Curso de nutrição: entenda tudo sobre!

Curso de nutrição: entenda tudo sobre!

Deseja contribuir para melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas? Conheça o curso de nutrição!

A ideia de que nossa saúde é um reflexo da forma como nos nutrimos não é novidade. Na Grécia Antiga, Hipócrates, o “pai da medicina”, já alertava sobre o papel dos alimentos no bem-estar do homem. Uma coisa é certa: uma alimentação saudável promove longevidade, vitalidade, saúde física e mental.

Atualmente, o aumento da oferta de alimentos processados nas prateleiras dos mercados e a disponibilidade de restaurantes fast-food, exacerbou a preocupação sobre os prejuízos que uma dieta desequilibrada causa no nosso corpo. E com isso, cresceu também a procura por especialistas em nutrição.

Você tem interesse em estudar a fundo as propriedades nutricionais dos alimentos e ajudar as pessoas a ter uma vida mais saudável? Então o curso de nutrição é o que você procura!

 Quer saber tudo sobre essa área? Vamos te contar tudo aqui nesse texto. Basta prosseguir a leitura! 

Como é o curso de nutrição

O curso de Nutrição é uma graduação na área das Ciências Biológicas. Os nutricionistas são profissionais responsáveis pela prescrição de alimentação saudável essencial para um estilo de vida equilibrado, voltado à promoção do bem-estar. 

Para isso, durante o curso, estuda-se profundamente o corpo humano e de que maneira os alimentos influenciam no funcionamento de sistemas, órgãos e nutrição de nossas células.

Assim, o nutricionista é responsável por elaborar opções dietéticas de acordo com as condições físicas de cada pessoa. Para isso, precisam entender a reação metabólica dos alimentos e descobrir quais são as mais indicadas para cada pessoa. 

O que se aprende no curso de nutrição? 

A duração média do curso de nutrição é 4 anos. 

Durante esse período, o graduando terá oportunidade de estudar conteúdos multidisciplinares, envolvendo principalmente as ciências médicas. Se o seu desejo é fazer este curso, você terá tanto aulas teóricas quanto práticas, em laboratório.

A grade curricular é ampla, mas podemos citar alguns exemplos de disciplinas que você irá encontrar no curso:

  • Bioquímica;
  • Microbiologia;
  • Fisiopatologia da Nutrição;
  • Dietética;
  • Química Orgânica;
  • Anatomia;
  • Genética;
  • Fisiologia;
  • Histologia;
  • Segurança Alimentar;
  • Ciências da Alimentação e Nutrição;
  • Imunologia;
  • Parasitologia;
  • Patologia da Nutrição.

Além dessas e outras disciplinas da área biológica, a grade também é composta por matérias de conhecimentos inter-relacionados, como é o caso da Psicologia, da Gastronomia, da Estatística, Pedagogia aplicada à Nutrição, dentre outras.

Qual o perfil do nutricionista?

perfil do nutricionista

O perfil do nutricionista é marcado pelo dinamismo, interdisciplinaridade, boa comunicação e inteligência emocional – principalmente para lidar diretamente com uma diversidade de pessoas. Portanto, uma carreira promissora nesta área vai muito além de ter conhecimento técnico.

O nutricionista pode ser procurado nos mais variados segmentos do mercado. Ele pode trabalhar na nutrição clínica, na saúde pública e na indústria alimentícia, nutrição esportiva e ainda em campos indiretamente relacionados a sua formação, como na hotelaria e gastronomia.

Tantas oportunidades distintas se devem ao viés generalista do curso de nutrição, que prepara um nutricionista comprometido com as questões éticas envolvidas no exercício de suas funções.

Porém, ao concluir a graduação, o profissional da área poderá investir em especializações e em cursos livres, palestras, workshops e congressos, para obter conhecimentos específicos para a área em que deseja trabalhar. 

Muitos profissionais formados em nutrição decidem empreender, logo, precisam ampliar seus estudos voltados aos negócios. Neste caso existe a opção de fazer um mestrado profissional ou um MBA. 

Agora, para os que têm interesse no universo acadêmico, o ingresso no mestrado e doutorado é um bom caminho.

Independentemente da escolha, é importante compreender que a carreira de um nutricionista não é estática, assim como na maioria das profissões. Isso quer dizer que frequentemente surgem pesquisas, novas descobertas e tendências que você terá que acompanhar se não quiser perder espaço no mercado.

Áreas de atuação para nutricionistas

Como vimos, o nutricionista possui muitas alternativas de atuação, em diversos segmentos do mercado. Veja algumas das áreas nas quais você poderá trabalhar:

– Alimentação Coletiva

Área de atuação do nutricionista que abrange o atendimento alimentar e nutricional coletivo. Em geral, esse profissional trabalha em empresas ou instituições que fornecem serviços de alimentação coletiva, como restaurantes, hotéis e cozinhas de estabelecimentos assistenciais de saúde.

– Nutrição Clínica

O profissional realiza assistência nutricional e dietoterápica em hospitais, clínicas, ambulatórios, bancos de leite materno, asilos, centrais de terapia nutricional, e até mesmo em domicílios. Este nutricionista prescreve, avalia e supervisiona dietas e programas de reeducação alimentar.

– Saúde Coletiva

Ao atuar na área da saúde coletiva, o nutricionista trabalha com o desenvolvimento e aplicação de atividades nutricionais que envolvem políticas e programas institucionais. A atividade pode estar ligada ao controle de qualidade de gêneros/produtos alimentícios e inspeções sanitárias.

– Docência

A atividade de docência envolve pesquisa, ensino, extensão e coordenação de programas relacionados à nutrição e alimentação. Aqueles que escolherem essa opção, podem planejar, supervisionar e avaliar estudos na área da nutrição, além de realizar estudos e trabalhos experimentais em alimentação.

– Indústria de alimentos

O nutricionista que trabalha na indústria de alimentos participa do desenvolvimento de produtos, elabora relatórios técnico-científicos, faz o controle de qualidade e as análises relativas ao processamento de alimentos. Ele ainda pode realizar auditorias e consultorias em nutrição e dietética.

Independentemente da área que você optar atuar, é indispensável investir na sua formação para se destacar em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. A seguir, vamos ver como é o mercado para o profissional em nutrição.

Como é o mercado de trabalho para o curso

A crescente preocupação com a saúde e o desejo por estar em forma, são os principais catalisadores para a procura pelo trabalho do nutricionista. Além desses elementos, muitas pessoas estão mudando seus hábitos de consumo, tornando-se vegetarianas/veganas, o que requer um acompanhamento especial.

Aqueles que estão interessados em modificar drasticamente seus padrões alimentares, devem periodicamente verificar sua condição de saúde visitando o nutricionista, que irá solicitar exames laboratoriais. Isso é fundamental, pois a deficiência de nutrientes pode ter um impacto muito negativo na nossa saúde.

Além disso, esse nicho despertou o interesse da indústria alimentícia, que viu nessa tendência uma oportunidade de negócios. Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento de produtos a base de plantas cresceram muito nos últimos tempos.

Consequentemente, o nutricionista que trabalha na indústria, está ganhando espaço no mercado. Este profissional se tornou um ativo essencial na criação de produtos, sem comprometer o valor nutricional e a qualidade dos alimentos a serem comercializados.

Outro área com demanda por nutricionistas é a saúde geriátrica. Com o aumento da expectativa de vida, mais do que longevidade, as pessoas querem qualidade. Afinal, queremos viver mais, mas com o máximo de bem-estar. Portanto, esta é uma área com forte empregabilidade no momento.

Salário do profissional de nutrição

Assim como em qualquer outra área, o salário de um especialista em nutrição pode variar em função da localização, experiência, público e nicho de atuação. Para recém-formados, a média salarial é de R$ 2.938,91. Para aqueles que terão jornada de 40 horas semanais, o teto salarial é R$ 5.456,57.

Independentemente da área que você escolha após formado, ser nutricionista é um trabalho que exige muito cuidado e dedicação, tendo em mente que o objetivo é sempre a saúde e o bem-estar dos pacientes e consumidores. 

Além disso, vale a pena reforçar que, na área da nutrição, existe a opção de abrir o próprio consultório ou clínica. Contudo, isso significa embarcar no mundo dos empreendimentos, pois trabalhar como autônomo exige estratégia e resiliência. 

*

E aí, se identificou com essa profissão super importante nos dias de hoje? Alguma área te deixou empolgado? 

Então, nossa sugestão é pesquisar mais sobre os aspectos que mais te interessam. Ter uma noção mais concreta do que você poderá fazer no futuro, pode ser um grande incentivo nos estudos!

Que tal começar aqui mesmo, no blog da UNICEP? Estamos sempre publicando conteúdos repletos de informações essenciais para seu sucesso acadêmico e profissional.

A UNICEP possui uma graduação em nutrição estruturada, corpo docente competente e ético, currículo atualizado e forma, há mais de duas décadas, pessoas habilitadas e com atuação de destaque na área. Conheça aqui mais sobre nosso curso de nutrição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *