Como ser um bom líder? Confira estas dicas!

Liderar em alto nível significa aliar o bem-estar e o desempenho dos colaboradores no dia a dia no trabalho. No post de hoje, você descobre como ser um bom líder.

Como ser um bom líder

O mercado de trabalho atual exige que os profissionais sejam dotados de inteligências múltiplas, em particular, a inteligência emocional e inteligência situacional, dentre outras competências típicas de um líder. Nesse sentido, os interesses das empresas e dos colaboradores se alinham.

Isso está comprovado por uma pesquisa recente, realizada com profissionais de 18 a 34 anos, que mostrou que 60% dos entrevistados desejavam receber um treinamento de liderança de seu futuro empregador. 

Dessa forma, é cada vez mais relevante que estudantes universitários e jovens profissionais saibam como assumir essa posição.

Para que você não fique para trás, é crucial entender como se tornar um bom líder. Afinal, o conhecimento te proporciona grandes vantagens frente à concorrência. Então, vamos entender melhor o que é ser um líder e quais são as melhores dicas para ser bem-sucedido nessa posição. 

Boa leitura!

O que é um líder?

Um líder é um indivíduo que influencia um grupo de pessoas para alcançar um objetivo comum através de sua capacidade de influenciar os outros, colocá-los em movimento, motivá-los. 

A liderança pode ser exercida por qualquer pessoa, independentemente de sua posição hierárquica. Portanto, o líder pode ser aquele que tem liderança, ou aquele que está na posição de autoridade. O ideal é a combinação dos dois!

Líder x Gestor

Os papéis de líder e gestor são frequentemente vistos como sobrepostos. Embora isso possa ser verdade, esses dois termos têm significados diferentes e não devem ser usados ​​​​de forma intercambiável. 

Ambos envolvem um conjunto único de funções, características e habilidades que compartilham semelhanças, sem serem idênticas ou intercambiáveis. 

Geralmente, um gerente é uma pessoa selecionada ou nomeada para um cargo de com base em suas habilidades técnicas (hard skills), ou em relação a um conhecimento específico.

Por outro lado, os líderes são pessoas visionárias! Para essa função, os profissionais são selecionados com base em seu carisma, personalidade e competências interpessoais (soft skills), características essas que os tornam indivíduos inspiradores.

À medida que os campos de atuação da liderança evoluíram, multiplicaram-se as qualidades que a definem. Contudo, existem algumas dicas gerais sobre como ser um bom líder que você poderá usar como referência caso essa seja sua ambição.

Dicas para ser um bom líder

Como ser um bom líder

Antes de mais nada, um líder inspira, desperta paixão, entusiasmo, motivação e comprometimento ao seu redor. Ele tem uma atitude carismática que faz com que todos queiram ouvi-lo e segui-lo. 

Algumas pessoas nascem líderes, mas outras aprendem e podem se tornar um, através do treinamento de liderança. Embora não haja um padrão do líder ideal, em todos os bons líderes, observamos características universais.

Com base nelas, elaboramos estas dicas para você. Confira!

Visão de Longo Prazo

Para ser um bom líder, você deve ter uma visão de longo prazo. Nesse sentido, é essencial que você saiba exatamente para onde está indo e que permaneça no curso, não importa o quê.

Autoconhecimento

Os líderes geralmente têm muita experiência, sabem que são capazes e conhecem seus limites. Dessa forma, saem regularmente de sua zona de conforto para lidar com situações delicadas e sabem tomar decisões difíceis.

Autoconfiança

Um líder nunca duvida de si mesmo ou das decisões que toma. Ele tem certeza de suas escolhas e tem confiança em si mesmo e em suas ações. Se ele cometeu um erro, ele assume totalmente a responsabilidade e as consequências de suas ações. 

É graças a essa atitude que ele ganha o respeito dos outros.

Boa comunicação com todos

O líder tem um senso de comunicação aguçado. Ele sabe como comunicar suas ideias e defender suas opiniões. Ele é bom em negociação e se destaca em apaziguar tensões e resolver conflitos.

Escuta ativa

O líder ouve seus interlocutores com atenção e interesse, e espera sua vez antes de falar. Está atento a tudo o que lhe é dito, sejam críticas (positivas ou negativas) sobre ele ou problemas que seus colaboradores estão enfrentando.

Liderar pelo exemplo

Se você quer ser um líder, evite “faça o que eu digo, não o que eu faço”. Em outras palavras, você deve ter um comportamento exemplar que inspire respeito:

  • Seja honesto e sincero: não hesite em atribuir um sucesso ao colaborador que o merece. Assuma a responsabilidade por suas ações e saiba reconhecer seus erros para inspirar confiança e lealdade.
  • Cumpra suas promessas e compromissos: manter sua palavra garantirá respeito de seus liderados, sustentando a confiança mútua.
  • Nunca pare de aprender: é assim que você se torna melhor e incentivará seus funcionários a fazer o mesmo.
  • Esteja sorridente e de bom humor: isso pode ser um desafio diante das pressões no trabalho. Contudo, procure se vigiar nesse sentido, pois ninguém quer seguir alguém que está sempre de mau-humor.

Conheça sua equipe

Sem uma equipe confiável e motivada por trás dele, mesmo o melhor dos líderes não é nada. Portanto, um bom líder deve saber motivar e engajar suas tropas:

  • Agradeça à sua equipe sempre que possível: quando um novo marco é alcançado, quando um problema difícil é resolvido, etc.
  • Confie neles e delegue: confie missões e responsabilidades aos seus colaboradores. Certamente, eles irão além para provar a você que merecem sua confiança.
  • Esteja relaxado, entusiasmado e motivado: impulsionado por sua energia positiva, sua equipe o imitará e o ambiente de trabalho será agradável e produtivo.
  • Comemore cada vitória, grande ou pequena: é importante comemorar o sucesso com sua equipe. Trata-se de uma ótima maneira de parabenizá-los por um trabalho bem feito e liberar a tensão após semanas ou meses de esforço em um projeto.

Esteja aberto às críticas e corra riscos!

Um verdadeiro líder não tem medo de críticas e nem de promover mudanças, pelo contrário, ele abraça essas oportunidades. Portanto:

  • Não tenha medo de correr riscos: ao enfrentar desafios, você cresce e se desenvolve. Não há sucesso sem correr riscos. Saia da sua zona de conforto.
  • Fomente a criatividade e a inovação na sua equipe: incentive os seus colaboradores a utilizarem novas formas de trabalho, a pensar de forma diferente e a desenvolver novas competências.
  • Liderar também significa encorajar os outros a assumir riscos: poucos projetos são bem-sucedidos na primeira tentativa. Errar faz parte do processo e o fracasso contribui para o aprendizado.

*

Como você pôde perceber, não existe uma fórmula mágica que fará de você instantaneamente um grande líder. Pelo contrário, é preciso tempo e dedicação para aprender a atingir os objetivos que você estabeleceu para si mesmo e inspirar os outros a segui-lo. 

Por fim, esperamos que você tenha gostado desta visão geral sobre o que é ser um bom líder. Se você deseja se tornar um profissional de sucesso com objetivo de alcançar um cargo de liderança, você está no lugar certo!

Aqui no blog da Unicep você encontra dicas de como impulsionar sua carreira, dentre outros temas atuais. Explore nosso conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *