Descubra o que é carreira em Y e quais são suas principais vantagens!

Descubra o que é carreira em Y e quais são suas principais vantagens!

Aqui neste post, vamos mostrar mais sobre como funciona a carreira em Y, como conseguir estruturar-se e organizar a sua trajetória profissional em busca do sucesso

Poucas pessoas ouviram falar da carreira em Y. Não é à toa, nos modelos antigos de liderança, existia apenas uma linha reta para chegar até o topo. Agora, esse antigo modelo, da ascensão linear, foi modificado.

Surgiram diversas formas de construir a sua carreira, como o formato em T ou W, onde existe a opção do profissional escolher qual o seu caminho e seguir focado na gestão do conhecimento.

Aqui, vamos falar especificamente no advento da carreira em Y. Em resumo, é um modelo que permite escolher entre a especialização ou a liderança em uma determinada área.

Assim, a pessoa pode optar por desenvolver as habilidades técnicas, especializar-se em um determinado tema ou desenvolver conhecimentos ligados à gestão. Nesse modelo, tanto a empresa quanto o colaborador se beneficiam e ambos saem dessa mais satisfeitos.

Gostou de saber? Aqui neste post, vamos mostrar mais sobre como funciona a carreira em Y e quais as melhores maneiras de organizar a sua trajetória profissional em busca do sucesso.

O que é carreira em Y?

Literalmente, pense na letra Y e nesse momento onde os caminhos dividem-se entre gestão e especialista. Esse é o conceito. A carreira em Y é uma possibilidade de pessoas com perfil técnico tornarem-se especialistas e serem tão bem remuneradas quanto os cargos de gestão.

Ou seja, se você quiser buscar soluções no desenvolvimento de projetos, produtos ou pesquisas poderá aperfeiçoar os seus conhecimentos nessa direção. O mesmo acontece para quem gostaria de desenvolver habilidades organizacionais e tornar-se um gestor.

Vamos para um modelo ilustrativo de carreira em Y no marketing.

Uma pessoa trabalha como analista de marketing digital. Na carreira em Y, pode optar, por exemplo, para seguir no caminho da gestão, como coordenador, supervisor ou gerente de marketing digital, e quem sabe, chegar ao cargo de Chief Marketing Officer (CMO).

Por outro lado, escolher o caminho de ser um especialista em determinado assunto, como mídias sociais, campanhas pagas ou produção de conteúdo. Dependendo das competências e dos objetivos dessa pessoa, ela poderá planejar sua carreira considerando essas duas direções.

Vantagens da carreira em Y

O plano de carreira em Y incentiva o profissional a alcançar altos índices de produtividade e sentir-se mais estimulado em posições mais compatíveis com seus conhecimentos ou suas aptidões.

Além disso, a carreira em Y permite o crescimento de diversos perfis de pessoas, desde as mais introvertidas, com um alto nível de capacitação até mais focadas em pesquisa e inovação. Para as empresas, direcionar as pessoas para cargos que elas têm mais habilidades é uma das principais vantagens.

Outros benefícios da carreira em Y são:

Aumento da produtividade

O profissional produz com mais facilidade diante da oportunidade de exercer as funções nas quais têm mais habilidade. Assim, os colaboradores pensam em novas estratégias e soluções para resolver o problema e isso aumenta a motivação e disposição para o desenvolvimento de inovações.

Desenvolve competências

Esse formato de carreira valoriza os especialistas, e por isso, incentiva o desenvolvimento de habilidades e competências para que a pessoa seja um dos melhores na sua área. Isso garante o engajamento em cursos, formações, treinamentos ou programas de capacitação.

Como identificar perfis ideais para cada área

As pessoas são diferentes e nem todas, embora altamente competentes, possuem aptidão para funções gerenciais. Dessa forma, é importante identificar se a pessoa tem perfil mais alinhado à gestão ou se é se está mais próximo de ser especialista em um determinado assunto.

Para conhecer melhor cada um dos perfis, uma dica é observar se existe:

  • habilidade em relações interpessoais;
  • comunicação eficiente;
  • estratégias de trabalho em equipe;
  • organização para o direcionamento do trabalho.

Já para as altas posições dentre os cargos técnicos são ocupadas por pessoas que são excelentes no que fazem. Para alcançar esse nível, é necessário associar conhecimento, expertise e possuir o perfil necessário. Outras características das pessoas em funções gerenciais ou especializadas são autonomia, capacidade de solucionar problemas e flexibilidade.

Para finalizar, vale a pena ressaltar que qualquer área na carreira em Y significa um direcionamento de carreira e não uma restrição. Profissionais completos possuem habilidades tanto gerenciais quanto técnicas. A grande diferença nesse formato é o poder de escolha de onde seguir.

O que achou dessas orientações? Aqui, no blog da Unicep, você encontra dicas e informações para aumentar sua empregabilidade, reconhecimento e avançar na sua trajetória profissional. Explore!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *