Eletrônica e eletrotécnica: quais as diferenças? Saiba mais!

Entenda as diferenças entre Eletrônica e Eletrotécnica e conheça outras áreas da Engenharia Elétrica para atuar.

Eletrônica e eletrotécnica

A Eletrônica e Eletrotécnica são áreas de atuação e estudo da Engenharia Elétrica. Assim, a primeira tem relação com as redes elétricas e a outra com a transmissão e uso da energia. Portanto, entenda o que se difere em cada uma.

O que é Eletrônica e Eletrotécnica?

Elas são áreas que estudam todo o uso da energia elétrica, bem como, os circuitos em sistemas e produtos que podem ser usados em casas ou indústrias. Contudo, o foco do estudo em cada uma difere, como verá a seguir.

Eletrônica é a área de estudo que lida com as redes elétricas no circuito em modos de controle. Aliás, trabalha com as potências menores até as mais altas.

Já a Eletrotécnica forma as pessoas para atuar em todo o processo que envolve a energia elétrica. Por exemplo, desde o gerar até o uso.

Vale muito a pena entender essas diferenças

Entender e diferenciar a Eletrônica e Eletrotécnica é o que permite que o aluno faça a escolha da área ideal para a sua carreira. Afinal, poderá atuar com o que tem mais interesse. Assim, o foco nos estudos é maior e melhor.

Vale destacar que elas são, assim como as outras, áreas que pertencem à Engenharia Elétrica. Portanto, você pode focar se especializar nelas e ter um diferencial maior no mercado de trabalho.

Quais as diferenças entre a Eletrônica e Eletrotécnica?

De fato, apesar dos nomes parecidos e de serem ramos da Engenharia Elétrica, essas duas áreas possuem as suas diferenças. Em especial, com o campo de atuação e as tarefas que são feitas no dia a dia. Então, veja quais são elas.

A Eletrotécnica tem relação com gerar, distribuir e usar a energia como um todo. Já a Eletrônica lida com os níveis de controle. Ou seja, desde as grandezas elétricas até as com menor potência.

Na Eletrônica o foco é em redes elétricas no circuito em modos de controle. Além disso, atuam todos os dias com os sinais elétricos e com as grandezas. Já os engenheiros da Eletrotécnica, lidam com todo o processo da energia elétrica, em três áreas:

•       Os motores elétricos;
  •       As instalações;
  •       Por fim, todo o processo de energia elétrica.

É por suas tarefas que essas áreas se diferem. Ou seja, apesar de lidarem com a energia elétrica, o foco e objetivo são distintos e formam engenheiros com técnicas específicas.

Diante disso, é essencial que antes de seguir uma carreira ou escolher uma área de atuação você pesquise mais sobre ela. Ou ainda, converse com outras pessoas que já seguem no ramo. Assim, pode entender como é o dia a dia e quais os desafios.

Veja as áreas de atuação da Engenharia Elétrica

A Engenharia Elétrica oferece mais opções de atuação além da Eletrônica e Eletrotécnica. Portanto, veja quais as principais que você pode seguir ao escolher esta área. Bem como, quais as tarefas gerais delas.

Construção civil além da eletrônica e eletrotécnica

Atuar no setor de engenharia civil também é uma boa opção. Assim, esses engenheiros criam todos os circuitos elétricos para a obra. Eles também cuidam das plantas para as indústrias que geram energia.

Sistemas eletrônicos

Neste caso, o engenheiro desenvolve os sistemas para dispositivos e componentes, que podem variar de tamanho e forma. Além disso, cria as placas eletrônicas para itens da indústria e do lar.

Vale destacar que com o avanço da tecnologia esta é uma área que está ganhando mais destaque e vagas. Bem como, a demanda no mercado é grande para esses engenheiros.

Automação além da eletrônica e eletrotécnica

O engenheiro adapta as plantas elétricas, que podem ser para as casas e as indústrias. Assim, o objetivo é que comportem os sistemas que facilitam as ações, por exemplo:

•       Acender e apagar as luzes sem acionar um botão;
  •       Ligar um aparelho, como uma TV;
  •       Fechar as janelas.

Para isso, é preciso que os aparelhos estejam prontos para receber a automação. Além disso, eles planejam e desenvolvem as estruturas para as indústrias. Do qual, também usa comandos para melhorar a execução de tarefas.

As telecomunicações

Com o aumento das redes telefônicas em todo o país tornou-se essencial a formação de pessoas para desenvolver as redes de transmissão. Bem como, criar os itens que ajudam a comunicação, por exemplo, as torres.

Fornecimento de energia elétrica

Este é o campo que atua com a criação de usinas, sejam elas as elétricas, as solares ou as eólicas. Então, o engenheiro define o tipo das turbinas, o sistema para armazenar e todas as redes que transmitem a energia.

Sistema de controle além da eletrônica e eletrotécnica

Há também uma área voltada ao processo industrial. Assim, o engenheiro garante que os equipamentos funcionem bem, por exemplo:

•       As máquinas elétricas;
  •       Colunas de destilação.

Engenharia biomédica e o setor hospitalar

Essa pode ser uma das áreas mais diferentes e novas, mas que tem ganhado muita força no mercado. Os engenheiros fabricam e fazem a manutenção de itens para todo o setor da saúde, como os hospitais e as clínicas.

Escolha uma área para seguir

Após conhecer áreas como a Eletrônica e Eletrotécnica você pode escolher qual a profissão que combina mais com seus planos. Aliás, vale destacar que são dois ramos que estão em evolução e com grande demanda no mercado do Brasil.

Muitas possibilidades

Quem gosta de Engenharia Elétrica tem muitas opções para escolher e trabalhar. Então, defina qual o tipo de atuação mais gosta. Assim, você pode encontrar uma área para dedicar e se aprofundar. De automação a indústria, o engenheiro está presente em vários setores e tem conquistado todo o mercado. Ou seja, é uma carreira em alta e com muitas vagas.

Para ficar antenado nas opções de carreira e novidades da Engenharia Elétrica e outras áreas, acompanhe o blog da UNICEP! Explore!