Descubra quais são os tipos de trabalhos acadêmicos

No ensino superior você precisará elaborar diferentes tipos de trabalhos acadêmicos. Neste post, você descobrirá quais são os principais!

Ingressar no ensino superior ou em um programa de pós-graduação é empolgante e desafiador, não é mesmo? É o início de uma fase repleta de aprendizados, amadurecimento e, claro, alguns perrengues!

A partir desse momento é esperado que você desenvolva seu senso crítico e ganhe autonomia para desenvolver suas atividades acadêmicas. Na faculdade, existem diversos tipos de trabalhos, bem mais complexos e elaborados dos que você realizou no ensino médio.

Diante de tanta novidade, você pode se sentir um pouco confuso no início, mas logo você se ajustará ao ritmo das aulas e a sua nova rotina de estudos. Este texto foi escrito para ajudar nessa fase! Confira aqui os principais tipos de trabalhos acadêmicos e suas características.

Você sabe quais são os tipos de trabalhos acadêmicos?

São chamados trabalhos acadêmicos aqueles que você desenvolverá durante sua graduação e/ou pós-graduação. Cada um destes trabalhos tem características, propósitos e estruturas específicas, e devem seguir algumas regras estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

É fundamental que você conheça as especificidades de cada um dos trabalhos acadêmicos, para que sua produção seja adequada a proposta que seus professores ou orientadores propuserem.

Veja a seguir algumas das principais categorias de trabalhos acadêmicos:

Relatório

Trata-se de um documento técnico e/ou científico, cujo formato é objetivo e descritivo, geralmente solicitado quando você participa de projetos de pesquisas, realiza um estágio ou atividades extracurriculares obrigatórias.

Em geral, são dedicados a apresentar o andamento de projetos, comprovar realização de estágio obrigatório e justificar a continuidade de financiamento de projetos e bolsas.

Resenha

Trabalho academico resenha

A proposta da resenha é ser um documento que sintetize o conteúdo de uma obra. No entanto, possui características diferentes do simples resumo, já que será necessário aprofundar a análise, explorar os conceitos apresentados pelo autor e se posicionar criticamente sobre o assunto em pauta.

Trabalho de campo

O trabalho de campo é caracterizado pela coleta de dados a partir de pesquisas investigativas, observação de fatos e fenômenos utilizando metodologias científicas específicas à natureza do objeto de estudo. Esse tipo de trabalho pode ser proposto para estudantes de todas as áreas.

Trabalho experimental

O tipo mais comum de trabalho acadêmico. Se caracteriza pela pesquisa experimental e manipulação de dados relacionados ao objeto de estudo, com a finalidade de testar hipóteses. São exemplos desta categoria de trabalho artigos científicos, TCCs e monografias.

Iniciação científica

Durante a graduação você terá a oportunidade de participar de programas de Iniciação Científica, que, como o próprio nome já indica, tem o objetivo de apresentar aos alunos métodos e técnicas de pesquisa.

Caso você escolha fazer um IC, terá o apoio de um professor-orientador e poderá solicitar uma bolsa para auxílio financeiro. As atividades envolvem a elaboração e execução do projeto de pesquisa, visando compreender fenômenos, teorias e conjunturas. Em conclusão, deve-se apresentar um relatório final.

TCC ou monografia

Modelos de trabalho acadêmico

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um tipo de trabalho acadêmico muito popular e versátil. Por exemplo, um estudante de Marketing pode apresentar como TCC um estudo de caso, enquanto o TCC de um estudante de

Arquitetura pode apresentar um projeto arquitetônico elaborado por ele.

A monografia é o tipo de trabalho acadêmico mais comum para a conclusão de cursos de graduação e especializações. Você não precisará, necessariamente, apresentar um projeto de pesquisa original ou resultados empíricos.

Em geral, os trabalhos de conclusão de curso são apresentados oralmente para uma banca examinadora, que determinará se o trabalho foi ou não aprovado.

*

Pronto! Agora você sabe quais são os principais tipos de trabalhos acadêmicos. Independente do trabalho ser o método de avaliação semestral ou se ele se destina a conclusão de um curso, você precisa saber exatamente qual o formato adequado àquela produção.

Uma dica: não deixe para a última hora! Planeje-se para fazer o melhor trabalho possível, dedique-se a pesquisar diferentes fontes bibliográficas e não se esqueça de verificar com a instituição de ensino ou professor quais são os requisitos para aprovação!

E então, já se sente mais preparado para encarar os desafios do ensino superior e arrasar nos seus trabalhos? Aqui no blog da Unicep você encontra mais dicas sobre a graduação e pós-graduação para você tirar de letra essa fase. Explore!