Descubra onde um educador físico pode trabalhar!

Existem muitas opções para quem decide ser um educador físico. Aqui neste post, você encontra algumas.

Se você gosta de esportes ou de atividades físicas e, além disso, vai bem nas aulas de Biologia do colégio, a carreira de licenciatura ou bacharel em Educação Física pode surgir como uma opção viável na sua cabeça. Aqui nesse conteúdo, vamos conversar porque vale a pena seguir por essa área.

A faculdade em si, é bem interessante e a profissão de educador físico possui um elevado valor social. Além disso, a Educação Física abre diversas possibilidades de atuação, desde realmente dar aulas até atuar com pesquisas e inovações no esporte.

Você vai conhecer a seguir quais são as possibilidades para o profissional de Educação Física e sobre a sua importância para a sociedade. A ideia é que no final, você entenda mais detalhes sobre a profissão e fique mais claro se vale a pena ou não seguir por esse caminho. Vamos lá?

Porque o mundo precisa de um educador físico?

Já foi dito à exaustão que praticar atividades físicas é importante para o corpo e a mente. No entanto, sabe-se que exercitar-se sem o acompanhamento de um profissional de Educação Física pode resultar em lesões, as quais muitas vezes impedem a pessoa de praticar esportes.

Por isso que os educadores físicos são indispensáveis no início de qualquer prática física e na consolidação de uma rotina de exercícios. São profissionais capacitados para indicar quais exercícios devem ser feitos, assim como qual a frequência e quais são os cuidados necessários para a pessoa não se machucar.

Convenhamos, do que adianta começar um esporte e ter que parar um mês depois porque se machucou ou forçou uma lesão? O acompanhamento de um educador físico em todas as etapas é importante para estabelecer uma rotina de longo prazo e consolidar o esporte como fundamental para toda a vida.

Onde pode trabalhar um educador físico?

Engana-se quem pensa que o campo de atuação de um educador físico é a escola. Desde spas, centros esportivos, academias, equipes esportivas, todos os ambientes onde seja possível praticar atividades físicas precisam ter um educador.

Para abrir a sua cabeça em relação a esse assunto, separamos cinco áreas que quem tem o diploma de ensino superior em Educação Física — licenciatura e/ou bacharelado.

Condicionamento físico

Praticar um esporte com seriedade requer condicionamento físico, algo difícil de alcançar. As pessoas enxergam as atividades físicas como uma válvula de escape, tanto no alívio do estresse quanto na rotina de trabalho e para isso, precisam de esportes de alta intensidade.

Entrar em uma atividade de impacto e desempenho elevada requer o acompanhamento de perto de um educador físico. Isso abre um leque de possibilidades para os profissionais que podem atuar desde academias e centros esportivos.

Turismo e lazer

Outra forma de atuação é com turismo e lazer. O setor recreativo também é uma boa opção para educadores físicos e um mercado fervilhante encontrado em diversos ambientes, como hotéis, cruzeiros e clubes.

Esses locais na maioria das vezes oferecem aos clientes maneiras divertidas para exercitarem, através de coreografias, dinâmicas e gincanas. Dentre as atividades para a profissão nesse ramo estão estudar o público e planejar o que será realizado.

Saúde

O educador físico zela pela saúde de uma pessoa. Além de atuar na prevenção das lesões, uma das funções é descobrir novas soluções para a sociedade e tratamentos específicos como consequência tanto das atividades físicas quanto dos problemas de saúde da população.

Outra forma de atuação é a reabilitação. Ao lado de outros profissionais multidisciplinares, como enfermeiros, médicos e fisioterapeutas, o educador físico possui um papel importante em processos recuperativos de restauração da saúde integral de pessoas lesionadas e acidentadas.

Empreendedorismo

Esse é um dos ramos recentes para um educador físico: empreender na sua área! Hoje em dia, ampliaram as possibilidades das pessoas abrirem suas próprias academias, atuarem como personal trainers, melhorarem o condicionamento físico, dentre outras funções.

Além de ter uma rotina flexível, essa possibilidade permite escalar financeiramente, sem abrir mão da qualidade de vida.

Ensino

O ramo de atuação mais conhecido pelos licenciados em Educação Física, o ensino é uma atividade muito nobre e gratificante. Essa área nunca está plenamente saturada, vale lembrar que sempre existirão pessoas querendo aprender assim como haverá criação de escolas e novos postos de trabalho.

Apresentamos aqui cinco áreas onde é possível atuar como educador físico. Você está diante de um grande leque de oportunidades e uma notícia ainda melhor é que você consegue estudar essa carreira na Unicep, uma universidade bem conceituada na área, com infraestrutura adequada e corpo docente de qualidade. Ainda existem opções em EaD! Comece agora mesmo a organizar-se para o ensino superior!

O que achou dessas orientações? Aqui, no blog da Unicep, você encontra dicas e informações para aumentar sua empregabilidade, reconhecimento e outras dicas. Explore!