Dicas de estudos na quarentena: mantenha o foco

Dicas de estudos na quarentena: mantenha o foco

A pandemia tirou todos da zona de conforto e nos colocou em uma nova rotina. Confira aqui algumas dicas de estudos na quarentena para manter o foco nesse cenário atípico.

Nem nas previsões mais improváveis, uma pandemia impediria que todos saíssem de casa, tivessem aulas presenciais e precisassem mudar totalmente a rotina. Pois é, mais uma prova de que a vida é imprevisível e de que o ser humano possui adaptabilidade para mudanças.

Esse novo cenário pandêmico criou uma nova realidade e, agora, é necessário resiliência e foco para encará-la. Até porque a Covid-19 mudou todos os planos, mas, não parou o tempo. Uma hora vai passar e quem aproveitou esse momento em casa para estudar, vai sair na frente.

Sabemos que nem sempre é fácil manter o foco com tanta coisa acontecendo. Por isso, separamos aqui nesse conteúdo algumas dicas de estudos para aumentar a concentração na quarentena, manter a rotina e a matéria em dia. Vamos lá?

Dicas para manter o foco na quarentena

1) Pense positivamente

A primeira coisa que precisa ser feita é aceitar o momento e encarar de frente. Pense positivo, veja como uma oportunidade de isolar-se e dar o seu melhor nos estudos. Isso chama-se resiliência e é uma habilidade que vai te ajudar para o resto da vida. Mentalize constantemente de que essa situação é passageira.

2) Evite redes sociais

Mesmo no mundo anterior a pandemia, as redes sociais eram consideradas ‘tomadoras de tempo’, um fator de distração e perda de rendimento. Isso não mudou agora, pelo contrário, agravou-se porque a superexposição de informações sobre a pandemia pode gerar ansiedade.

3) Interaja

Isso não quer dizer que você precise se isolar e não conversar com ninguém. Pelo contrário, manter contato com quem te faz bem é uma das técnicas para manter a saúde mental na quarentena. A ideia é organizar horários específicos para isso, o que resulta no próximo item.

4) Crie uma rotina

Mesmo ficando em casa, crie uma rotina. Acorde no mesmo horário, arrume-se e troque de roupa como se fosse sair. Separe um momento para estudar, trabalhar, conversar, comer e fazer as atividades físicas. E claro, o lazer. Isso vai manter o seu dia a dia mais saudável e produtivo.

5) Separe um lugar

Se for possível, tenha um local fixo para trabalhar e estudar. Mantenha limpo e organizado e os materiais necessários sempre em mãos. Se for silencioso e longe das atividades centrais da casa, como a cozinha e a sala, melhor ainda. Caso você more com a sua família, reforce a importância desse espaço.

Com essas cinco dicas, você vai aumentar o seu foco nos estudos. Mesmo que você siga à risca, terão dias que a motivação não vem. A cabeça estará longe e a concentração será pequena. Mas não desanime, sempre existe um próximo dia para você dar o melhor de si. Nada como um dia após o outro.

Para finalizar, não deixe os exercícios físicos de lado. São válvulas de escape para o corpo e mente, ajudando na concentração e foco. Existem diversos aplicativos disponíveis para exercícios em casa, dê uma olhada. Uma boa alternativa é comprar uma corda. Insista, vai te fazer bem.

Gostou dessas dicas? Aqui no blog da Unicep você encontra dicas de como sair-se melhor nos estudos dentre outros temas atuais. Explore nosso conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *