Cursos do futuro: veja quais são as profissões mais promissoras

A 4.ª Revolução Industrial se transformou não apenas em que iremos nos especializar, mas também como será nossa relação com o trabalho. Confira os cursos do futuro!

Cursos do futuro

Nossa sociedade está evoluindo a uma velocidade vertiginosa, impulsionada pela digitalização e novas tecnologias. Devido à pandemia global de Covid-19, o trabalho também mudou profundamente, tomando novos rumos e formatos.

Neste contexto, certas profissões estão prestes a desaparecer enquanto outras se apresentam como grandes promessas no mercado de trabalho. Para muitos, pensar em quais serão os empregos do futuro não é mais uma simples curiosidade: é uma questão de sobrevivência.

Antes de iniciar um treinamento profissional para o futuro ou um curso superior, você quer ter certeza de que está se concentrando em um setor dinâmico e com oportunidades, não é mesmo? Neste artigo, lançamos luz sobre as profissões que mais recrutam para te ajudar a fazer as escolhas certas!

 

O que são os cursos e profissões do futuro?

Seja qual for a situação e os motivos que o levaram a se interessar por este tema, você não está sozinho: o Fórum Econômico Mundial elaborou um relatório executivo muito aprofundado e interessante para o ano de 2020, que contém as projeções sobre os empregos do futuro de 2021 a 2025.

De acordo com o relatório Future of Jobs 2020, os empregos mais dinâmicos do futuro nos próximos 5 anos podem ser classificados em 8 áreas. Estas são as profissões que mais recrutam, com necessidades significativas hoje e amanhã.

 

Quais são as profissões promissoras para o futuro?

Nada nos favorece mais para enfrentar os desafios do futuro do que nos prepararmos no presente! Confira as profissões mais promissoras para os próximos anos.

Analista de marketing digital

O Analista Web (ou Analista Digital) é responsável por analisar os objetivos e resultados obtidos na web. Ele geralmente trabalha em sites, aplicativos móveis, redes sociais ou outras plataformas online, em agências ou diretamente com o anunciante.

Ele deve entender a organização geral da empresa e a evolução do mercado para estabelecer medidas e analisar a atividade e os resultados de uma plataforma web. Suas habilidades lhe permitirão identificar tendências de tráfego e interações online para fazer recomendações para melhorar as plataformas. 

Gestor de Big Data

Com a ascensão das mídias sociais, do comércio eletrônico e da Internet das Coisas, as empresas de todos os setores agora possuem imensas quantidades de dados. Esses dados podem estar relacionados aos clientes, produtos, próprio desempenho ou até mesmo o mercado como um todo e a concorrência.

Ao analisar esses dados brutos, é possível extrair informações muito úteis para apoiar a tomada de decisões e obter vantagem competitiva. No entanto, a análise de dados requer experiência e habilidades. É aí que entra essa profissão.

Na era do big data e do crescente aumento do volume de dados estratégicos a serem explorados pelas empresas, há muitas perspectivas de emprego, principalmente nos setores de serviços financeiros, novas tecnologias, consultoria e saúde.

Se há uma área que está explodindo, é a de dados. Todas as empresas buscam capitalizar dados  para obter insights e otimizar seu desempenho, por isso as habilidades de um gestor Big Data estão em alta demanda.

Engenheiro ambiental

As previsões levam-nos a acreditar que no futuro o aquecimento global irá alterar radicalmente os territórios, as zonas costeiras e o clima. Logo, engenheiros ambientais, em particular os especializados em mudanças climáticas, continuarão em alta demanda nos próximos anos.

Outra cargo que ganhará ainda mais relevância é o de engenheiro especializado em descarte de resíduos. Os seres humanos produzem 2 bilhões de toneladas de resíduos todos os anos, conforme confirmado pelo The Worlds Counts. Esses profissionais serão os encarregados de criar métodos inovadores para descarte e reutilização de materiais.

Desenvolvedor de softwares

Os desenvolvedores não conhecem a crise! Esse tipo de perfil está em grande demanda hoje para apoiar a criação de sites, aplicativos móveis, softwares e programas de computador. E, como a demanda é maior que a oferta com desenvolvedores solicitados de todos os lados, os salários estão explodindo! 

Muitos desenvolvedores optam por se tornar freelancers para poder selecionar os projetos de interesse e trabalhar com mais liberdade.

Aqui estão os perfis mais procurados no desenvolvimento web:

  • Desenvolvedor Python, Javascript e DotNet.
  • Engenheiro/Desenvolvedor Full Stack. Front-End e Back-End.
  • Gerente de Projetos de TI.

Engenheiro hospitalar

O engenheiro hospitalar exerce as suas funções nas áreas da engenharia, arquitetura, equipamentos biomédicos, informática ou em qualquer outra área de natureza técnico-científica que se enquadre nas missões dos estabelecimentos de saúde pública.

Em sua área de competência, coordena as atividades que contribuem para a consecução dos objetivos fixados pelo diretor da unidade hospitalar, como:

  • realiza os estudos preliminares e desenvolve os projetos;
  • desenvolve e administra os programas que lidera;
  • participa da escolha, instalação e implementação de equipamentos;
  • assegura a manutenção dos equipamentos e a conservação dos edifícios; e
  • dirige o pessoal colocado sob sua autoridade.

Social media

Com a crise do Covid, a presença e a comunicação online tornaram-se fundamentais para muitas marcas e serviços. A maioria decidiu, portanto, investir fortemente no aumento do número de funcionários especializados em marketing digital e redes sociais.

O papel desses profissionais é elaborar estratégias voltadas ao fortalecimento da presença da marca online, a fim de torná-la atrativa para novos cliente. Trata-se de uma área dinâmica para quem é criativo e gosta de se comunicar digitalmente.

UX Designer

O principal objetivo de um UX Designer é tornar o uso de um produto o mais agradável possível. Ele deve imaginar o cenário que um usuário pode experimentar e detectar os problemas que podem surgir, tendo em mente os objetivos de marketing e visuais do projeto.

Então, ele também deve considerar os diferentes suportes do produto: computadores, tablets ou smartphones. Para isso, é necessário que ele trabalhe tanto na renderização visual quanto na ergonomia.

Arquiteto/engenheiro 3D

A impressão 3D continuará a se espalhar tanto no futuro que criará profissões. Estas incluem engenheiros e arquitetos especializados na construção e instalação de edifícios e estruturas habitacionais em 3D.

Espera-se que a impressão 3D possa ser um suporte valioso para criar rapidamente estruturas habitacionais, por exemplo, em locais afetados por desastres naturais que necessitam, em pouco tempo, de novas habitações para acomodar a população necessitada. 

Quais as áreas dos cursos do futuro?

Uma visão mais abrangente das opções futuras de profissões pode ser conferida ao analisarmos as áreas de especialização mais promissoras nos próximos anos. Confira a seguir.

Desenvolvimento de produtos

A inovação desempenha um papel essencial hoje. Para crescer e se destacar, as empresas devem inovar constantemente e lançar novos produtos. A criação de um novo produto é um processo complexo, que envolve diversas profissões, algumas das quais bastante recentes em gestão de projetos. 

Start-ups, reconhecidas por seus métodos inovadores de desenvolvimento de produtos, contribuíram para o crescimento dessas profissões. Aqui está a lista de empregos do futuro no desenvolvimento de produtos:

  • Analista de Produto.
  • Scrum Master e Coach Ágil.
  • Gerente de Qualidade.
  • Gerente de Produto.
  • Gestor de Projeto.

Recursos Humanos 

A boa gestão dos recursos humanos é fundamental para qualquer empresa. Trata-se de atrair e recrutar os perfis certos, desenvolver as competências das equipas mas também garantir a motivação e o empenho. 

As equipes de RH são as garantidoras da cultura da empresa. Por meio de suas ações, eles criam uma cultura onde todos podem prosperar, refletindo os valores da organização. 

Em um momento de questionamentos, busca de sentido de muitos colaboradores e reciclagem profissional para se organizar, o RH tem seu trabalho recortado para moldar o trabalho de amanhã.

Aqui está a lista de empregos do futuro em recursos humanos:

  • Diretor de Recrutamento.
  • Diretor de Sourcing / Aquisição de Talentos.
  • Gerente Operacional de RH

Marketing e Vendas

Se muitas novas profissões estão surgindo, as vendas continuam sendo os tendões da guerra! As empresas buscam bons vendedores e embaixadores do relacionamento com o cliente, capazes de fidelizar e garantir a retenção de clientes em um mundo cada vez mais competitivo. A estratégia e a política comercial da empresa são, portanto, temas essenciais.

Aqui está a lista de empregos de amanhã em vendas:

  • Gerente de Desenvolvimento de Negócios.
  • Responsável por Parcerias.
  • Diretor comercial.
  • Diretor de Estratégia.
  • Expert ou Consultor e-commerce.

Se você escolher esta última profissão, você se tornará seu próprio patrão abrindo uma loja online na Internet. O comércio eletrônico explodiu nos últimos anos e a crise da saúde impulsionou ainda mais o setor, que nunca foi tão bem. O comércio eletrônico é simplesmente o futuro do comércio!

Tecnologia da Informação (TI) 

A computação em nuvem, ou computação em nuvem, refere-se ao acesso remoto aos recursos do computador. Podem ser, por exemplo, soluções SaaS (Software as a Service) como ERP, CRM, soluções de e-commerce, plataformas de videoconferência ou ferramentas de mensagens. 

Essas ferramentas explodiram nos últimos anos, algumas impulsionadas pela ascensão do teletrabalho. Aqui está a lista de profissões do futuro em computação em nuvem:

  • Engenheiro de Confiabilidade do Site.
  • Engenheiro de plataforma de nuvem.
  • Engenheiro / Consultor de Nuvem.
  • Engenheiro / Gerente de DevOps.

O que torna essas profissões “do futuro”?

Os empregos mais solicitados estarão intimamente relacionados ao crescimento tecnológico das empresas no Brasil em todo o mundo até 2025. Computação em nuvem, Big Data e comércio eletrônico continuam sendo prioridades, seguindo uma tendência estabelecida em anos anteriores. 

No entanto, também houve um aumento significativo no interesse pela criptografia, refletindo as novas vulnerabilidades da nossa era digital, e um aumento notável no número de empresas que planejam adotar robôs não humanoides e inteligência artificial.

Essas tecnologias e sua preponderância no futuro próximo variam de acordo com a indústria. Por exemplo, a inteligência artificial está encontrando o maior consenso entre os setores de informação e comunicações digitais, serviços financeiros, saúde e transporte. 

Com essas transformações no mercado de trabalho, certas funções estão se tornando obsoletas. No final de 2019, o surgimento do futuro do trabalho parecia bastante lento. Contudo, primeiro semestre de 2020 virou as coisas de cabeça para baixo inesperadamente.

As mudanças trazidas pela pandemia do COVID-19 aceleraram as tendências de longo prazo já desencadeadas pela quarta revolução industrial, e consequentemente aumentou, em velocidade e profundidade, o impacto nas profissões.

Mas nem tudo é ruim no horizonte. O Coronavírus acelerou as mudanças já em andamento, trazendo uma onda inesperada de medo e instabilidade que faz com que a situação pareça mais trágica. 

Entretanto, os empregos do futuro são muitos, variados e acessíveis à maioria da população, e estudos afirmam que sua quantidade e qualidade serão suficientes para compensar a longo prazo a “morte” dos antigos empregos.

Basta pensar na mudança em massa na direção do trabalho remoto e do comércio eletrônico: elementos que favoreceram algumas profissões mais do que outras, é claro, mas que conseguiram recompensar aqueles que se adaptaram.

Outro lado da moeda é o crescimento do freelance: entre os novos trabalhos do futuro muitos serão especializados e de consultoria, podendo ser realizados por profissionais freelancers livres para “ trabalhar de forma inteligente”, geográfica e temporalmente móveis. 

Em suma, surge um mundo muito diferente no horizonte, com uma força de trabalho híbrida e remota, cujas soft skills e competências transversais são apreciadas.

 

Conclusão

O mundo do trabalho está, portanto, a mudar rapidamente num contexto de crescente digitalização, com o surgimento de novas tecnologias e a ascensão do comércio eletrônico. 

Esta pode ser uma oportunidade para repensar as profissões, mas também a nossa relação com o trabalho. Muitos de nós hoje aspiramos a um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal. E se você exercesse uma profissão do futuro tornando-se empreendedor ou freelancer?

Resumindo, vamos todos dar um suspiro coletivo de alívio: o futuro é incerto e a mudança será inevitável para todos, sem exceção. Mas não sejamos totalmente pessimistas, sempre há luz no fim do túnel para quem se dedica e, em especial, quer inovar, abraçar a mudança e continuar a crescer.

Muitos dos trabalhos mais solicitados no futuro ainda não existem, nem são remotamente concebíveis e se revelarão gradualmente nos próximos anos. Assim, o caminho está determinado, e é óbvio que quem hoje sente a necessidade de se reinventar deve fazê-lo seguindo uma ou mais das trajetórias descritas acima.

Com desenvoltura e vontade de fazer, seguindo caminhos menos percorridos, mas não menos emocionantes, será possível encontrar o caminho também no mundo dos empregos do futuro. 

*

Esperamos ter respondido às suas perguntas sobre as profissões mais promissoras no futuro e quais os cursos que poderão te colocar em uma trajetória de sucesso no mercado de trabalho! Se você se interessa por assuntos como este, acompanhe o blog da Unicep! 

Aqui sempre compartilhamos os melhores conteúdos sobre empregabilidade e carreira profissional! Explore!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *