Descubra como manter o seu caderno organizado!

Descubra como manter o seu caderno organizado!

Um caderno organizado aumenta a produtividade, diminui o tempo de estudo e ainda ajuda a memorizar melhor o conteúdo. Saiba mais sobre como manter o caderno organizado!

Como manter o meu caderno organizado? Mesmo com o apoio dos recursos tecnológicos, como os calendários e as anotações online, ainda existem os que resistem (e insistem) em ter as informações das matérias organizadas em um caderno físico.

Isso não vai mudar por um bom tempo. Afinal, um caderno organizado nas suas mãos é um excelente aliado para produzir resumos, registrar compromissos e ainda uma peça-chave no aumento da produtividade e absorção da matéria.

Por todas essas razões que estamos aqui. Neste post, vamos ensinar como e porque você deve manter o seu caderno de estudos organizado, para assim, desfrutar dos benefícios e otimizar seu tempo! Fique conosco até o final!

Por que manter o caderno organizado?

Quando você entra em uma sala limpa e bem organizada, não tem uma sensação de bem-estar? Acontece o mesmo efeito com um caderno com anotações dispostas corretamente, sem rasuras, ordenadas e informações encontradas.

Além de criar um efeito visual atrativo, essa é uma das maneiras de aumentar a sua motivação para revisar os pontos principais da matéria. Um caderno organizado contribui para a otimização de tempo ao conseguir encontrar conceitos, fórmulas e dados desejados rapidamente.

Outro ponto interessante é acrescentar agilidade no aprendizado. Experimente utilizar frases bem-distribuídas e legíveis para potencializar a interpretação dos textos e a absorção de outros conteúdos.

Um caderno organizado é tudo de bom! Ainda pode ser guardado como recordação da sua fase escolar para ser consultado através dos anos ou dado para alguém de presente!

Como manter o caderno de estudos organizado?

Bom, vamos às vias de fato. Os motivos listados acima são ótimos para manter seus cadernos organizados com carinho. No entanto, como fazer para que suas anotações tenham uma aparência atrativa e, ao mesmo tempo, funcional?

Separamos algumas dicas para você conseguir construir as anotações com facilidade, de maneira simples e rápida. Dá uma olhada:

Utilize marcadores de página

Sabem aquelas pequenas etiquetas adesivas, tipo post-its? São ótimas para separar as matérias e a delimitar o espaço destinado em um livro, agenda ou ainda um fichário.

É uma boa estratégia para encontrar determinados conteúdos quando o caderno está fechado. Para separar certinho o número de páginas, é de suma importância definir a quantidade de disciplinas trabalhadas para depois, dividi-las.

Separe por cores

Não era à toa que canetas coloridas sempre fizeram um sucesso danado, afinal, são excelentes aliadas nos estudos. Você pode utilizá-las para ajudar na construção dos seus resumos, principalmente, na hora de definir um padrão, como:

  • títulos em vermelho;
  • explicações em azul;
  • percepções/opiniões em preto;
  • dicas em verde ou ainda em outra cor mais chamativa.

Ainda pode escrever trechos com tons diferentes na mesma página para encontrar cada uma das informações com mais facilidade. Fora isso, uma boa dica é investir em elementos gráficos, tema do próximo item.

Invista nos símbolos

Como mencionado, alguns elementos gráficos como asteriscos, bolinhas preenchidas e estrelas, são recursos excelentes para manter um caderno organizado.

Você pode utilizá-los para associar àqueles itens que considera relevantes como para sinalizar conceitos e fórmulas importantes de serem memorizados. O uso dos símbolos é importante para ajudar na leitura dinâmica, por exemplo, como também para revisar rapidamente uma matéria ou encontrar informação com mais agilidade.

Respeite os espaços

Deixe o branco fluir no seu caderno! Mantenha um equilíbrio entre as partes preenchidas e as áreas livres do caderno, uma harmonia fundamental para deixar seu caderno visualmente atrativo e organizado.

Para isso, as margens devem ser respeitadas, assim como, o espaço antes de cada um dos parágrafos. Isso porque, além de amenizar o aspecto bagunçado, ajuda a ler rapidamente as informações na véspera das provas.

O que achou dessas dicas? Agora, com essas orientações em mãos, você consegue organizar seu estudo e tornar o seu aprendizado mais eficiente. Assim, será não apenas simples de compreender como também será mais fácil de memorizar os conceitos.

Pronto! Agora, chegou a hora de colocar a mão na massa e manter seu caderno bem organizado! Boa sorte nessa tarefa! E invista na organização das informações. No final, vale muito a pena.

Gostou dessas dicas? Aqui no blog da Unicep você encontra dicas de como manter um grupo de estudos durante a quarentena, como sair da zona de conforto e como ir bem nessa nova fase. Fique atento aos novos posts!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *