como uma das maiores portas de entrada nas Instituições de ensino superior. É através desse exame que jovens e adultos conseguem alcançar o sonho de se formarem, seja em universidades públicas ou privadas com bolsas de estudo integrais.

Todos os anos essa prova acontece, e a nota obtida a partir dela pode ser utilizada para te garantir uma vaga em uma universidade, por meio dos seguintes programas vinculados ao ENEM, como o PROUNI, o SISU, o SISUTEC, o FIES, entre outros.

A prova é aplicada em dois dias, em dois finais de semana diferentes e consecutivos.

No primeiro dia você terá 90 questões, separadas pelas áreas de Linguagens, Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Fora isso, uma redação dissertativa-argumentativa, com temas geralmente atuais. Serão cinco horas e meia de prova (5h30), aproximadamente três minutos para cada questão ser resolvida, reservando uma hora para a redação.

No segundo dia, as áreas cobradas nas questões são, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com cinco horas de prova (5h).

O que “cai” na prova do ENEM 2019

Você precisa estar afiado para completar essa prova com êxito, existem pontos para serem estudados, como por exemplo as Competências e Habilidades. O que isso quer dizer? Nada mais do que o aluno ter competências ou capacidades de associação de todas as matérias aprendidas, para desenvolver propostas de intervenção de cunho social.

Além disso, o candidato deve ter um bom domínio do Eixo Cognitivo. Calma, não é um bicho de sete cabeças como aparenta o nome, na verdade isso é todo o conhecimento adquirido no Ensino Médio, durante esse exame você deve colocar tudo em prática, da mesma forma que o colégio te prepara para situações reais.

As Áreas de Conhecimento cobradas na prova do ENEM 2019 são:

  • Matemática e suas Tecnologias: com questões de raciocínio e lógica contextualizadas no dia a dia do aluno
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: com questões de Português, Literatura, Inglês ou Espanhol
  • Redação: dissertativa-argumentativa, no máximo 30 linhas
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: com questões de História, Geografia, Filosofia e Sociologia, sempre contextualizando com a atualidade
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: com questões de Química, Física e Biologia

Calma, não precisa desesperar!

Realmente são muitas matérias para se estudar, mas é por isso que existe o tal “Objetos de Conhecimento”. São as matérias específicas dentro de cada área que você pode focar o seu estudo, dessa forma não se perde tempo estudando matérias que não vão cair.

Uma dica para não se sobrecarregar nas horas de estudo é definir prioridades. Decida quais são as matérias que você possui maiores dificuldades e reserve mais horas para elas. As matérias com mais facilidade demandam menos tempo e intensidade. Mas não deixe de estudar os pontos mais importante de cada matéria, ressaltando que qualidade de estudo vale mais do que as quantidades de horas empreendidas.

Dicas para fazer uma Redação nota 1000

Agora você já está por dentro de como é a prova do ENEM, o que cai nessa prova, só falta dominar a redação e você vai estar mais do que pronto! Para isso, conheça todos os pontos nos quais o seu texto será avaliado.

Compreensão da proposta, caso seu texto fuja do que foi pedido, sua nota cairá.

  • Domínio da norma padrão da língua escrita, caindo a sua nota a cada erro gramatical
  • Seleção, organização e interpretação de informações, considerando os argumentos utilizados no texto, na introdução e desenvolvimento
  • Construção da argumentação, para descobrir se os argumentos utilizados possuem embasamento ou não
  • Elaboração de proposta de solução para o problema abordado, avaliando se a sua conclusão oferece alguma resolução plausível para o problema em questão

São vários os fatores que podem fazer com que a sua nota caia na redação, ou em uma outra visão, são vários os fatores que existem para ajudar que você atinja a nota máxima na redação, conheça todos eles e pratique cada ponto.

Além disso, existem outras dicas que podem te auxiliar não somente na redação, mas na preparação para o ENEM 2019 como um todo. Por exemplo:

Aulas online (Ao vivo e gravadas)

Isso substitui as aulas de cursinhos preparatórios, te poupando o tempo de ir e voltar, além de te livrar de distrações que acontecem e muito na sala de aula. Com isso você pode aprender no seu tempo e o melhor, dentro de sua casa.

Materiais disponíveis na Internet

Existem aplicativos, sites preparatórios para esse exame que disponibiliza apostilas, materiais prontos para a prova, com exercícios, resumos.

Programação de Estudo

Defina suas prioridades, suas dificuldades e facilidades e estude visando isso. Mais tempo para matérias mais difíceis e menos tempo para as mais fáceis. Lembre-se que poucas horas bem estudadas valem mais do que várias horas exaustivas.

Correção para Redação + Monitoria

Para que sua redação seja perfeita, além de treinar todos os pontos que são avaliados, procure grupos como o “Descomplica”, que corrige as redações apontando onde deve ser melhorado e também oferece monitoria tirando dúvidas, corrigindo exercícios e muito mais.

Clique aqui e veja o e-book com as dicas do ENEM

Conclusão

Agora não tem desculpa para não se preparar para o ENEM 2019, você pode recorrer aos cursinhos preparatórios, ou até mesmo os materiais disponibilizados na internet. Sites com a função única de ajudá-los da melhor maneira possível, oferecendo acompanhamento e orientação.

Não fique sozinho nessa, procure a melhor ajuda possível e se prepare. Essa é uma grande chance de ingressar em uma ótima faculdade, pública ou não. Vale também procurar provas passadas, responder vários exercícios e preparar várias redações.

Somente praticando e estudando muito você terá a oportunidade de se destacar, afinal, além de você outras milhões de pessoas irão prestar essa prova também.

Agora que você está pronto para o ENEM 2019, descubra “O que é o ENADE e qual a importância na hora de escolher uma faculdade?”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *