Curso de Comunicação Social: entenda tudo sobre!

Curso de Comunicação Social: entenda tudo sobre!

Você é uma pessoa criativa, comunicativa e gostaria de fazer um curso com a sua cara? Então, o curso de Comunicação Social é exatamente o que você procura! 

Você já se perguntou sobre o impacto da internet e do smartphone na nossa comunicação? Antigamente, a televisão era a principal fonte de informações das famílias, hoje as vendas de celulares são muito maiores que as de televisores – segundo pesquisas, são 4 celulares para cada TV comprada!

Atualmente, podemos acessar, rapidamente, todo tipo de notícias e conteúdos criativos na palma da nossa mão. Assim, estamos vivendo tempos interessantes para aqueles que desejam se profissionalizar na área de Comunicação Social.    

Esse curso forma comunicadores sociais ou comunicólogos, profissionais habilitados a produzir, editar e transmitir informações em diferentes linguagens e mídias. Quer saber mais sobre a graduação em Comunicação Social? Então, prossiga sua leitura que te contaremos tudo!  

Curso de Comunicação Social

A graduação em Comunicação Social está inserida na área das Ciências Sociais Aplicadas. Com duração média de 4 anos, esse curso capacita os alunos para exercerem atividades voltadas à produção, edição e transmissão de  informações em diferentes linguagens e mídias. 

O aluno de Comunicação Social estuda a linguagem e a forma como nos comunicamos na sociedade –  por meio da televisão, rádio, cinema, imprensa e internet. Por abranger diversos campos de atuação, esse curso oferece várias habilitações em cursos de graduação.

Alguns dos campos explorados por essa área do conhecimento são:

  • Publicidade e Propaganda;
  • Jornalismo;
  • Relações Públicas;
  • Cinema;
  • Rádio e TV. 

Contudo, a profissão de comunicador social é uma das que mais se modificou com a chegada da internet e com a evolução tecnológica. Assim, novos campos de atuação podem surgir nos próximos anos – muito promissor, não é mesmo?

Mas por hora, vamos nos concentrar em algumas das principais áreas da Comunicação Social: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Rádio e TV. Vamos lá!

Áreas da Comunicação Social

áreas da comunicação social

O curso de Comunicação Social oferece diversas habilitações. Dessa forma, se você está interessado em ingressar na graduação em comunicação, poderá escolher aquele que mais se identificar. Confira abaixo algumas das principais habilitações que você pode optar!

Jornalismo

A graduação em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo, te habilita a atuar como jornalista em funções como repórter, redator, editor, produtor, colunista, dentre outras. A atividade exercida dependerá do segmento escolhido pelo profissional e seus interesses.

Atuar como jornalista exige muita dedicação e comprometimento ético. Independente da especificidade da atividade exercida por este profissional, é fundamental que ele investigue a veracidade dos fatos que publicar. A credibilidade com o público é crucial para ser um jornalista de sucesso.

Outro requisito importante a este profissional, é possuir a capacidade de se comunicar de forma clara e eficiente. Dessa forma, é preciso que compreenda muito bem qual é o público-alvo daquela informação e por qual mídia será transmitida. 

Publicidade e Propaganda

O curso de Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda é muito interessante para quem gosta de se expressar criativamente. Isso porque oferece uma formação multidisciplinar, com aulas que vão desde a antropologia até a direção de arte.

Durante os 4 anos de graduação, o aluno é estimulado a usar sua capacidade de criação em campanhas e peças publicitárias para divulgar marcas, produtos, serviços e até mesmo personalidades e políticos. Para os que gostam de design, há a possibilidade de se especializar na arte e no desenho de logotipos.

Apesar do mercado para os formados em Publicidade e Propaganda ser concorrido, há excelentes oportunidades para publicitários, com ótima remuneração. As vagas são ofertadas tanto em agências de publicidade, quanto em feiras, convenções, e na área de marketing de médias e grandes empresas.

Somado a essas opções mais convencionais, ainda existe o mercado de publicidade online, nas áreas de mídias sociais, marketing digital e comércio eletrônico. Esse campo está crescendo muito, graças a integração de redes sociais com plataformas próprias de propaganda, como o Facebook Ads. 

Relações Públicas

Os consumidores e clientes estão cada vez mais atentos à reputação das marcas na hora de fazer uma escolha. Com a internet e, principalmente, as redes sociais, um deslize pode custar caro a um empresa ou personalidade. Mas, felizmente, existe um profissional capacitado a lidar com essas questões.

Os comunicólogos habilitados em Relações Públicas são responsáveis por zelar por tudo a respeito da reputação de uma empresa junto ao público. Atua desde o posicionamento adequado dos produtos e serviços oferecidos e comunicação com a mídia, até a atração e retenção de novos clientes e parceiros.

Ao longo de sua formação, que dura em média 4 anos, os alunos conhecem as estratégias utilizadas na comunicação com diferentes públicos. Para desenvolver as habilidades necessárias, estudam disciplinas de administração, marketing, ética, gestão de negócios, técnicas de relacionamento com cliente, dentre outras.

Rádio e TV

A graduação em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV forma profissionais muito versáteis e prontos para explorar diferentes formatos de comunicação. Portanto, não se engane: além das mídias tradicionais, neste curso você também aprenderá a lidar com novas tecnologias e com a internet.

Neste curso, você aprenderá a criar, dirigir, produzir e editar produtos para TV, rádio ou web. A grade curricular irá abarcar tanto a prática quanto a teoria da comunicação. Ou seja, você coloca a mão na massa para criar conteúdos midiáticos diversos, mas também estudará filosofia, sociologia, entre outras.

O comunicólogo especializado nesta área poderá trabalhar em agências de comunicação, emissoras de rádio e TV, produtoras digitais, agências de publicidade, entre outros. Além da parte criativa, os profissionais com perfil de liderança e gestão ainda poderão coordenar equipes de produção.

O que se aprende em um curso de comunicação social

Conforme vimos, a grade de disciplinas no curso de Comunicação Social é muito diversa, e dependerá da habilitação escolhida pelo aluno. Porém, o Ministério da Educação (MEC) exige que sejam seguidas algumas diretrizes curriculares em todos os cursos de graduação do país.

Assim, a formação em Comunicação Social apresenta um núcleo básico, com disciplinas generalistas na área da comunicação. Contudo, os conteúdos específicos à habilitação podem ser definidos livremente pela diretoria e coordenação das instituições de ensino.

Neste núcleo básico, você estudará conceitos práticos e teóricos, envolvendo temas da atualidade, linguagem, tecnologia e política. Alguns exemplos de disciplinas comuns às habilitações do curso de Comunicação Social são:

  • Fundamentos das Mídias;
  • Teorias da Comunicação;
  • Semiótica;
  • Introdução ao Design;
  • Fotografia;
  • Comunicação e Sociedade;
  • Ética da Comunicação;
  • Políticas da Comunicação;
  • Comunicação e Atualidade;
  • Comunicação Escrita.

Perfil do aluno de comunicação social

Perfil do aluno do curso de comunicação social

Agora você já sabe que o curso de Comunicação Social é um curso diverso e possui várias habilitações. Logo, é esperado que o perfil dos alunos também seja heterogêneo. Mas um traço em comum une todos os comunicólogos: a excelente capacidade de se comunicar.

Independente da mídia ou linguagem, todo profissional desta área deve ter a habilidade de expressar ideias e informações com clareza e objetividade. Coerência e ética são valores extremamente valorizados em qualquer função, mas, sobretudo, na comunicação, dada a responsabilidade social com o público.

Como vimos nas seções anteriores, a graduação em Comunicação Social demanda um perfil dinâmico e receptivo às mudanças e tendências do mercado. Isso porque esse campo do conhecimento sofre grande influência das inovações tecnológicas e da internet. Portanto, é preciso ficar antenado sempre! 

Se você é uma pessoa com potencial criativo, isso irá te favorecer muito, tanto na faculdade, quanto no desenvolvimento da sua carreira. Uma formação sólida somada a um perfil adequado certamente irá garantir um espaço para você nesse mercado de trabalho. A seguir, falaremos mais sobre esse assunto!

Mercado de trabalho e salário

O mercado de trabalho para o comunicólogo é bastante amplo. A depender da habilitação, o graduado em Comunicação Social poderá atuar em meios de comunicação em massa tradicionais, como televisão, rádio, jornal e revistas. Porém, existe grande espaço para estes profissionais em mídias alternativas.

Assim, esses profissionais podem trabalhar em portais de conteúdo, agências de marketing digital, criação de conteúdo para sites, blogs, redes sociais e até mesmo vídeos para canais do YouTube. As possibilidades são múltiplas, e a tendência é a ampliação desses espaços.

Mas também existem diversas oportunidades no mundo corporativo, nas quais os comunicólogos podem atuar na representação e comunicação de empresas privadas, públicas ou do terceiro setor. 

Nesse âmbito, os especializados em RP e Publicidade e Propaganda poderão encontrar salários atraentes, podendo chegar a R$13.000,00. De forma geral, como profissional graduado em Comunicação Social o salário médio é R$ 5.851,00.

*

Pronto, agora você sabe tudo sobre o curso de Comunicação Social! Esse é mesmo um curso fascinante! E você, se identificou com alguma área em especial? Quer ser um jornalista reconhecido ou um publicitário de sucesso? Existe um mundo de opções para explorar! 

Uma coisa é fato: escolher um curso consolidado, com histórico de formação de profissionais bem sucedidos no mercado e infraestrutura adequada para você desenvolver todo seu potencial – sempre com a orientação de professores e técnicos qualificados, como na UNICEP.

O Curso de Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda da UNICEP é muito dinâmico e acompanha a atividade publicitária, compassada com a evolução tecnológica e comprometida com a ética! Saiba mais aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *