Conheça algumas dicas para montar um CURRÍCULO de sucesso

Conheça algumas dicas para montar um CURRÍCULO de sucesso

O currículo funciona para o trabalhador como um cartão de apresentação. É através dele que você conta para os possíveis contratantes exatamente quem é você, quais suas experiências e qualificações, dentre outras informações.

Essa apresentação é extremamente valiosa, afinal, você pode até ter uma boa postura pessoalmente, mas a primeira impressão marca muito e é exatamente esse o papel do currículo. Você quer impressionar, chamar atenção, mas para conseguir isso, é preciso seguir alguns passos, que iremos te passar.

Mantenha as informações pessoais claras e objetivas

As informações devem estar presentes no seu currículo, de forma simples e objetiva, para que o contratante possa te avaliar rapidamente e descobrir como contatá-lo. Nesse caso, informe seu nome e endereço completos, bem como telefones e endereço eletrônico.

Não deixe faltar também a sua nacionalidade, sua idade, estado civil e número de filhos, se os tiver. Essas informações básicas descrevem o seu perfil pessoal.

Para descrever o seu perfil profissional, liste suas experiências mais recentes. Apesar que todas são válidas afinal, todo trabalho denota níveis de responsabilidade, postura e experiência. Essas serão informações importantes para o seu entrevistador, para ele traçar um comparativo entre os candidatos.

Cuide do design de seu currículo

O design do seu currículo diz muito de você também, se o seu currículo está organizado, bem estruturado e até desenvolvido de forma criativa.

Tudo isso conta e você deve estar atento. Existem vários tipos de estruturas para se seguir e cada uma delas tem uma função.

  • Currículo Cronológico: Simples e objetivo, esse currículo organiza as informações em ordem cronológica, da mais antiga até a mais recente.
  • Currículo Funcional: Separa o currículo em seções, destacando as informações por temas, como por exemplo, dados pessoais, experiências, formação. Dessa maneira o entrevistador pode analisar mais rapidamente as informações que ele julga importante. 
  • Currículo Combinado: É a mescla dos dois currículos acima, separando as informações em ordem cronológica e em tópicos. O entrevistador tem facilidade para encontrar os pontos que devem ser considerados e as informações ainda estão organizadas na ordem do mais antigo para o mais novo.

Caso você tenha dificuldade para montar seu currículo, disponibilizamos aqui um modelo para você baixar, basta completar os campos em “branco” com as suas informações.

Sites para ajudar na construção do currículo

Mesmo que você saiba agora quais são os tipos de currículos existentes, você ainda pode sentir dificuldade para montar um. Porém, isso não é um problema, afinal, existem sites gratuitos prontos para orientá-los nesse momento:

  • ResumUP: para usar esse site, basta conectar com sua conta de Facebook ou LinkedIn. A plataforma cria uma linha do tempo, com gráficos, informando suas habilidades, experiências. O currículo fica fácil de analisar e divertido, te dando a chance de compartilhá-lo ou até enviar por e-mail.
  • TopCV: com esse site você consegue montar seu currículo de forma eficiente e muito rapidamente, já que ele oferece modelos básicos e predeterminados para que você apenas preencha com suas informações pessoais. O site é gratuito. 
  • Visualize.me: Considerada uma das melhores plataformas. Você pode de forma gratuita acessar suas informações do LinkedIn e de maneira criativa e atrativa mostrá-las através de gráficos e infográficos. Plataforma gratuita também.

Fora esses sites, existem outros vários à sua disposição para ajudá-lo, com inúmeros modelos prontos para serem baixados e preenchidos.

O que devo evitar de colocar no currículo?

Essa é uma dúvida bastante comum, que acaba por separar quem será chamado para as entrevistas e quem será dispensado sem nem ser chamado. Isso é resultado de quem realmente se empenhou para montar um bom currículo e quem apenas “enfiou” neles as informações.

Evite falar sobre trabalhos extras que não sejam ligados à sua área de formação ou a área que você esteja almejando. É melhor quando você mostra para o contratante, que já possui uma certa experiência ou conhecimento na área de interesse.

Notas acadêmicas não são importantes ou determinantes. Não tente se destacar utilizando suas notas da faculdade, a não ser que solicitem seu histórico escolar.

Informações muito pessoais e sem relevância para sua contratação também devem ser evitadas. Hobbies até podem ser considerados apenas se ele possuir ligação com a área de interesse.

Expectativas salariais também podem ser evitadas. já que isso será um assunto a ser discutido entre você e o contratante na fase posterior da contratação, ou entrevista. Informar sua pretensão logo no currículo pode causar um impacto negativo.

Dicas finais

Para montar um currículo de sucesso basta seguir uma estrutura simples e predefinida. Existe um número muito grande de plataformas prontas para te ajudar, assim como existem modelos prontos para serem baixados. Escolha o mais adequado ao seu perfil.

Não se esqueça de reforçar seus pontos fortes e suas qualidades de forma concisa. Independente de qual modelo você opte por utilizar, encontre sempre um lugar de destaque para as suas melhores qualidades.

Idioma: essa é uma das informações importantes, que se deve valorizar, nos tempos globalizados de hoje, quem possui inglês fluente ou até mesmo intermediário, já pode sair na frente, se destacar em comparação aos demais candidatos.

Cursos extras: informe também os cursos extracurriculares que por ventura tenha feito: vale os cursos de informática, outros idiomas, etc.

Conclusão

Tudo que você precisa para se destacar desde o processo de construção do currículo está aqui. Se informe, procure as plataformas e crie o currículo mais criativo e objetivo que conseguir.

O segundo passo é entregar: seja por meio físico ou digital! 🙂

Acredite, com um currículo diferenciado, você certamente será chamado para entrevistas e aí será um novo momento e uma nova preparação.

Agora que está com um currículo turbinado, que tal entender um pouco mais sobre a relação faculdade particular e empregabilidade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *