Conheça as principais áreas de atuação do curso de administração

Vamos mostrar quais são as principais áreas de atuação para quem fez o curso de administração e ainda quais estão em alta no mercado. Acompanhe!

Escolher um curso de graduação sempre é uma tarefa difícil, principalmente por ser uma escolha a longo prazo. E, justamente por essa razão, o curso de administração destaca-se por ser uma carreira mais abrangente, com um amplo leque de áreas para atuação.

Isso faz com que essa faculdade seja a melhor alternativa possível para quem possui um perfil maleável, diversificado e preza por ter diversas possibilidades para escolher. Realmente, as vertentes da administração atuam em muitas frentes e sempre existe uma que adéqua-se ao perfil de quem ingressa.

Por isso, aqui nesse texto, vamos mostrar quais são as principais áreas de atuação para quem pretende seguir a carreira de administração. Também fizemos um recorte daquelas que estão em alta no mercado.

Dessa forma, você terá mais informações de onde concentrar seus esforços e estudos e como especializar-se em algumas das opções a seguir, para assim, sobressair-se como profissional. Vamos lá!

Principais áreas de atuação do curso de administração

Recursos Humanos

A área de recursos humanos mudou bastante nos últimos anos e agora conta com desafios interessantes como a diminuição da rotatividade dos colaboradores, retenção de talentos e uma gestão centrada em pessoas. Por isso, é um dos segmentos mais promissores para quem termina a faculdade de administração. Dentre as funções, destacam-se criar políticas de cargos, planos de carreiras, benefícios, estratégias de engajamento e estruturação de treinamentos.

Administração Financeira

Gerenciar o departamento financeiro de uma empresa é uma das funções que o administrador pode ocupar no meio corporativo. Dentro dessa área, a pessoa pode tanto cuidar da gestão dos recursos disponíveis, como das projeções financeiras, do planejamento estratégico além de efetuar outras análises de mercado como capital, câmbio, crédito, risco e controladoria.

Logística

A supply chain absorve as pessoas formadas em administração devido a sua crescente importância dentro da corporação e a expansão do segmento nos últimos anos. Dentre as funções de um administrador que resolve seguir por esse caminho está gerenciar a cadeia de ponta a ponta, desde a aquisição da matéria-prima, passando pela estocagem e terminando na distribuição. Para isso, leva em conta fatores como transporte, canais de distribuição e, dependendo do setor, até mesmo condições de clima e tempo.

Gestão Estratégica

O administrador pode exercer o papel de gestor estratégico e identificar pontos a melhorar e oportunidades. Dentre as atribuições desse profissional está pensar em todo o contexto da empresa e elaborar planos de ação bem detalhados a fim de atingir as metas propostas. Isso inclui decisões que envolvam projetos de melhoria, como responsabilidade social, ética empresarial e governança corporativa.

Administração de Produção e Operações

Como dissemos acima, o administrador pode gerenciar a cadeia logística de uma empresa, como também, garantir que todas as engrenagens funcionem com qualidade e eficiência. Para isso assegurar a eficiência da cadeia produtiva é uma das principais funções de quem segue pelo ramo de administração de produção e operações.

Além disso, o profissional será responsável por pesquisar novos produtos, serviços ou processos para ajudar na execução. Isso inclui garantir que os insumos ou ferramentas sejam adequadamente disponibilizados além de assegurar de que o resultado final esteja dentro dos parâmetros exigidos.

Marketing

Poucas pessoas têm a consciência de que o marketing é uma das áreas de atuação dos administradores. É uma das carreiras que trabalha lado a lado com vendas e, por isso, demanda planejamento estratégico, da análise de métricas e de mercado. São nesses setores que os profissionais de administração se destacam.

Uma das atividades de quem escolhe seguir por essa área está na montagem dos objetivos a serem alcançados e a avaliação do projeto durante sua vigência. Fora isso, ainda está dentro do escopo de trabalho definir o público-alvo e pensar em como gerar uma imagem positiva da empresa diante do mercado.

Consultoria

Essa não é muito bem uma área, e sim, uma alternativa de atuação. Trabalhar com consultoria significa encontrar mecanismos para maximizar os resultados, tornando a empresa mais rentável. Como dissemos em todos os itens, uma das funções dos consultores é justamente pensar no planejamento estratégico de uma corporação, comprometendo-se a analisar os processos em execução na instituição, fazer diagnósticos e apresentar melhorias.

Além das áreas listadas aqui, ainda existem alguns setores com demandas bem específicas. Um administrador pode gerenciar desde um time de futebol até um hospital, por exemplo. Assim, para finalizar, vale ressaltar que quem escolher o curso de administração precisa ter em mente de que tem a sua frente um amplo leque de possibilidades no mercado de trabalho. E isso pode representar uma vantagem e tanto em relação a outras carreiras.

Gostou desse texto sobre as principais áreas de atuação do curso de administração? Que tal comentar e começar a acompanhar o blog da Unicep! Continue conosco!