Comportamento nas redes sociais x vida profissional

Comportamento nas redes sociais x vida profissional

Você sabia que suas atitudes online podem impactar sua vida offline? Veja aqui como o seu comportamento nas redes sociais podem afetar sua carreira!

Sua imagem pessoal e profissional é formada por um conjunto de características que representam como você é percebido pelas outras pessoas. Elas se complementam e possuem relação direta com as oportunidades que se apresentam à sua carreira.

Sempre que você interage em uma circunstância específica,  imprime um valor e deixa um registro da sua reputação no mercado de trabalho. Assim, você pode se dedicar a estabelecer o retrato do profissional ideal, contudo, basta uma atitude impensada nas redes sociais para manchar sua imagem. 

Seja uma piada de mau gosto, uma foto polêmica ou uma opinião controversa, suas postagens na internet podem ter um resultado muito negativo, portanto, todo cuidado é pouco! 

Neste texto, você irá descobrir como o seu comportamento online pode afetar sua vida profissional. Vamos conferir?

A relação: redes sociais x mercado de trabalho

O conteúdo que você publica ou compartilha nas redes sociais é uma extensão de seus valores e preferências. Atualmente, os recrutadores consideram  possível traçar o perfil comportamental de uma pessoa a partir da análise de seu posicionamento online, o que pode ser decisivo no momento da contratação.

As empresas também estão cada vez mais atentas à conduta de seus colaboradores no ambiente virtual. Como a linha que separa o público do privado é cada vez mais tênue, existe uma preocupação real em ter a marca da organização associada a atitudes negativas dos funcionários na internet.

Essa observância não se restringe apenas a comportamentos repreensíveis, como uso excessivo de álcool ou drogas compartilhados nas redes, mas, até mesmo uma curtida em uma postagem controversa ou uma foto consumindo um produto de um concorrente direto do seu empregador.

Imagina deixar de conquistar a sua vaga dos sonhos por algo que você compartilhou impulsivamente? 

Para evitar esses problemas, levantamos quais os principais aspectos que você deve se atentar em suas postagens nas redes sociais. Confira a seguir.

Quais são as redes sociais que os recrutadores mais observam e o que eles procuram?

redes sociais que os recrutadores mais olham

Se engana quem acredita que recrutadores só estão de olho no LinkedIn dos candidatos, pois, eles investigam também outras redes sociais para identificar suas preferências, padrões de comportamento e valores – e em muitos casos isso é usado como critério para definir a contratação.

Veja a seguir quais são as principais redes observadas na hora de selecionar um futuro colaborador e quais podem ter maior peso na sua avaliação profissional.

LinkedIn

Claro que o LinkedIn seria o primeiro na nossa lista, afinal, ele é conhecido como a rede social corporativa. Nele, são avaliadas as recomendações e competências, além das conexões e tipos de contatos profissionais que o candidato estabelece. 

Como você se porta e se comunica no LinkedIn é importantíssimo! Dedique uma atenção especial na sua apresentação, na descrição das suas habilidades e experiência profissional. Use a plataforma a seu favor e ela lhe renderá bons frutos.

Facebook e Instagram

Os recrutadores e gestores olham atentamente para duas seções de seu perfil no Facebook e Instagram: o “Sobre”, onde estão suas informações pessoais e profissionais, e o álbum de fotos. Um elemento que eles avaliarão é a coerência entre o que você apresentou em seu currículo e aquilo que expõe online.

Revise sempre o que escreveu, para evitar erros grosseiros de ortografia ou gramática. Sua galeria de imagens é um retrato da sua personalidade, evite focar em um único aspecto, como fotos sensuais, de festas, bebidas e noitadas, isso pode ser associado a hábitos que impactam seu rendimento profissional.

Twitter

Nesta rede, os recrutadores costumam verificar quem você está seguindo, pois, isso indica que você valoriza a opinião dessas personalidades. No Twitter, as discussões costumam ser acaloradas e a forma que você responde nessas circunstâncias também pode ser considerada.

Ademais, os recrutadores verificarão se você compartilha informações úteis e relevantes para sua área de especialidade. Nem precisamos falar que “tweets” que contenham preconceito ou intolerância são inadmissíveis, não é!? 

Repense as postagens sobre sentimentos momentâneos. Às vezes, expor uma situação que te incomodou pode parecer imaturidade ou inflexibilidade.

*

Uma boa dose de bom senso ajuda bastante no momento de se posicionar nas redes sociais. Como dissemos, você pode utilizar essas ferramentas a seu favor, fortalecendo sua imagem pessoal e profissional para atrair oportunidades para o seu desenvolvimento e solidificar seu “networking”.

Agora que você já sabe o quão decisivo é o seu comportamento na internet, procure fazer uma análise da forma como você age no ambiente virtual. Promova os aspectos positivos do seu perfil, como trabalhos voluntários, práticas esportivas, hobbies interessantes. Seja curador da sua própria história!

Gostou dessas dicas? Aqui no blog da Unicep você encontra muitas outras orientações para aumentar sua empregabilidade e se tornar um profissional de sucesso. Explore!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *