Separamos 6 dicas para estudar à noite e desempenhar bem!

Você gosta de estudar à noite ou é o único horário no qual consegue estudar? Confira nossas dicas  para aproveitar ao máximo esse momento!

Quem trabalha ou faz faculdade o dia todo, precisa driblar o cansaço para se concentrar nos estudos no período da noite. Enquanto algumas pessoas se consideram noturnas e dizem render melhor nas últimas horas do dia, vencer as pálpebras pesadas de sono pode ser um grande desafio.

Infelizmente, a maioria de nós não pode escolher em qual horário realizar seus compromissos e obrigações, então precisamos encontrar formas de fazer o melhor com o tempo livre que temos disponível.

Mas tenho uma boa notícia para você: existem estratégias que podem te ajudar a se organizar e cumprir todas as suas tarefas sem comprometer sua saúde ou desempenho nos estudos!

Para te ajudar, preparamos este texto com 6 dicas valiosas para você estudar a noite. Confira!

Confira 6 dicas para estudar à noite!

O principal segredo para se dar bem nos estudos a noite é criar uma rotina saudável, produtiva e funcional para você. Vamos às nossas dicas para enfrentar o cansaço e aproveitar ao máximo seus estudos a noite? Acompanhe!

1 – Não exagere no café ou bebidas energéticas

Tomar um cafezinho pode até ser uma solução imediata para espantar o sono, porém, usar esse recurso deve ser a exceção e não a regra na sua rotina de estudos.

O excesso de bebidas que contém muita cafeína e açúcar no período da noite, pode afetar o seu sono, comprometendo não apenas a memorização das informações estudadas, mas, também, sua saúde e rendimento a longo prazo.

2 – Tire um cochilo no almoço ou à tarde. Apenas um cochilo!

Você sabia que é cientificamente comprovado que um breve cochilo após o almoço pode proporcionar benefícios à saúde cardiovascular, reduzir o estresse e o cansaço? Cochilar durante o dia pode te ajudar a ficar mais disposto a noite e assim você terá melhores resultados ao estudar nesse período.

Mas atenção! O recomendado é não ultrapassar o limite de 40 minutos, para evitar entrar em um estágio mais profundo de sono e sair dessa soneca com uma preguiça maior ainda. Não se esqueça de programar o alarme!

3 – Faça um planejamento

Como dissemos, para ser produtivo a noite é necessário estabelecer uma rotina que funcione para você. Cada pessoa é única e tem necessidades diferentes a serem supridas. Planeje seus horários de estudo, estabeleça metas e respeite seus limites para aproveitar esse tempo com qualidade.

Para não se frustrar e ficar desmotivado, avalie qual a sua real disponibilidade para estudar e determine suas prioridades para evitar se sobrecarregar. Afinal, isso é essencial para não prejudicar seu aprendizado e, principalmente, sua qualidade de vida.

4 – Respeite os sinais do seu corpo

Além de preservar sua saúde, dormir entre 6 e 8 horas por dia é fundamental para você converter as informações em conhecimento de longo prazo. Às vezes parece que a única solução para encaixar todos os nossos compromissos em 24 horas é virar a madrugada estudando ou trabalhando.

Acredite, virar uma coruja pode comprometer seu rendimento pelo resto da semana. Se o sono apertar, lembre-se da nossa dica do cochilo. Você não estará perdendo tempo, mas sim otimizando as demais horas de estudo que poderiam ser completamente perdidas na sua insistência em permanecer acordado.

5 – Programe pausas regulares

O ideal é que você faça sessões de estudo mais curtas, com pausas entre elas. Essa estratégia te ajudará a preservar o ritmo dos estudos e aumentará sua produtividade. Levante-se da cadeira, se alongue, vá até à cozinha beber uma água ou fazer um lanche. Isso oxigenará seu cérebro te deixando mais alerta.

Você pode utilizar o famoso “método Pomodoro”, que consiste em estudar por 25 minutos e fazer uma pausa de 5 minutos, e assim sucessivamente até completar 2 horas de estudo. Você pode adaptar a duração como for mais conveniente para você!

6 – Não estude deitado!

Se você estuda deitado na cama ou sofá, está na hora de rever esse hábito. Além de prejudicar a sua postura, provocando dores no pescoço e nas costas, seu rendimento pode diminuir muito e logo você cederá ao sono e à preguiça.

Ao invés disso, organize um espaço para estudar, com uma escrivaninha, uma cadeira confortável e boa iluminação. De preferência em um local longe da televisão e outras distrações. Você permanecerá alerta por mais tempo e seu desempenho será muito melhor.

*

Estudar a noite não precisa ser um sofrimento, e se você se organizar pode ser extremamente produtivo! Ao chegar em casa do trabalho ou faculdade, tome um banho frio e direcione a sua atenção para o momento presente, consulte seu planejamento e mãos na massa! Não desista, estamos torcendo por você!

Você gostou das nossas dicas para estudar à noite? Que tal aplicá-las na sua próxima sessão de estudos? Aqui no blog da Unicep você encontra dicas de como melhorar seu desempenho acadêmico dentre outros temas atuais. Explore nosso conteúdo!