Conheça 5 filmes sobre MATEMÁTICA para estudar de maneira divertida

Realmente não é todo mundo que gosta de matemática. E isso vem desde o início, lá quando você tava aprendendo tabuada.

Depois chegou a vez dos teoremas, encontrar o “X”, o “Y”, calcular raiz quadrada, área, comprimento, volume, realmente complicado.

Mas não é preciso ficar relembrando esse passado que causou angústia em tanta gente, até porque, a matemática pode ser bem mais divertida do que parece.

Exatamente! A matemática está presente em tudo nas nossas vidas, mesmo que a gente não perceba.

Até nos bons filmes, como você pode conferir na lista abaixo.

Você verá que alguns abordam a matemática de uma maneira bem divertida , outros de uma maneira prá lá de fascinante.

Duvido que você não curta a matemática depois de assistir alguns deles, preparado? Vamos à eles:

1. Estrelas Além do Tempo

Baseado em fatos reais, a história desse filme carrega o peso do preconceito em uma época complicada dos Estados Unidos.

A década é de 1960, o preconceito racial é algo extremamente presente na vida dos negros e faz grande parte da trama desse filme.

Três mulheres negras, funcionárias da NASA, no auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, provam que são os elementos cruciais para garantir a vitória norte americana.

Contudo, superaram tudo e todos e usando a mais fina matemática, acabam se tornando verdadeiras heroínas da nação.

2. Quebrando a Banca

Esse filme conta a história de um estudante de uma grande universidade.

Gênio da matemática, com problemas financeiros, resolve utilizar de seus conhecimentos para criar uma fórmula imbatível de ganhar no blackjack, um jogo de cartas, com o objetivo de ganhar muito dinheiro.

Esse jovem acaba recebendo o convite de um professor de matemática, para que ele se juntasse a um grupo de universitários, que iriam para Las Vegas, competir.

Chegando lá, o grupo articula as fórmulas que criaram, que os tornariam imbatíveis no jogo.

3. Uma Mente Brilhante

Esse filme conta a história de John Nash, um matemático que venceu o prêmio Nobel de economia em 1994.

Trata-se de uma histórica verídica e o filme mostra que John já era reconhecido como um grande matemático aos 21 anos, após formular um teorema que provou sua genialidade.

Além de trabalhar para o Governo, deu aula em grandes faculdades. Porém, muito jovem foi diagnosticado com esquizofrenia.

Acabou desenvolvendo vários trabalhos em meio às crises e internações.

O filme retrata com maestria, o paralelo entre a mente brilhante de um matemático e a mente de um esquizofrênico.

4. O Jogo da Imitação

Mais um filme extraordinário, que retrata uma história baseada em fatos reais.

Dessa vez contando sobre Alan Turing, um matemático brilhante que garantiu a vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial.

Esse outro gênio da matemática conseguiu desvendar os códigos da Máquina Enigma, utilizada pelos alemães para compartilhar informações sigilosas da Guerra.

Mas, apesar de Alan Turing conseguir decifrar essas mensagens, nem tudo lhe foi glória, já que era homossexual.

Dessa forma o filme aborda além da importância da matemática naquele momento de guerra, a discriminação e o preconceito da época.

5. X + Y

Nathan é o personagem principal desse filme. Jovem e com dificuldades de se relacionar com pessoas, diferente da forma como ele se relaciona com os números.

Certo dia, Nathan conhece um professor, com uma metodologia nada convencional.

Acontece que esse garoto introspectivo, com toda a sua dificuldade de se relacionar, acaba envolvido com esse professor “meio diferente”.

Cria-se então uma amizade incomum e isso faz cada vez mais, por aumentar o interesse de Nathan pela matemática.

Como resultado, o professor acaba levando o garoto para representar a Grã-Bretanha, na Olimpíada Internacional de Matemática e lá ele prova sua genialidade.

Esses filmes trazem a matemática de uma forma tão fascinante, intensa e divertida que até as pessoas com menos gosto por essa matéria acabam gostando.

Tudo bem se você não curte matemática, mas com tanto filme bom você até que podia dar uma chance pra ela, né?

Se no seu caso você precisa estudar matemática, aprenda com os personagens desses filmes que a matemática pode ser sua aliada e que a complicação pode estar no seu sentimento de bloqueio e não na sua capacidade.

Entenda suas motivações, queira aprender e saber tanto quanto eles.

Você pode até não ser um gênio da matemática, mas com certeza se sentirá mais motivado depois de assistir algum desses filmes.

Prontos para responder a tabuada? Aprenda agora “como ir bem no vestibular sem precisar de cursinho”.