Como ser disciplinado vai te ajudar a alcançar o sucesso?

Como ser disciplinado vai te ajudar a alcançar o sucesso?

Você tem metas ambiciosas, mas muita dificuldade em manter um planejamento? Descubra como ser disciplinado pode ser a solução para o seu dilema!

Você já se sentiu frustrado por não alcançar uma meta? Ou já abandonou planos importantes pela metade? Se a sua resposta for sim, é provável que você não sabia como ser disciplinado.

Geralmente, quando elaboramos um plano para conquistar algo que desejamos muito, ficamos empolgados. No entanto, no decorrer dos dias, essa motivação inicial se exaure e nos sentimos sem energia para continuar a executar o plano.

Em outras palavras, não temos disciplina para realizar as tarefas com a frequência necessária. Definitivamente, é muito mais atrativo fazer algo que nos forneça satisfação imediata, como assistir televisão, do que estudar ou se exercitar.

Contudo, não precisa associar disciplina a sofrimento! 

Vamos te mostrar aqui como ser disciplinado te ajudará a ser mais produtivo, bem-sucedido e livre para aproveitar a vida como você deseja. Continue lendo para entender melhor!

Como ser disciplinado?

Para alcançar o sucesso, ser disciplinado é imprescindível. A boa notícia, é que essa não é uma característica exclusiva a alguns indivíduos especiais. Você pode se tornar uma pessoa disciplinada exercitando essa habilidade! 

Afinal, a organização e planejamento é um hábito. 

Por outro lado, você pode se perguntar: “se eu não sei como ser disciplinado, de que forma vou criar esse hábito?!”. 

Fique tranquilo e veja a seguir algumas dicas de como se tornar uma pessoa disciplinada.

  • Entenda seu propósito – Não basta saber “o que” você deseja alcançar, mas também o “por quê” você quer atingir esta meta, assim você terá mais clareza. Consequentemente, sua meta será mais consistente.
  • Crie um ambiente de inevitabilidade – Você terá muito mais facilidade de executar suas tarefas se o ambiente favorecer a disciplina. Portanto, dificulte o acesso às distrações.
  • Faça um planejamento eficiente – Certifique-se de que suas metas não sejam genéricas, estipule prazos e formas de mensurar seu avanço. Também crie metas que sejam alcançáveis e coerentes com seus valores pessoais.
  • Seja Resiliente – Aceite seus erros e procure aprender com eles, pois sair da zona de conforto não é fácil.  A propósito, quase nada que vale a pena na vida é fácil de construir.

Por que ser disciplinado ajuda a alcançar o sucesso pessoal e profissional? 

Segundo o escritor Tony Robbins, referência em desenvolvimento pessoal e profissional, “[..] o segredo do sucesso é aprender como usar a dor e o prazer, em vez de deixar que usem você. Se fizer isso, estará no controle de sua vida”.

Visto que a força de vontade é um recurso limitado, é necessário aprender a  dominar nossas emoções. Assim, você deixará de ser refém das suas vontades, e realizará suas tarefas, independentemente de se sentir motivado ou não. 

Veja  a seguir como ser disciplinado pode impactar sua vida em diversos aspectos.

1 – Aumentará sua produtividade

À medida que você tem clareza sobre “o que” e, principalmente, “o por quê” fazer algo, incorporar essas atividades na sua rotina se torna mais fácil. Você organizará melhor suas atividades e irá executá-las com mais eficiência.

2 – Facilitará o seu aprendizado

     A repetição é um importante fator no aprendizado. Se você tem disciplina para executar algo com a frequência necessária, você dominará mais rapidamente aquilo que estiver estudando ou praticando.

3 – Fará você “poupar tempo”

 Ao ser mais disciplinado, você terá mais controle sobre seu tempo e energia. Além disso, você não terá que tomar decisões continuamente sobre o que fazer, evitando uma batalha cansativa contra os seus desejos imediatos.

4 – Diminuirá suas frustrações

Se você for consciente daquilo que você pode transformar e incorporar a sua rotina, você também reconhecerá o que está fora do seu alcance. Portanto, você será mais resiliente e aprenderá a lidar com a frustração.

5 – Você terá mais tempo livre para fazer o que gosta

Como cantou Renato Russo, “disciplina é liberdade”.  A ideia parece contraditória, mas faz todo sentido. Com a disciplina você realizará suas atividades no prazo e não ficará sobrecarregado. Logo, você terá mais tempo para você fazer o que deseja e aproveitar a vida livremente.

*

Você já tinha refletido sobre como ser disciplinado pode melhorar a sua vida? Desenvolver disciplina é um processo árduo, mas que vale muito a pena! 

E para concluir, mais um conselho de Tony Robbins: “Não há sucesso permanente sem compromisso.” Com disciplina, tudo é possível!

Gostou dessas dicas? Aqui no blog da Unicep você encontra muitas outras orientações para ser mais produtivo e se tornar um profissional de sucesso. Explore!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *