Confira o passo a passo do que fazer no dia do Enem

Confira o passo a passo do que fazer no dia do Enem

Finalmente chegou o dia do Enem! Separamos um passo a passo do que fazer e como preparar-se para realizar uma prova tranquila.

Chegou o dia mais esperado do ano, a prova do Enem. Normal estar com os nervos à flor da pele, cabeça a mil, sentir nervosismo e suar frio. Essa ansiedade antes de um evento importante faz parte da experiência humana. Todos nós passamos por isso em algum instante da vida.

Uma das maneiras de passar por esse momento é programar-se. Seguir uma lista ou um passo a passo é uma maneira inteligente de preparar-se adequadamente, sem estresse. O importante é respirar fundo, focar no presente e ter paciência consigo mesmo.

No final, ir bem em uma prova vai além dos conhecimentos técnicos, envolve controle emocional. Os aprendizados de passar por uma provação são para a vida inteira. Por isso, separamos um guia prático de como preparar-se no dia do Enem. Acompanhe!

Passo a passo do que fazer no dia do ENEM

Pode ser difícil, mas é fundamental tentar dormir bem na noite anterior. O que acha de fazer uma atividade física intensa, tomar um banho relaxante, fazer uma meditação e tentar relaxar? Uma noite de sono restauradora faz toda a diferença na concentração da prova e na resolução dos exercícios.

Mas, lembre-se de não dormir demais, perder a hora e entrar nos memes dos atrasados do ENEM!

1) Deixe seus documentos separados com antecedência

Dito isso, outra dica importante é separar os documentos, assim como os pertences necessários, no dia anterior. Entre no site do Enem, verifique a lista do que levar e deixe preparado para apenas pegar e sair na hora. E confira duas vezes, o famoso double check.

3) Faça refeições leves

Uma salada, uma sopa, vitamina, uma comida leve e natural são indicadas para antes da prova. Nada que pese no estômago, cause sonolência ou ajude a piorar a sua ansiedade. Além disso, separe uns lanchinhos para comer durante a aplicação e uma garrafinha de água.

4) Se precisar, converse com um professor ou amigo

Colocar para fora ajuda a controlar a ansiedade. Exercite o poder da fala! Se algo estiver incomodando, desabafe com um amigo, colega, com a sua família e até com o seu professor. Compartilhar ajuda a passar pela experiência!

5) Chegue ao local de prova com antecedência

Atrasar causa ansiedade e concentração é o que você precisa para se sair bem. Assim, planeje-se para sair de casa pelo menos uma hora antes. Dependendo de onde for sua prova, leve em consideração o trânsito e imprevistos pelo caminho.

6) Entre na sala de aplicação da prova com antecedência

Ao chegar no lugar da prova, ambiente-se com o lugar, procure sua sala com calma e fique preparado para quando começar a prova. Familiarizar-se com o ambiente é uma maneira de acalmar-se antes de começar a execução do exame.

7) Leia todas as instruções com atenção

Provas como a do ENEM possuem pegadinhas para verificar se a pessoa está ou não prestando atenção. Por isso, leia as questões com cuidado e não descuide do tempo. Foque no seu objetivo que tudo vai dar certo. E caso sinta-se ansioso no meio da prova, respire fundo e foque no presente.

8) Para finalizar, o último passo: lembre-se que você é incrível!

Recordar-se do seu potencial, constantemente, ajuda a acalmar-se e a focar no seu objetivo. Isso é fundamental para alcançar o sucesso em qualquer setor da sua vida. Respire fundo, confie em você e boa prova!

O que achou dessas orientações? Aqui, no blog da Unicep, você encontra dicas e informações para aumentar sua empregabilidade, reconhecimento e outras dicas. Explore!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *