Cursos com Aulas Remotas ao vivo com professores (online) e EAD com aulas gravadas: entenda a diferença!

Cursos com Aulas Remotas ao vivo com professores (online) e EAD com aulas gravadas: entenda a diferença!

Você está em busca de fazer um curso de graduação e se depara com algumas modalidades em que as aulas são oferecidas e não sabe qual a melhor opção para você?

Acontece que, com a pandemia do coronavírus, a educação online se tornou parte essencial na vida de qualquer estudante e as instituições de ensino estão testando as diversas maneiras com que o ensino on-line pode ocorrer.

Neste post, vamos te explicar a diferença entre:

Cursos com Aulas Remotas ao vivo com professores e Cursos EAD com aulas gravadas.

Além disso, você entenderá qual é o mais indicado para o seu perfil.

Acompanhe!

Cursos com Aulas Remotas ao vivo com professores (on-line)

Os cursos com Aulas Remotas ao vivo com professores (on-line), também conhecidas como aulas ao vivo, é um modelo de curso que se intensificou durante a pandemia.

Essa modalidade foi a maneira que a maioria das instituições de ensino adotaram para dar continuidade às aulas, no momento em que o distanciamento social se tornou algo essencial.

Como funcionam?

Nesse estilo, as aulas acontecem no mesmo horário e dia em que as aulas presenciais acontecem e de forma ao vivo.

Ou seja, o professor e os alunos se encontram por videoconferência (através de uma plataforma virtual) e a aula tem seguimento idêntico ao modelo presencial.

Características do modelo:

Nos cursos com aulas remotas ao vivo com professores (on-line), as aulas são mais personalizadas e preparadas pelo professor de acordo com as necessidades e aproveitamento dos alunos.

Dessa forma, podem ocorrer alguns pequenos ajustes no plano pedagógico adotado no início do semestre para conseguir encaixar temas e questões mais atuais.

O espaço para discussão do tema da aula e para tirar dúvidas também é mais intenso e ocorre, geralmente, durante os momentos de aula.

Outro ponto, é que esse modelo permite também que os alunos apresentem seminários,   respondam a quizzes e também façam provas em tempo real.

Ou seja, é um modelo muito mais próximo do modelo tradicional de aulas e por isso, pode se tornar muito mais proveitoso.  

Cursos EAD com aulas gravadas

Os cursos de graduação EAD com aulas gravadas são uma realidade há bastante tempo.

Como funcionam?

Eles utilizam as plataformas e tecnologias digitais de videoconferência para disponibilizar aulas gravadas, assim como os exercícios, quizzes e provas.

Os cursos com essa modalidade costumam oferecer as aulas com o cronograma completo, ou seja, o aluno ao completar uma aula pode ir diretamente para a próxima.  

Dessa forma, o aluno consegue assisti-las quando e de onde quiser, podendo personalizar melhor a sua rotina.

Características do modelo:

Nas graduações desta modalidade, geralmente, é disponibilizado um tutor para responder às dúvidas dos alunos e ocorrem algumas videoconferências, de forma esporádica, para conversar com o professor .

As provas, por sua vez, costumam ocorrer de forma presencial, aos finais do semestre, com uma data pré-definida no cronograma. 

Obviamente, devido a pandemia, elas também estão ocorrendo de forma online.

Entenda melhor como são os métodos de avaliação em cursos de graduação online. 

Além disso, todo o material do curso já é previamente produzido pela instituição que oferece o curso, de forma padronizada.

Um dos pontos que devem ser levados em consideração na hora de optar por essa modalidade é que existe muito pouca interação com professores e colegas de turma.

E também as aulas não costumam ser atualizadas com muita frequência, por isso, assuntos do momento costumam ser deixados de lado durante o curso, transferindo para o aluno a responsabilidade de buscar compreendê-los.

Qual o melhor modelo?

Bom, a resposta para essa pergunta vai depender do seu perfil de estudante.

Se você é uma pessoa que busca por uma rotina mais personalizada, é autodidata, não faz questão de interagir com colegas de turma, a opção EAD com aulas gravadas pode ser a melhor opção.

Já, se você busca interagir mais com o professor e colegas de turma, participar de debates e discussões, ter aulas sobre temas mais recentes e ter toda a experiência que uma universidade no estilo presencial pode oferecer, então a melhor opção é a modalidade de cursos com Aulas Remotas ao vivo com professores (online).

Vale lembrar, que independente da modalidade, esses cursos possuem reconhecimento e diploma de conclusão de curso.  

Resumindo os dois modelos:

Cursos com Aulas Remotas ao vivo com professores (online).

  • Aulas ao vivo, por plataforma virtual ou videoconferência
  • Dia e horário certo para as aulas
  • Conteúdo mais atualizado e de acordo com as necessidades dos alunos
  • Possibilidade de interação com colegas de turma
  • É o mais próximo do modelo de aulas presenciais

EaD com aulas gravadas

  • Aulas gravadas
  • Cronograma específico e sem alterações
  • Tutores para tirar dúvidas
  • Encontros pontuais (eventuais) com professores

*

A Unicep, atualmente, conta com seus cursos presenciais em modalidade com Aulas Remotas ao vivo com professores (online), como forma de evitar a propagação do coronavírus e seguir com as recomendações de distanciamento social assim que forem liberadas as aulas presenciais, estamos com o Campus Unicep preparado para recebê-los aqui.

Essa é uma forma de manter a alta qualidade do seu ensino e garantir aos alunos o melhor e mais atualizado conteúdo para a sua formação acadêmica.

Além disso, contamos com o curso EAD em Pedagogia (nota máxima no MEC) com aulas gravadas, com todo o apoio e qualidade que a Unicep pode fornecer.

Se você busca por uma graduação de qualidade, A Unicep possui diversas graduações em diferentes áreas do conhecimento e que, sem dúvidas, se encaixam no seu perfil. Conheça!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *