Conheça os passos para superar os desafios e voltar a estudar

Voltar a estudar é um dos melhores investimentos que você pode fazer. Saiba aqui como superar os desafios e conseguir alcançar seu objetivo!

Algumas pessoas não tiveram a oportunidade de fazer uma faculdade depois de sair da escola. Pode ser que na época, isso tenha sido a melhor decisão. Esse cenário é bem comum, os corredores das universidades estão cheios de histórias semelhantes.

Os desafios a serem enfrentados são parecidos, afinal de contas, voltar a sala depois de tantos anos nunca é fácil. Estamos aqui para conversar justamente sobre esses obstáculos e dar dicas e orientações para superá-los.

No final, você terá um norte, entusiasmo e motivação para retomar os estudos. Para começar a falar sobre o tema, vamos conversar as razões pelas quais voltar a estudar pode ser a verdadeira virada de chave para a sua trajetória profissional. Vamos relembrar porque esse esforço, definitivamente, vale a pena.

Por que voltar a estudar? Conheça os benefícios

Um pensamento comum sobre o tema voltar estudar é “será que realmente vale o esforço? O cansaço, investimento, comprometimento do meu tempo de descanso… será que o retorno vai compensar tudo isso?”.

Para isso, vamos avaliar quantos benefícios você terá ao dar continuidade nos estudos. No final, você conseguirá colocar na balança os prós e contras e tirar suas próprias conclusões.

Melhorar o currículo

Fazer uma graduação e atualizar seus conhecimentos melhora seu currículo e te coloca a frente dos seus competidores. Essas novas informações ampliam o seu repertório teórico e técnico e acrescenta um diferencial competitivo no seu perfil profissional.

Isso te dará acesso a…

Salários e cargos mais altos

Segundo um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), um profissional com diploma de nível superior chega a ganhar 156% mais do que os outros. Um diploma aumenta as chances de ocupar posições mais altas e alcançar melhores salários.

Desenvolvimento pessoal

Aprender coisas novas é uma forma de expandir a sua zona de conforto e proporciona oportunidades de desenvolver-se pessoalmente. Tirar aquele plano do papel e colocar em prática oferece uma sensação de autorrealização, o que além de aumentar sua autoestima, vai te lembrar de que você é capaz.

Lembre-se de que conhecimento é a única coisa que ninguém pode tirar de você. Voltar a estudar é um investimento na sua carreira e na sua vida. A sensação de poder ir mais longe, aprender novas habilidades e fazer novas conexões por si só já vale a pena todo o esforço.

Para isso, defina a sua trajetória, avalie suas opções, refaça seu orçamento, planeje-se e dê início a essa nova jornada! Se você está perdido, vamos mostrar a seguir como começar:

Conheça os passos para voltar a estudar

1. Defina o caminho

A parte boa de conhecer o mercado de trabalho antes de começar uma graduação é já ter uma ideia de qual o melhor caminho. Com as informações colhidas com esses anos de atuação, avalie qual ramo é mais atraente para você.
A partir daí, defina qual caminho oferece mais ganhos e crescimento.

2. Avalie sua rotina

Próximo passo, naturalmente, é analisar sua rotina e fazer os ajustes necessários para caber uma graduação. Avalie seus horários e calcule o tempo que terá que dedicar aos estudos. Uma alternativa indicada para quem estuda e trabalha ao mesmo tempo é a EaD. Vamos falar sobre isso a seguir.

3. Escolha o curso

A EaD é uma ótima oportunidade para quem tem que otimizar tempo e recursos para voltar a estudar. Verifique se o curso escolhido conta com essa opção e analise cuidadosamente essa possibilidade. Aqui no blog da Unicep, você encontra muitos posts sobre o tema para te ajudar nisso.

4. Planeje suas finanças

Concentre-se nesse passo, é um dos mais importantes. Faça um planejamento financeiro para conseguir arcar com o compromisso das mensalidades. Não desanime, afinal, é possível fazer faculdade sem muito dinheiro. Busque informações sobre descontos, bolsas de estudo e financiamento estudantil.

Um último passo para concluirmos esse post é ter foco e determinação. Provavelmente, isso você já sabe que tem, afinal, essas são habilidades que o trabalho naturalmente desenvolve. Contudo, vale a pena reforçar de que na vida nada é conquistado com facilidade, toda escolha envolve uma renúncia.

Uma maneira de manter a motivação alta é ser firme na sua decisão, ter persistência e manter os olhos no futuro, na recompensa do seu esforço. Lembre-se das portas que abrirão quando tiver seu diploma em mãos e siga adiante.

Gostou dessas dicas? Aqui no blog da Unicep você encontra dicas de como ingressar na graduação e o que deve saber antes de começar essa nova fase da sua vida. Explore!