Educação física licenciatura e bacharelado: qual é a diferença?

Quer saber qual a diferença entre Educação Física licenciatura e bacharelado? Aqui neste conteúdo, você vai entender mais sobre cada uma das modalidades aplicadas a essa graduação! Saiba mais! 

Educação física licenciatura

Educação Física é uma graduação na área de ciências biológicas cuja essência está em educar, orientar e auxiliar as pessoas nos cuidados com a saúde do corpo. Os profissionais que escolhem seguir essa carreira assumem o compromisso de conduzir os processos de condicionamento e recondicionamento físico – além das práticas esportivas e recreativas.

Assim como outros cursos existentes, a Educação Física possui duas modalidades: licenciatura e bacharelado. Muitas pessoas possuem dificuldades em decidir qual caminho seguir e a resposta para isso está mais relacionada ao perfil e aos objetivos profissionais. 

Isso porque a diferença entre as duas reside nas linhas de atuação e no escopo de trabalho. A licenciatura possibilita dar aulas e explorar o viés profissional no caminho da educação. Já o bacharelado oferece a oportunidade de ingressar na vida acadêmica e fazer um mestrado ou doutorado. 

Várias graduações são focadas exclusivamente na licenciatura ou no bacharelado. No entanto, educação física é uma carreira na qual a pessoa pode escolher para onde ir. Continue lendo para entender profundamente a diferença entre bacharelado x licenciatura e compreender qual a ênfase tem mais sentido para a sua vida profissional. 

O que é o curso de educação física?

O curso de Educação Física é um graduação focada em formar profissionais especializados em promover saúde e nas boas práticas ligadas às atividades físicas, assim como na manutenção integral do corpo. Como mencionado na introdução, ao final do curso, a pessoa estará apta a orientar, qualificar e supervisionar programas de exercícios físicos. 

A grade curricular é composta basicamente por matérias da área de Ciências Biológicas com formações específicas nas dimensões cultural do movimento humano, na técnica instrumental, envolvendo áreas como fisiologia, anatomia e ortopedia. 

Além disso, a graduação aprofunda em temas como a relação do ser humano na sociedade e trabalha disciplinas ligadas à administração, estatística e economia. 

Objetivo do curso

O principal objetivo da carreira é formar profissionais para orientar, promover, ajudar, auxiliar e guiar as pessoas a obterem um estilo de vida saudável. A graduação em educação física capacita os profissionais na prevenção e reabilitação da saúde por meio da prática correta de esportes e exercícios físicos.

Essa função mantém-se nas duas modalidades, tanto na licenciatura quanto no bacharelado. Porém, o foco da licenciatura está na formação de professores para atuarem na educação infantil, ensino fundamental e médio. Já o bacharelado forma profissionais para serem especialistas na prescrição e controle de treinamentos e atividades físicas, envolvendo diversas modalidades desportivas. 

Possibilidade de atuação

Em termos de possibilidades de atuação, a licenciatura possibilita ocupar espaços educacionais no ensino público e privado, além de prestar concursos e participar de editais. Quem detém o bacharelado, está apto a atuar em áreas recreativas nas instituições não escolares, por exemplo, academias, hotéis e clubes.

A licenciatura é uma modalidade de graduação voltada aos profissionais que desejam atuar como professores de ensino fundamental e médio. Ela inclui disciplinas de didática e pedagogia que “ensinam a ensinar”, desenvolvendo competências de comunicação, liderança e organização escolar.

Educação física: curso de licenciatura

Desta forma, a graduação de educação física envolve a instrução e orientação de atividades que cuidam do corpo humano e o coloca em movimento, por meio de esportes, treinamentos, reabilitação e outros exercícios físicos. 

Quem optar seguir por essa graduação, pode escolher entre dois caminhos, licenciatura e o bacharelado. Selecionar o primeiro significa adentrar com mais profundidade em técnicas de ensino e didática para aplicá-las na educação básica e auxiliar no desenvolvimento dos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

A grande diferença entre as duas está no tempo de formação e nos campos de atuação profissional. A licenciatura normalmente é mais longa porque além das matérias tradicionais da grade de educação física, possui uma formação direcionada para o ensino nas escolas públicas e privadas. 

Ao escolher por essa modalidade, a pessoa torna-se habilitada para ser professor tanto do ensino fundamental quanto do médio. Por isso, uma parte da grade curricular é usualmente destinada ao aprofundamento em Pedagogia e Metodologia de Ensino.

Como educação física é uma das disciplinas obrigatórias do ensino básico, quem possui a formação de licenciatura amplia sua atuação para lecionar em escolas privadas e públicas. 

É indicada para quem enxerga a beleza de ensinar as pessoas a incorporar as atividades físicas e o cuidado com o corpo como fundamental para uma vida equilibrada e saudável. 

Educação física: curso de bacharelado 

Já o bacharelado é uma formação mais ampla e o foco está em abranger o mercado de trabalho no geral. A pessoa será preparada para atuar em qualquer ambiente profissional, como academias, clubes esportivos e áreas de lazer.

Assim, ser bacharel em educação física significa ficar na prática desde o início e amplia a oportunidade de exercer funções relacionados a esporte e atividades físicas em locais como academias, clínicas, parques, empresas, dentre outros. 

Outro campo amplamente explorado é ser personal trainer ou atuar nos setores organizacionais e administrativos de instituições ligadas ao esporte. 

Como você pode notar, apesar de possuírem a mesma essência em termos de capacitar, tanto na teoria quanto na prática para as diversas áreas do treinamento desportivo e da atividade física, a licenciatura e o bacharelado são dois campos profissionais distintos. 

Por isso, as disciplinas exigidas para a obtenção dos diplomas são diferentes. Vamos falar mais sobre isso no próximo tópico. 

Educação física: diferença entre licenciatura e bacharelado 

Aqui você já sabe que uma das principais distinções da licenciatura e do bacharelado está na área de atuação e no objetivos profissionais de quem escolhe cada um dos caminhos. Como mencionamos, a licenciatura oferece a possibilidade de exercer a profissão nas escolas, educando e orientando em termos didáticos. 

Enquanto isso, o bacharelado envolve a atuação em outros espaços, como academia e instituições. Apesar dessa diferenciação importante, muitas das disciplinas são similares e existem aqueles que desejam uma formação completa e combinam os dois cursos. 

Quem fez o bacharelado, por exemplo, consegue equivalência em algumas matérias e pode terminar a licenciatura, conquistando uma formação completa e uma dupla graduação. Essa dupla titulação amplifica as oportunidades no mercado de trabalho. 

Vale ressaltar que uma diferença importante está no estágio supervisionado obrigatório na licenciatura para a conclusão do curso, enquanto no bacharelado é necessária uma dissertação no formato Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 

Pronto! No final desse conteúdo, você sabe as principais diferenças entre licenciatura e bacharelado e algumas orientações de quais desses caminhos faz sentido para você como profissional. 

Em linhas gerais, mantenha em mente que a diferença principal está no apreço pelo ensino das técnicas aprendidas durante a graduação. Algumas pessoas possuem o interesse de atuar como tutores e docentes, outras querem apenas exercer as atividades de maneira prática e ocupar outros espaços que não seja a escola. 

Ainda existe a possibilidade de ter a dupla titulação e conquista a licenciatura e o bacharelado. Isso é aconselhado para quem gostaria de ampliar os ramos de atuação e ter mais cartas na manga para quando for escolher os caminhos profissionais. 

Conheça mais sobre o curso de Educação Física da Unicep

O curso de Educação Física da Unicep pretende preparar o futuro profissional de Educação Física por meio de uma formação crítica e consciente que permita ao mesmo aplicar seus conhecimentos de forma segura no seu ambiente de trabalho, qualificando-o a atender às atuais demandas de mercado.

Ficou interessado em Educação Física Licenciatura e Bacharelado? Quer saber mais? Explore a página do curso em nosso site para conhecer mais sobre essa graduação.

Sentiu que Educação Física não é para você? Não esquenta, aqui no nosso blog você encontra valiosos conteúdos para te ajudar na fase pré-vestibular e na vida universitária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *