Neste texto, vamos falar sobre essa nova modalidade que vem ganhando espaço e interesse em quem procura ser um profissional completo. Saiba um pouco mais sobre a educação multidisciplinar.
Com o mercado de trabalho sempre muito disputado e a busca por profissionais que podem ser versáteis e com várias expertises, muito tem se falado sobre a multidisciplinaridade: na área da educação, como nas escolas multidisciplinares, e na área dos negócios.
Hoje em uma empresa, o profissional que se destaca é aquele que entende de tudo um pouco, na prática e na teoria. Afinal, com a concorrência, as empresas devem sempre se diferenciar de alguma forma.
O que é Multidisciplinaridade?
A multidisciplinaridade nada mais é que um grande número de disciplinas que tratam de um mesmo tema. Porém, essas disciplinas não necessitam de ligação entre si. Ou seja, o conteúdo de cada disciplina não depende do outro para que o aluno compreenda.
A origem da multidisciplinaridade é a ideia de que o nosso conhecimento pode ser dividido em partes. Além de que o ensino extremamente especializado pode não ser tão interessante hoje em dia tanto na educação na escola, quanto no ensino superior.
O que é Educação multidisciplinar?
A educação multidisciplinar tem como objetivo preparar o aluno para solucionar problemas que necessitam de várias áreas de conhecimento. Porém, esse aluno, aprenderá isso de forma paralela, sem a interligação dessas matérias.
Por exemplo, em uma escola infantil, a criança aprenderá sobre o tema: ossos.
Em matérias paralelas, ela aprenderá quantos ossos temos no corpo humano estudando matemática, sobre a história do corpo humano estudando história, redação com um tema relacionado a ossos estudando português e assim por diante.
Portanto, em projetos multidisciplinares, os conteúdos das disciplinas têm o mesmo contexto, porém gerando conhecimentos diversificados.
Diferença entre Educação Multidisciplinar e Interdisciplinar
A educação em geral tem, sem dúvidas, um grande papel em toda nossa vida. Assim, com o avanço em pesquisas sobre o tema, houve a constatação de outros métodos de ensino.
Hoje as escolas e faculdades tem como objetivo preparar o aluno para o mercado de trabalho e levar conhecimento necessário para que se destaque. É importante frisar as diferenças entre a educação multidisciplinar e interdisciplinar.
Educação multidisciplinar
A educação multidisciplinar estuda um determinado assunto, visto de diversas formas, em diversas disciplinas. O aluno acaba aprendendo sobre um tema específico com uma visão geral sobre ele.
Com isso, o aluno tem um conhecimento mais sólido sobre a matéria, dando mais significado aos conceitos e informações que foram aprendidos. Porém, a multidisciplinaridade, não tem interação entre as matérias no currículo pedagógico.
Educação interdisciplinar
Já na educação interdisciplinar, as matérias conversam entre si e acabam se complementando, existindo assim, uma cooperação e diálogo entre as disciplinas.
Dessa forma, em vez de a escola trabalhar de maneira separada com aulas de matemática, química e de interpretação de texto em outro, a interdisciplinaridade tem o objetivo de colocar tudo no mesmo local.
Vantagens da Educação Multidisciplinar
Agora que já sabemos que a educação multidisciplinar estuda um objeto ou determinado assunto pela visão de diversas disciplinas, temos que entender as vantagens que uma educação multidisciplinar pode proporcionar.
Motivação para os estudos
A educação multidisciplinar desperta nos alunos mais interesse, melhorando a qualidade na aprendizagem. Porque matérias e conceitos que pareciam chatos, podem ter uma abordagem em alguma disciplina que o aluno ache mais interessante.
Ou seja, uma matéria que poderia ser chata e entediante, trabalhada de forma mais leve e natural, passa a ser agradável.
Visão geral
A educação multidisciplinar consegue oferecer para o aluno uma visão geral de um determinado assunto, favorecendo o entendimento e compreensão, vendo que os assuntos têm ligação.
Ou seja, a matéria em que o aluno se destaca, faz com que a matéria que ele não seja tão boa, fique mais fácil de ser compreendida, pois ele terá uma visão geral.
Aumentando assim a compreensão e a fixação da matéria, melhorando o desempenho do aluno.
Despertamento de interesse
Com uma visão mais ampla de cada assunto, o aluno passa a ter um despertamento de interesse. Afinal, os conteúdos acabam sendo mais atrativos.
Quando uma matéria é passada de forma separada, o aluno acaba não entendendo a importância da mesma, quando ela faz parte de um contexto, o estudante percebe essa importância. Assim, conceitos mais chatos podem ser abordados de forma mais leve, deixando o conteúdo bem mais interessante.
Possível desenvolvimento de diversas habilidades
Com a educação multidisciplinar, a possibilidade do desenvolvimento de diversas habilidades é um diferencial. Afinal, o mercado de trabalho busca profissionais que tem como objetivo auxiliar as empresas a solucionar problemas e não tem nada melhor que um profissional que tenha uma visão ampla de um determinado assunto, não é mesmo?
Isso com certeza é um diferencial que a educação multidisciplinar oferece.
Ensino humanizado
A educação multidisciplinar tem como um dos objetivos o ensino humanizado que melhora muito os trabalhos entregues, as relações com os professores, entre os próprios alunos e com a sociedade em geral.
Com as mudanças do mundo tão frequente, é necessário se adaptar e acolher essas mudanças, com o ensino humanizado, é possível resgatar valores como respeito, afetividade e elos emocionais.
Conclusão
Por fim, deu para entender bastante sobre a educação multidisciplinar e seus benefícios para os alunos, para os professores e para o mercado de trabalho, certo?
Profissionais bem preparados é o que precisamos ser. Para isso, você pode contar com a Unicep! Afinal, o futuro não pode esperar.
Quer ler mais conteúdos sobre educação? Clique e veja mais!