Conheça os cursos das principais áreas de humanas

Conheça os cursos das principais áreas de humanas

Você acha que a área de humanas é a sua área? Dá uma olhada nesse post e confira quais são as suas possibilidades

Está em dúvida em qual profissão seguir? Vamos apresentar aqui neste post a área de humanas também conhecida como Ciências Humanas. Em sua essência, o segmento de Humanidades é composto por uma série de graduações com foco nos estudos dos seres humanos e sua relação com o meio social.

Alguns exemplos são: sociologia, história, comunicação, psicologia, economia, direito… Todas as ciências que estudam como o ser humano age, pensa, vive, se relaciona, se expressa…

Para conhecer mais a fundo o ser humano, as carreiras da área de Humanas utilizam conhecimentos em, organização social, cultura, existência, comportamento, valores, produção artística e outros.

Se você fizer um paralelo, enquanto Exatas estuda cálculos, números e lógica e Biológicas estuda os seres vivos e sua existência e relação com o meio ambiente, a área de Humanas estuda … os humanos.

Aqui nesse post, vamos falar mais sobre as principais áreas de humanas e os cursos centrais de cada uma delas. Vamos lá?

Como funciona a área de humanas?

Na escola, temos contato com algumas matérias abrangentes da área de humanas como Português, História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Na graduação, as carreiras exploram em detalhes cada um desses conceitos, considerando a sua aplicabilidade e função social.

Por exemplo, a administração gere os recursos humanos enquanto a psicologia compreende indivíduos de modo a auxiliar o desenvolvimento pessoal e comportamental. E assim por diante…

A seguir, vamos entrar em detalhes sobre como funciona cada uma das áreas para você conectar-se e entender se faz sentido ou não para suas pretensões pessoais e profissionais.

Administração

Como mencionado, essa é a área da ciência responsável por gerir os recursos
humanos e os materiais, criando uma relação entre ambos onde exista otimização de tempo e aumento dos lucros. Na prática, existem quatro funções administrativas: planejar, organizar, dirigir e controlar.

Em outras palavras, a função do administrador é aplicar um conjunto de princípios, práticas e técnicas para conduzir a ação de um grupo de indivíduos, com a finalidade de se chegar a um determinado resultado.

Psicologia

Como dissemos anteriormente, a psicologia analisa os indivíduos a fim de solucionar problemas relacionados ao comportamento. Assim, suas principais atividades envolvem analisar as ideias, valores e emoções para identificar padrões de comportamento através da observação e interação direta com os pacientes.

Direito

A aplicação e o cumprimento das normas jurídicas é uma das funções sociais do Direito. Isso para que haja organização e um bom relacionamento entre os grupos e indivíduos da sociedade.

Para conseguir exercer plenamente a sua função, o Direito oferece contato com matérias como Sociologia, Economia e Teoria do Estado. Depois, aprofunda-se em matérias mais específicas como Direito Civil, Direito Penal e Direito Comercial.

Arquitetura e Urbanismo

Uma pessoa formada em Arquitetura e Urbanismo atua essencialmente em etos de construções e reformas de edificações dos mais variados tipos. Além disso, possui outras atuações com na preservação e restauração de patrimônio histórico.

Por conta desse contexto, essa profissão utiliza História da Arte e Sociologia para entender a estética e a funcionalidade dos ambientes. Assim, mesmo mexendo com números e cálculos, é considerada uma matéria essencialmente de humanas.

Pedagogia

Profissionais que atuam na educação infantil, com o intuito de oferecer suporte pedagógico, como direção, supervisão e orientação educacional são formados em Pedagogia.

Lecionar por sua essência é considerada uma das mais puras carreiras na área de humanas, porque o professor é responsável por guiar o aluno no processo de aprendizagem e impacta diretamente na sua construção como ser humano.

Comunicação social

Pessoas se comunicam e o estudo das linguagem pertence a área de Humanas desde os tempos áureos. Dessa maneira, a carreira de comunicação social é notória por estudar os processos de comunicação e como a informação é transmitida, percebida e compreendida pelas pessoas.

Em outras palavras, lidam com as linguagens e a maneira como os indivíduos se comunicam A profissão em Comunicação Social abrange vários campos de atuação e várias habilitações em cursos de graduação como jornalismo, relações públicas e publicidade/propaganda.
Agora, você está por dentro de algumas das subáreas encontradas dentro da Ciências Humanas. Se você possui aptidão para algumas dessas vertentes, não deixe de ir mais a fundo para entender cada uma das áreas!

O que achou dessas orientações? Aqui, no blog da Unicep, você encontra dicas e informações para aumentar sua empregabilidade, reconhecimento e outras dicas. Explore e conheça nossos cursos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *