Concursos públicos para ficar de olho em 2022 e dicas de como se preparar

Sonha em ser servidor público? Confira aqui as dicas para estudo e os concursos públicos mais esperados para 2022!

concursos públicos 

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no Brasil reduziu em 1,5% e, atualmente, estima-se que 11,1% da população economicamente ativa se encontra desocupada.

O Concurso Público é uma das formas do cidadão entrar no mercado de trabalho, por provas ou da combinação de provas e avaliações de títulos, cujo maior peso para classificação e aprovação do candidato é seu nível de conhecimento sobre as matérias determinadas no edital, para exercício da função preterida. 

Muitos órgãos públicos precisam da renovação dos servidores, pois a cada ano, sofrem baixas em razão de aposentadorias, exonerações, e outros tipos de afastamento. 

Deseja seguir uma carreira pública? Então, esse texto foi elaborado para você! Confira os concursos públicos mais aguardados para 2022 e descubra dicas para se preparar e ficar ainda mais próximo de tomar posse do seu cargo! Boa leitura!

 

Pandemia e Concursos Públicos

Durante a Pandemia, muitos concursos foram adiados. Contudo, em alguns casos, houve pausa no processo, sem previsão de novos editais de reabertura. Ainda assim, por causa do elevado número de inscritos nas seleções, candidatos foram prejudicados.

A falta de um consenso entre prefeitos, governadores e presidente da república sobre o decreto de lockdown, resultou uma paralisação desigual no Brasil, já que algumas cidades e estados adotaram o decreto e outras seguiram com suas atividades normalmente. 

Assim, os calendários de concursos sofreram alterações durante os períodos críticos da Pandemia. Entretanto, algumas bancas (instituições responsáveis pelo desenvolvimento das etapas que fazem parte dos processos seletivos públicos), em decisão conjunta com o órgão público solicitante, mantiveram a aplicação dos exames.

A alternativa encontrada foi alterar somente o local de prova dos candidatos residentes em regiões onde o lockdown estava decretado. Tal situação levou a pedidos de suspensão dos concursos, ajuizados pelo Ministério Público Federal, não obtendo deferimento pelo Tribunal Regional Federal. 

Assim, os concursos da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal, com aplicação de prova em 2021, obtiveram altos índices de falta, alcançando respectivamente, 32,56% e 32,82% de abstenção. 

Os inscritos que não realizaram as provas não puderam se deslocar, pela distância para novos locais de prova estabelecidos, e pelas precárias ações preventivas durante as aplicações.

Em contrapartida houve o lado bom do adiamento de outros concursos, pois os estudantes aproveitaram a extensão do prazo, como uma oportunidade para se prepararem melhor. 

Afinal, só quem passa em concursos públicos, principalmente os de altos salários e concorrência, é quem não desiste mesmo em meio às dificuldades. 

 

O que é concurso público?

Um concurso público é um ato administrativo para provimento de cargo público por nomeação. Em outras palavras, o concurso é o meio pelo qual o candidato aprovado nas provas ou nas provas e títulos, é nomeado para exercer a função do cargo ao qual se candidatou. 

Assim, se torna servidor, pessoa legalmente investida mediante o ato da posse, em cargo público.

O Estatuto do Servidor Público, define e regulamenta as formas de entrada e saída como servidor público de órgão ou autarquia, os direitos e vantagens, o regime disciplinar, o processo administrativo disciplinar instaurado devido a algum desvio de conduta do servidor público, entre outras disposições.

Vale ressaltar que os Estatutos podem ser distintos dependendo de suas esferas –  Federal, Estadual, Municipal ou, ainda, se pertencem a algum tipo de órgão com regimento diferenciado. 

Então, aqui você vai descobrir os concursos nos quais deve ficar atento em 2022!

Prossiga com a leitura!

 

Concursos públicos para ficar de olho em 2022

Todo bom concurseiro deve saber que, anualmente, o governo publica a Lei Orçamentária Anual (LOA). Essa legislação, baseada na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), tem como propósito estimar o orçamento para utilização nas políticas públicas, incluindo para a realização de concursos.

Logo, a LOA é de fundamental importância para o funcionamento da máquina pública, diante da baixa contingência de servidores para atender às necessidades dos órgãos públicos eficientemente, visando entregar o melhor atendimento à sociedade. 

Atualmente, os órgãos abaixo são os que apresentam maior necessidade de contingente. Portanto, como já estão no planejamento do governo, o prazo para ocorrerem é de 6 meses a 1 ano. 

Dentre eles, os mais esperados, são os dos órgãos fiscais, principalmente o da Receita Federal, cujo último concurso ocorreu em 2014. Isso significa que vários concurseiros estão se preparando há anos, e que serão muitas as vagas disponibilizadas no tão aguardado edital. 

Confira alguns dos concursos cujos editais estão mais próximos de sair:

  • Policiais: PC BA, PC RR, PC RO, PC GO;
  • Fiscais: Receita Federal, SEFAZ CE, Sefaz MT, Sefaz AP, ISS Criciúma;
  • Tribunais: TJ MG, TRF3, TRE SP, TRT 4, TRT 22, STJ;
  • Controle: TCE ES, TCE TO, TCE MS;
  • Administrativos: INSS, EMBASA;
  • Carreiras Jurídicas: TRF1, Juiz SC, Juiz PE, MP SE, MP PA, MP RR;

Além desses, há previsão de publicação de edital de outros órgãos. Uma estratégia bastante utilizada pelos candidatos, é a realização de concursos para órgãos do Distrito Federal, já que o salário é maior que o dos outros estados dependendo do cargo. 

Existem fontes, como jornais e sites específicos que estão sempre atualizando os estudantes sobre a situação dos concursos. Então, fique atento e acompanhe diariamente as notícias, para não perder as datas das inscrições.

 

Dicas para estudar para concursos públicos

Independentemente de você ser um iniciante no mundo dos concursos, ou um concurseiro mais experiente, as principais dicas são: não desista, não perca o foco nos estudos e mantenha a persistência, a disciplina e o otimismo. 

O concurseiro não pode se deixar levar pela desclassificação ou não aprovação após 1, 2, 3 ou mais anos de estudo. O número de pessoas que estuda para concursos é enorme, e a relação candidato-vaga dos concursos mais bem remunerados pode ser assustadora.

Contudo, tenha em mente que o seu maior concorrente é você mesmo. Manter uma rotina diária de estudos, fazer planejamentos e metas para término e revisão dos conteúdos e, principalmente, realizar o maior número de questões possíveis, são estratégias de estudos comprovadamente eficientes. 

Provavelmente, você se afastará dos amigos, não poderá ter uma rotina de lazer como antes, mas vale o esforço.

 

Conteúdos mais cobrados em concursos públicos

Para todo e qualquer concurso, você precisará estudar as seguintes matérias:

  • Língua portuguesa
  • Redação
  • Matemática/raciocínio lógico
  • Direito administrativo e constitucional
  • Informática
  • Estatuto do Servidor Público
  • Ética e Cidadania

Então, aqui vai uma dica extra: mesmo se você não tiver certeza de qual concurso fazer, foque nessas matérias enquanto não se decide. Assim, você constrói uma base sólida sobre a qual poderá planejar seu cronograma de estudos de acordo com o cargo ou área que decidir posteriormente.

Se você já estuda ou mesmo se está começando agora na trajetória dos concursos públicos, seguem algumas dicas interessantes e indispensáveis para o concurseiro, do blog da UNICEP:

Como prevenir a ansiedade

Como ler mais rápido

Exercícios de Concentração

Mapas mentais: como fazer

 

Explore nosso blog e acompanhe as nossas orientações e dicas para carreiras públicas ou privadas! Seu futuro começa aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *