Competências profissionais: quais são as mais requisitadas e exemplos

Neste artigo, explicaremos o que são competências profissionais. Mostraremos também quais são as mais procuradas pelas organizações e como desenvolvê-las.

Competências profissionais

As competências profissionais se tornaram tão importantes para as empresas quanto às ferramentas tecnológicas. Enquanto as aplicações virtuais conseguem otimizar os resultados, as competências inserem criatividade, empatia e outras características fundamentais para o sucesso das demandas internas – atributos que uma máquina não consegue demonstrar.

Por isso, as competências têm sido encaradas como verdadeiras “moedas de ouro” para as empresas.  Saiba mais nos próximos tópicos!

O que são competências profissionais?

Em resumo, as competências (ou habilidades, qualificações e aptidões) profissionais englobam uma série de conhecimentos, qualidades e habilidades que compõem o perfil de um colaborador. 

Elas podem ser adquiridas no decorrer da carreira profissional (por meio de cursos, treinamentos, graduações ou especializações) ou serem inatas (que fazem parte da personalidade do colaborador. 

Nesse último caso, podemos citar como exemplo as soft skills – também conhecidas como competências comportamentais: facilidade em lidar com pessoas, resiliência, flexibilidade e comprometimento. 

Quais são as competências profissionais mais requisitadas e exigidas?

Atualmente, as empresas buscam por profissionais que reúnam competências profissionais alinhadas com suas culturas e propósitos internos. Porém, existem algumas habilidades que transcendem esses moldes e se tornaram um fator comum entre as organizações. Essas competências tão desejadas podem ser divididas em três categorias: 

Organizacionais

As habilidades organizacionais conseguem impulsionar o sucesso global da empresa. Nesse grupo de competências, estão incluídos: o trabalho em equipe, a visão estratégica e sistêmica. Por meio dessas competências, o colaborador observa com atenção a trajetória interna e a externa do negócio, traçando estratégias inteligentes e alinhadas com esses cenários.

Técnicas

Já as competências técnicas são relacionadas a determinados conhecimentos tecnológicos, linguísticos ou acadêmicos. Por exemplo: manuseio e programação de ferramentas virtuais, facilidade em aprender novos idiomas (poliglota), mestrado em certa área etc. Com a ajuda desse tipo de habilidades, o profissional se torna um especialista muito valorizado na sua área de atuação.

Comportamentais

Como dito no tópico anterior, as competências comportamentais (soft skills) se referem às características inatas de um profissional, como: inteligência emocional, proatividade e autoconfiança. Essas habilidades também podem ser desenvolvidas por meio de treinamentos e especializações. Na prática, as soft skills podem ser alinhadas com cargos internos (liderança, gerência, funções criativas etc.).

Exemplos de competências profissionais

Segundo o estudo “Match perfeito 2.0 – o que buscam os profissionais e recrutadores?”, publicado pela Robert Half, as empresas modernas estão desenvolvendo uma matriz de competências. Isso significa a inserção de habilidades que se adéquem as necessidades atuais de futuras das organizações.

Uma vez feita essa definição, as empresas desenham as suas áreas internas de desenvolvimento. Mas quais competências profissionais fomentam o desenvolvimento das organizações atuais? A seguir, daremos alguns exemplos.

Visão estratégica

Essa habilidade inclui a capacidade de planejar cenários futuros com base na realidade atual da empresa. Dessa forma, é possível traçar metas, estratégias e alcançar os melhores resultados. Nessa era de mudanças constantes e rápidas, a visão estratégica de um colaborador ajuda a empresa a não perder o foco e a competitividade. 

Trabalho em equipe

Profissionais que têm um espírito colaborativo, ou seja, que sabem trabalhar em equipe, conseguem promover a união e elevar o engajamento. Além disso, eles canalizam diferentes habilidades, personalidades e visões em direção de um único objetivo: potencializar os resultados de um projeto. 

Visão sistêmica

Na prática, essa competência pode ser definida como a habilidade de tomar decisões importantes levando em conta avaliações abrangentes sobre: setores, gestores, colaboradores, processos e mercado de atuação. Em outras palavras, o profissional que tem essa habilidade conhece cada parte que compõe a organização.

Conhecimentos em informática

Estamos na era da transformação digital. Sendo assim, os conhecimentos em informática se tornaram uma competência muito importante. Por meio dessa habilidade, o profissional lida bem com novas tecnologias de gestão. Além disso, consegue se adaptar e utilizar as funcionalidades da melhor maneira possível.  

Flexibilidade

Os profissionais flexíveis são aqueles que se adaptam com facilidade a imprevistos, mudanças no cenário empresarial, pressões internas ou externas e outros tipos de desafios. Em pouco tempo, esse tipo de colaborador analisa a nova situação, redefine estratégias e contornar as crises.

Criatividade

Hoje, o mundo corporativo está bem competitivo. Se destaca quem não faz “mais do mesmo”. Isso significa inserir criatividade em processos, produtos, campanhas publicitárias e no clima interno da empresa. Explicando de maneira simples, o profissional criativo e inovador, pensa em soluções diferentes e observa diferentes cenários antes de propor ideias.

Comprometimento 

Essa competência significa seriedade e senso de dever. No dia a dia, um profissional comprometido e pontual, cumpre metas e os horários de trabalho, apresenta resultados e tem consciência das suas responsabilidades. No geral, o colaborador comprometido tende a alcançar a excelência em suas atividades. 

Inteligência emocional 

A habilidade da inteligência emocional é uma das mais desejadas pelas organizações. A razão para essa valorização se deve aos benefícios que gera para a empresa. Um profissional com essa competência consegue sentir, pensar e agir de maneira equilibrada. Não permite que os sentimentos “tropelem” a razão. Normalmente, os que têm essa habilidade bem desenvolvida, são cotados para cargos de liderança.

Como desenvolver competências profissionais

Felizmente, as competências profissionais podem ser desenvolvidas ao longo da carreira empresarial. Entre as principais maneiras de desenvolver essas habilidades, podemos destacar: 

  • Esteja aberto a aprender – é importante aproveitar os treinamentos, palestras, eventos e outras oportunidades de absorver conhecimentos profissionais. Além disso, o profissional deve ficar atento aos feedbacks que recebe. Dessa forma, é possível aprender como desenvolver certas habilidades;
  • Pratique o autoconhecimento – vez por outra, é essencial a autorreflexão. Durante esse processo, o profissional identifica habilidades, fraquezas e pontos a melhorar. O resultado é a melhora do autoconhecimento, ou seja, um reconhecimento do tipo de profissional que realmente é;
  • Construa suas metas – o processo de desenvolvimento de habilidades é pautado em metas de curto, médio e longo prazo. Por exemplo, o profissional pode ter o objetivo de ler sobre uma competência, aplicá-la no setor que trabalha ou realizar um curso que a otimize.

Leia mais conteúdos do blog da Unicep!

Sem dúvidas, as competências profissionais são essenciais para o sucesso das organizações. Isso é ótimo! Afinal, esse cenário gera excelentes oportunidades para os que se preparam e desenvolvem essas habilidades. Sendo assim, investir em adquirir competências é uma estratégia inteligente para os que desejam se destacar no mundo corporativo.

O que achou do nosso artigo? Entendeu o que são e como desenvolver as competências profissionais? Quer continuar bem informado? Então, leia outros artigos valiosos publicados no blog da Unicep!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *