Educação inclusiva: o que é e dicas para se aprofundar no tema

Educação inclusiva: o que é? Uma forma de pensar e agir visando alcançar a aceitação universal e criar um sentimento de pertencimento em todos os alunos. Quer saber mais sobre o assunto? Leia este post!

educação inclusiva

A educação inclusiva é uma filosofia e um conjunto de práticas educacionais que permite que cada aluno se sinta valorizado, confiante e seguro para poder alcançar todo o seu potencial. 

Em um ambiente escolar inclusivo, todos os alunos estão na mesma rede escolar, beneficiando-se de um ambiente escolar adaptado e flexível de acordo com suas necessidades e não segregado de acordo com sua deficiência.

Portanto, a educação inclusiva garante que todos recebam uma educação de qualidade. 

Como veremos ao longo deste texto, um sistema educacional que inclua a todos é um passo essencial para uma sociedade mais igualitária. 

Portanto, siga com a leitura e descubra a importância de promover esse sistema de ensino!

O que é educação inclusiva e sua importância

Sobretudo, educação inclusiva é um sistema de valores que visa assegurar que todas as crianças, com necessidades especiais ou não, desenvolvam ao máximo as suas potencialidades. 

Logo, o objetivo dessa proposta é oferecer a aprendizagem necessária para garantir autonomia e autodeterminação de todos os alunos.

Assim, educação inclusiva viabiliza que todos frequentem o ambiente escolar em igualdade de condições, sejam quais forem as suas deficiências, as suas origens migratórias, as suas dificuldades linguísticas, as suas condições socioeconômicas, etc.  

O direito à educação de qualidade para todos foi consagrado em vários tratados de direitos humanos e objetivos internacionais, tais como: 

Além de ser um compromisso internacional, acatar os termos para o desenvolvimento sustentável significa possibilitar a criação de uma sociedade baseada na tolerância, inclusão, equidade e justiça social.

Portanto, a educação inclusiva é importante para que os alunos se tornem mais independentes, desenvolvam melhores habilidades sociais e tenham oportunidades para tornarem-se pessoas ativas na economia e na sociedade como um todo. 

Por se tratar de um conceito chave, é preciso ter clareza sobre sua definição, sobretudo, porque esta proposta de escola tem a suas particularidades e não deve ser confundida com sistemas que visam a integração ou segregação dos indivíduos com necessidades especiais. 

Qual diferença entre inclusão e integração na educação?

Antes de mais nada, a diferença entre os conceitos de integração e inclusão, aplicados à educação é um princípio. 

Dessa forma, na lógica integrativa, as crianças devem se adaptar à escola padrão com a ajuda de dispositivos especializados. 

Por sua vez, segundo a lógica inclusiva, cabe à escola se adaptar para dar a melhor solução possível às necessidades de cada aluno. Ou seja, cada estudante tem, portanto, o seu lugar na escola regular, seja qual for a sua singularidade!

Vale reforçar que a inclusão não resulta apenas de uma integração ampla e profunda. Nesse contexto, a principal diferença entre essas abordagem de ensino decorre do processo, a saber:

A integração funciona de fora para dentro. 

Isto significa que, uma criança está, a priori, fora da escola regular, por isso queremos integrá-la. Consiste, portanto, em inserir todos os alunos num ambiente padronizado. 

A inclusão funciona de dentro para fora. 

Isto significa que a criança está, a priori, dentro da escola regular. Assim, é um dever da instituição se organizar e encontrar os mecanismos para oferecer a educação que melhor atenda às necessidades de todos os alunos. 

Agora, não vamos deixar você ir embora sem orientações para aumentar a sua compreensão de um assunto tão relevante como a educação inclusiva. Por isso, selecionamos alguns livros sobre o tema para indicar. Confira!

Livros sobre educação inclusiva

  • Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer?

Escrito por uma das maiores especialistas em inclusão escolar no Brasil, Maria Teresa Eglér Mantoan, explica o que é esta proposta de ensino, suas vantagens e propõe uma discussão sobre quais são os passos necessários para implantá-la.

  • As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas

Este livro trata das possibilidades de uso de tecnologias nas práticas pedagógicas destinadas a prover ensino de qualidade a todos os alunos, independentemente das diferenças.

  • Educação Inclusiva: contextos sociais

Escrito por Peter Mittler, mundialmente reconhecido como um dos maiores especialistas da área.

Este livro apresenta uma visão abrangente a respeito da importância, urgência e desafios para a implementação de políticas educacionais inclusivas.

  • Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas

Neste livro, especialistas da área da educação abordam como o contexto sociocultural serve de parâmetro para classificar uma pessoa como normal e anormal.

Os textos propõem uma análise sistêmica sobre as formas e condições do aprendizado, ao invés de procurar no aluno a origem de um problema. 

  • O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares

Coletânea que reúne ideias, resultados de pesquisas e relatos de experiências, sobre educação, possibilitando o aprofundamento do debate sobre ações educacionais voltadas à educação escolar de qualidade que possa promover a inclusão.

Conclusão

Por fim, neste artigo vimos como a implementação de uma escola inclusiva é uma transformação, de modo a atender às necessidades educacionais especiais dos alunos. 

Assim, as escolas deixariam de promover a segregação ao oferecer cursos adaptados, para oferecer apoios educativos e reeducativos para permitir que todos os alunos frequentem o mesmo sistema de ensino.

Em suma, educação inclusiva significa educação de qualidade para todos e, por este motivo, é amplamente benéfica. 

Isso porque, ao favorecer e promover a acessibilidade às atividades do ambiente regular para todas as pessoas, com ou sem deficiência, caminhamos rumo a uma sociedade baseada na tolerância, inclusão, equidade e justiça social.

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