Documentos para entrar na faculdade: quais são os necessários e mais informações

Saiba quais são os documentos necessários para entrar na faculdade, independentemente da instituição.

Documentos para entrar na faculdade

Se você entrou nesse post buscando uma resposta certa para quais os documentos são fundamentais para entrar na faculdade, saiba que não poderemos oferecer de bate pronto uma resposta que contemple todas as instituições, universidades e programas de acesso ao ensino superior. 

Isso porque, felizmente, existem diversas maneiras dos jovens brasileiros entrarem nas universidades, desenvolverem uma carreira sólida e construírem seus caminhos profissionais. Aqui mesmo na Unicep, os estudantes possuem diversas opções de ingressar nas graduações, de acordo com alguns critérios. 

No entanto, aqui contamos mais sobre as formas de entrar em uma faculdade no Brasil e quais são os principais documentos requeridos nelas. Você vai encontrar alguns direcionamentos importantes nesse sentido. Porém, vale ressaltar mais uma vez, fundamental checar com os órgão regulatórios e com as instituições. 

Vamos lá? 

Como entrar na faculdade?

Entrar em uma graduação é o sonho e desejo de muitos jovens e é um período fundamental para a construção de diversas habilidades, trilhar alguns caminhos e ainda os primeiros passos de alcançar a carreira escolhida. Por isso, muitas pessoas dedicam-se e passam anos estudando para o vestibular. 

Seja com cursinhos preparatórios ou métodos de estudo em casa, o objetivo é um só: pontuar bem no ENEM, alcançar a nota de corte, entrar na faculdade desejada, desempenhar bem na prova. 

Neste processo, algumas pessoas podem ficar confusas com quais documentos são necessários para entrar na faculdade. Para contextualizar melhor, pontuamos que as instituições de ensino oferecem dois tipos de matrícula: a presencial e a virtual. 

Estamos em uma fase de transição tecnológica e a maioria das instituições já possui alternativas de envio virtual. Existem aqueles que podem entregar os documentos presencialmente e dependendo do centro educacional é necessário um agendamento. Neste caso, é indicado ficar de olho no site da instituição de ensino e verificar as datas disponíveis.

Em síntese, existem diversas formas de entrar na faculdade. Pode ser através do vestibular tradicional, matrícula direta, por meio de bolsas de estudos ou programas governamentais como o Prouni e o Sisu. Vamos conversar mais sobre cada uma das modalidades adiante: 

Sisu, com a nota do Enem

O verdadeiro nome do Sisu é Sistema de Seleção Unificada. É, na realidade, um programa social do Ministério da Educação (MEC) para viabilizar às universidades públicas a pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. Para ingressar na universidade por meio do SISU, o estudante precisa tirar mais de 450 pontos na média. 

Prouni 

O Programa Universidade para Todos (Prouni) também é um programa do Ministério da Educação (MEC) para ampliar o acesso ao ensino superior. A diferença é que aqui, as bolsas de estudo integrais ou parciais são em instituições particulares. 

Aqui, a via de ingresso é a comprovação de renda familiar mensal bruta, o que também diferencia qual a modalidade de bolsa que a pessoa pode receber. Se a comprovação for de 1.5 salário mínimo, o estudante tem direito a uma bolsa integral. Caso seja três salários mínimos, a bolsa é parcial. 

Bolsa de estudos

Muitas universidades oferecem bolsas de estudos para os estudantes como uma maneira de democratizar o acesso ao ensino superior. Cada instituição possui uma política interna e para mais informações é importante acessar o site da instituição de ensino ou entrar em contato com as secretarias.

Aqui na Unicep, existem algumas modalidades de bolsas como a monitoria, a atleta e a segunda graduação. Confira aqui nesse link quais são as opções. 

Matrícula por vestibular

Ainda existe o caminho do vestibular tradicional na própria faculdade, ou seja, fazer a inscrição oferecida pelos caminhos habituais e passar na prova. Dessa maneira, você precisa separar os documentos para realizar a matrícula e, mais uma vez, isso é particular de cada uma das universidades. Usualmente, essas informações são divulgadas nos portais de informação ao aluno. 

Matrícula direta em universidade privada

Algumas universidades dispõem da possibilidade de você simplesmente matricular-se sem passar necessariamente por uma prova ou um vestibular. A ideia é apenas cumprir os pré-requisitos básicos e comprovar que consegue realizar os pagamentos. Neste caso, a orientação é verificar com a instituição em questão e analisar quais são os caminhos possíveis de ingresso. 

Documentos para entrar na faculdade: Sisu 

A matrícula dos aprovados pelo Sisu é realizada em cada uma das instituição de ensino. Contudo, é essencial ressaltar que os alunos inscritos precisam estar atentos ao site da universidade para logo após de verificar a aprovação, possam entrar em contato com a secretária da universidade e verificar a lista de documentos. 

Normalmente, a listagem são documentos com foto, certidão de nascimento ou casamento; certificado de conclusão do Ensino Médio e Histórico Escolar; título de eleitor (quando maior de 18 anos), comprovante de reservista do Exército e CPF. 

Documentos para entrar na faculdade: Prouni

Ao consultar o site do Prouni na internet e verificar a aprovação, é importante ficar de olho nos períodos para os alunos efetuarem a matrícula. Usualmente, são divulgados no mesmo canal. Para efetuar, é importante ir até o campus da faculdade e apresentar os documentos necessários para obter a bolsa.

Normalmente, Registro Geral, Comprovante de residência, comprovante de renda, comprovante do ensino médio, histórico escolar, comprovantes e/ou certidão de nascimento, comprovante de professores de educação básica. 

Documentos para entrar na faculdade: bolsa de estudos

Mais uma vez, é de suma importância verificar nas instituições de ensino quais são os documentos para as matrículas. Além dos clássicos como documento original com foto; certificado de conclusão do Ensino Médio e histórico escolar, etc, no caso das bolsas de estudo ainda são, em muitos casos, comprovantes mais específicos como o de renda familiar bruta. 

*

Aqui neste conteúdo, você encontrou algumas informações sobre como entrar nas universidades brasileiras, sejam programas governamentais de apoio ou ainda políticas internas de cada uma das instituições. 

Ainda falamos sobre quais os principais documentos requeridos nelas. Para finalizar, vamos frisar sobre como a lista de documentos para entrar na faculdade possuem alguns documentos semelhantes, como de identificação, como também possuem alguns específicos, dependendo do sistema de acesso. 

Por isso, para terminar esse texto, lembre-se que é fundamental checar com os órgão regulatórios e com as instituições sobre quais são os documentos corretos para matricular-se. Ainda quais as maneiras de envio, se é necessário agendamento ou algo semelhante. 

E lembre-se: cheque sempre duas vezes! 

Gostou dessas dicas? Aqui no blog da Unicep você encontra dicas de como entrar na faculdade e como ir bem nessa nova fase, por exemplo, como os podcasts podem te ajudar. Explore!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *