Frequentemente nos deparamos com a necessidade de escrever um texto. Seja uma redação escolar/acadêmica, e-mails, cartas, entre tantos outros tipos de textos. Sendo assim, é importante compreender a importância dos conectivos para redação.
Esses recursos linguísticos tornam o texto mais fluido. Portanto, você conseguirá dar maior volume de riqueza e tornar o texto mais agradável para a leitura. Além disso, os conectivos são de suma importância para estabelecer uma comunicação mais ativa na sua escrita. Eles são tão importantes quanto uma pontuação correta.
Com eles, você conseguirá estruturar a redação com maior facilidade, agregando e desenvolvendo o conteúdo com excelência! Sendo assim, entenda mais sobre os conectivos para redação!
O que são os conectivos?
Conectivos são palavras que ligam dois elementos de uma frase, ou duas frases distintas entre si. Às vezes são chamadas de “palavras de ligação” porque ligam dois elementos de um texto. Seu objetivo é tornar o texto mais inteligível, no contexto de um argumento, por exemplo, e tornar a leitura mais fluída.
Os conectivos para redação podem ser de diferentes tipos: advérbios, conjunções coordenativas ou subordinativas. Por exemplo, “e” é o conector mais usado na língua portuguesa.
Eles às vezes introduzem uma subordinação de um elemento da frase com outro (oração principal/oração subordinada). Geralmente são classificados em diferentes categorias de acordo com o tipo de relacionamento que exercem.
Finalmente, às vezes a ausência de um conector também é uma forma implícita de vincular dois elementos de uma declaração. Devemos então procurar pistas na pontuação (usamos frequentemente os dois pontos para introduzir uma citação ou um exemplo, podemos acrescentar detalhes, como estamos fazendo no momento, entre parênteses, etc.) ou na organização do texto em parágrafos.
Principais tipos de conectivos para redação
Agora que você entendeu um pouco mais sobre a definição de conectivos, vamos analisar os principais tipos e suas respectivas funções.
Soma/adição
Estes conectivos são utilizados para continuação ou para adicionar algo ao que foi dito anteriormente no texto. Os mais comuns são:
- E
- Mais
- Especialmente
- Então
- Além
- Assim como
- Também
- Então
- Ademais
Alternância
Os conectivos de alternância são utilizados para expressar ideias alternadas ao longo da sentença. Os principais são:
- Ou
- Quer
- Talvez
- Já
- Seja
- Não/nem
Contraposição
Quando uma ideia é estabelecida no texto, mas se faz necessário contrapor, você pode utilizar os seguintes conectivos:
- Ainda que
- Apesar de que
- Porém
- Entretanto
- Embora
- Mas
- Mesmo quando
Comparação
Para realizar uma comparação no seu texto e torná-lo mais fluído, os conectivos para redação mais comuns de são:
- Bem como
- Da mesma forma
- Igualmente
- Tal qual
- Mais que
- Do que
- Menos que
Explicação
Conectivos para estabelecer maior explicação sobre a sentença, são:
- Em virtude de
- Uma vez que
- Já que
- Assim
- Pois
- Por causa de
- Por isso
- Porquanto
- Por conseguinte
- De tal forma que
- Porque
- Que
- Visto que
Finalidade
Conectivos de finalidade estabelecem um propósito a ser definido ou utilizado:
- Ao propósito
- Com a intenção de
- A fim de
- Com a finalidade de
- Para que
- Com o objetivo de
Exemplificação
Para dar mais fluidez a seus exemplos durante uma redação, utilize os conectivos mais comuns:
- Isto é
- Só para ilustrar
- Só para exemplificar
- Aliás
- Ou seja
- Por exemplo
- Em outras palavras
- Quer dizer
Conclusão
Para concluir uma frase ou utilizar para o fim da sua redação, os principais conectivos são:
- Conclui-se
- Desse modo
- Dessa forma
- Diante disso
- Diante do exposto
- Em síntese
Dicas de como utilizar conectivos para redação
Além da simplicidade do discurso que o uso de conectivos para redação permite, eles contribuem para a criação de uma construção argumentativa estruturada e coerente, próprias de um bom texto. No entanto, é importante utilizá-los com sabedoria. Confira algumas dicas.
Evite exageros
Conectivos são ótimos para o desenvolvimento do texto, mas também não exagere! Caso contrário, seu discurso rapidamente soará hiper artificial ao ouvido. É aconselhável que você use em média uma a cada 3 ou 4 frases, não mais. Caso contrário, o texto poderá perder seu sentido original e tornar a leitura cansativa e pouco interessante.
Use para dar efeito no texto/na leitura
Conectivos garantem uma leitura suave de um texto, ligando as diferentes partes ou ideias presentes. Eles permitem que o leitor entenda o raciocínio e o argumento do autor. Assim, o efeito da leitura e a compreensão do mesmo se torna mais fácil e agradável.
Existem muitos conectivos e é importante escolhê-los bem, a fim de apoiar suas palavras. Dependendo do tópico que deseja introduzir, utilize com cuidado para que não haja falta de coerência e coesão na sua frase e, por consequência, no texto inteiro.
Todas as funções dos conectivos estão inclusas no próprio texto em si. Sendo assim, é importante manter a coerência para não haver desconexão de ideias ou um desequilíbrio na redação.
Atente-se ao sentido dos conectivos nas frases
Conectivos servem para articular suas ideias, construir seu argumento ou qualificar suas observações. O papel deles é tornar seu texto ou apresentação mais fluido e organizado.
- Conectivos criam relações de significado entre cláusulas ou sentenças.
- Eles organizam um texto e servem para articular ideias.
- Eles marcam as relações entre as ideias e a pessoa que escreve.
Sendo assim, é de suma importância ficar atento ao sentido dos conectivos para que o raciocínio seja bem elaborado. Caso contrário, o texto pode perder seu efeito e coerência rapidamente.
Preste atenção aos conectivos nas revisões
Ao revisar sua redação, procure observar se os conectivos são adequados à frase que você escreveu. Além disso, você pode adicionar conectivos durante a revisão. Muitas vezes, reler o texto escrito permite que se realizem algumas alterações, adicionando ou alterando os conectivos para dar mais ênfase à sentença.
Além disso, é sempre aconselhável revisar qualquer texto antes de uma entrega ou publicação, independentemente se você for analisar apenas os conectivos ou dar mais atenção a partes específicas do discurso.
Conclusão
Conectivos para redação são palavras-ferramentas usadas para indicar a lógica do raciocínio. Eles tornam possível ligar eventos ou ideias entre si, estabelecendo relações lógicas entre eles (causa, consequência, objetivo, oposição, etc.).
Da mesma forma, qual é o papel dos conectivos?
Conectivos são usados para estabelecer relações entre duas ideias, dois fatos e expressar causa, consequência, oposição, etc. conectivos que expressam a causa: porque, de fato, porque, pois, como. Conectivos que expressam a consequência: portanto, assim, portanto, de modo que, de modo que.
Desta forma, fica mais claro a intenção de utilizar os conectivos na sua redação.
Conectivos são palavras que marcam uma relação de significado entre orações ou entre frases em um texto . Eles desempenham um papel fundamental na organização do texto : eles sublinham suas articulações. Eles marcam as relações estabelecidas entre as ideias pelo falante.
Em resumo:
- Conectivos são palavras que marcam uma relação de significado entre orações, conjuntos de orações ou entre frases em um texto.
- Eles desempenham um papel fundamental na organização do texto: eles sublinham suas articulações.
- Eles marcam as relações estabelecidas pelo locutor entre ideias e eventos.
Ficou claro a ideia dos conectivos para redação? Convidamos você a ler outros textos da Unicep. Desenvolva e aprimore seu conhecimento através dos melhores conteúdos que a Unicep oferece. Venha conhecer um universo de conhecimento com textos produzidos pelos profissionais mais renomados das respectivas áreas!