Dificuldade de aprender: como fazer para superá-la?

Dificuldade de aprender: como fazer para superá-la?

Você sabe como superar a sua dificuldade de aprender? Aqui neste post, vamos conversar sobre esse assunto. Leia agora!

Pode ter acontecido com você. Pode ser que não. Mas tem aqueles dias, onde o conteúdo que o professor passou não entra na cabeça. Todo mundo tem matérias que considera mais fáceis ou mais difíceis. Tem aquelas que você desenrola facilmente, sem nem prestar atenção.

No entanto, tem aquelas que são bem difíceis de aprender, até as que abrangem temas bem básicos. Se esse é seu caso, não desanime. É absolutamente normal ter algumas travas em relação a determinados assuntos.

Pode ter diversas causas, desde a metodologia adotada para o ensino, personalidade do aluno, problemas de concentração ou quadros neuropsicológicos. Por isso, é importante fazer essa reflexão.

Se, por acaso, você tem dificuldades de aprender, esse post vai te ajudar. Fique conosco até o final e saiba como superar esses entraves.

Será que você realmente tem dificuldade de aprender?

Para vencer definitivamente a dificuldade de aprender, é necessário um exercício de autoconhecimento, encontrar a melhor forma de estudar, ou se for necessário, buscar ajuda profissional para detectar possíveis distúrbios que estejam travando o aprendizado.

As causas da dificuldade de aprender variam. Por isso, é fundamental que haja uma autorreflexão, principalmente, para definir o que quais as possíveis causas para essa situação de defasagem de aprendizado.

Algumas vezes, as dificuldades de concentração e alguns bloqueios na aprendizagem podem originar-se em distúrbios neurológicos carregados desde a infância como:

  • Dislexia;
  • Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade;
  • Depressão;
  • Dificuldades de visão ou audição.

No entanto, pode ser que a solução esteja em descobrir seu estilo de aprendizagem. Vamos falar mais sobre isso.

Autoconhecimento: Descubra seu estilo de aprendizagem

Como falamos anteriormente, cada pessoa tem um perfil de aprendizagem dominante que a acompanhará em todas as fases da vida, inclusive determinando seu estilo profissional.

Algumas vezes, uma matéria na faculdade pode ficar bem difícil, porque a maneira como estamos estudando não está dentro do nosso perfil de aprendizagem básico.

Por isso é importante ter autoconhecimento e descobrir mais sobre novas formas de aprender. Você gosta de escutar podcasts? Ou prefere aulas práticas? Ou ainda é uma pessoa visual, que prefere anotar as informações, criar esquemas e registrar os conteúdos de forma organizada?

Mantenha uma disciplina

Uma das principais formas de superar a dificuldade de aprender é construindo uma rotina de estudos. Com disciplina e planejamento diário fica mais fácil
reter uma grande quantidade de conteúdos.

Para isso, a dica é dividir seu tempo e fazer uma gestão útil. Dê preferência para as matérias que você tenha mais dificuldade. Outra orientação é utilizar ferramentas que possam destravar sua aprendizagem e testar novos formatos de conteúdo.

Procure ajuda profissional

Alguns alunos podem questionar se fizeram a escolha correta da carreira. Essa dúvida, pode acarretar nas dificuldades em aprender. Por isso, uma ótima saída é mapear tanto o que prejudica quanto o que motiva os estudos.

Assim, é sempre importante buscar orientação profissional para entender melhor sobre seus entraves e dificuldades. Pode ser médico, psicólogo ou até mesmo um orientador profissional. Isso pode ajudar a descobrir qual o diagnóstico correto para a defasagem.

Elimine a procrastinação

Outra maneira de encontrar ajuda profissional é eliminar a procrastinação, considerado um dos principais males para quem deseja superar a dificuldade de aprender.

Empurrar com a barriga o problema é uma maneira de perder-se. Por isso, encare seus maiores medos, elabore estratégias e otimize seu tempo de estudo. Evite estudar às vésperas das provas, criando uma situação de estresse emocional, a qual vai bloquear cada vez mais o seu aprendizado.

Lembre-se que a dificuldade de aprendizagem pode ter diversas origens e acarretar atrasos. Analise seu comportamento dentro da sala de aula, organize-se estrategicamente, observe a questão mais profundamente…

Perceba se você apresenta algum sintoma físico ou mental que esteja prejudicando seu desempenho. Não tenha vergonha de procurar ajuda profissional para fazer isso. Resolver suas dificuldades de aprendizagem agora vai ajudar no seu desenvolvimento no futuro.

Gostou dessas dicas? Aqui no blog da Unicep você encontra dicas de como entrar na faculdade e como ir bem nessa nova fase, por exemplo, como os podcasts podem te ajudar. Explore!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *