Confira 4 dicas para estudar química para vestibular

Confira 4 dicas para estudar química para vestibular

Estudar química para vestibular pode ser difícil mas não é o fim do mundo. Conheça aqui algumas dicas para facilitar seu aprendizado

Além de lidar com todos entraves da fase de prestar vestibular, como a pressão dos pais, o estudante precisa ter resiliência e muita força de vontade para estudar alguns temas específicos.

Nem todo mundo possui aptidão para todas as matérias e isso é normal. Afinal o ser humano é diverso e conta com diferentes tipos de inteligência. Normalmente, a química para vestibular desponta como uma das matérias que desperta dúvida.

Muita gente tem vontade de chorar assim que se depara com uma fórmula e entra em desespero ao tentar resolver os exercícios. Por outro lado, existem pessoas que até gostam, mas sentem que poderiam aumentar o desempenho.

Independentemente do seu perfil, aqui nesse post vamos mostrar como estudar química para vestibular através de dicas fáceis e simples! Vamos lá!

Dicas para estudar química para vestibular

1) Mesmo não gostando, entenda

O conceito pode detrás da química é simples: é o estudo científico das propriedades da matéria e das leis que a regem. Tenha em mente de que não é um bicho de sete cabeças e de que você consegue entendê-la SIM.

Nada é impossível de entender. Deixe o ranço de lado, abra-se a compreender os fundamentos e enxergar a beleza por detrás da ciência. A química não é uma matéria subjetiva, você consegue visualizar, na prática, muito do que se aprende em sala de aula.

2) Relacione com o dia a dia

Pois é, assim como dissemos no item anterior, química está em tudo do nosso dia a dia. Uma das melhores dicas para estudar essa ciência está em relacionar com atividades do cotidiano.

Por exemplo, na hora de fazer o café pela manhã ou quando coloca chocolate em pó no leite, quando coloca sal na comida… Tudo isso é pura química. Relacionar a teoria com a prática é uma boa maneira de aproximar o conhecimento da realidade. E validá-lo.

3) Estude também a teoria, não só exercícios

Entendendo como a química ajuda o seu dia a dia e de tantas outras pessoas, é mais fácil encontrar motivação para ver utilizada na teoria. Como dissemos no primeiro item, entenda a química.

Ou seja, estude a teoria e saia da mecânica de fazer exercícios a exaustão. Concentre-se em entender o conceito, os princípios e a beleza por detrás da química. Isso vai te mostrar novas formas de aprendê-la.

4) Pratique muito!

Ao desmistificar a química e dar valor ao seu aprendizado, você já tem tudo para brilhar. Agora, hora de arregaçar as mangas e colocar em prática os conhecimentos.

Faça exercícios, faça simulados. Explore novas formas de aprendizado. Ouça podcasts, assista canais no YouTube, participe de grupos de estudos ou fóruns. Pense fora da caixa.

Conclusão: respeite seu próprio tempo

Como quinta e última dica, respeite seu tempo. É importante que você estude o conteúdo após a aula para evitar a curva de esquecimento. Dá para fazer isso relendo a matéria e resolvendo os exercícios da apostila.

Caso você esteja muito atrasado, concentre-se em determinada aula e realmente a entenda, retome o plano de estudos aos poucos. A lógica é de que é melhor entender bem um assunto do que entender quase nada de vários.

Muito importante: não se desespere. Com calma, é possível superar qualquer obstáculo na vida. Afinal de contas, é apenas química para vestibular e não vai ser uma matéria que vai te impedir, não é mesmo?

Gostou dessas dicas? Aqui no blog da Unicep você encontra dicas de como entrar na faculdade e como ir bem nessa nova fase, por exemplo, como os podcasts podem te ajudar. Explore!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *