Como se preparar para as questões de interpretação de texto?

Como se preparar para as questões de interpretação de texto?

Confira alguns pontos essenciais para melhorar a interpretação de texto no vestibular! Saiba mais sobre como se preparar para as questões de interpretação de texto!

Interpretação de texto é uma habilidade primordial para qualquer vestibulando. Em um caráter mais amplo, é uma técnica que estende-se a todos os aspectos da vida. Até ler a bula de um remédio requer entender as informações descritas, extrair os pontos principais e absorver o que é necessário para o momento.

Apenas a interpretação de texto garante que uma pessoa seja considerada letrada, ou seja, capaz de ler, compreender, analisar e reter o conhecimento. Por essas e por outras, esse é um dos requisitos cobrados em provas de seleção, como o vestibular.

Existem diversas técnicas, e por isso, fica difícil saber quais são as melhores. Mas fique tranquilo: separamos estratégias para revolucionar seus estudos, acrescentar motivação na rotina e entusiasmo para colocá-las em prática o quanto antes! Confira!

Como se preparar para as questões de interpretação de texto? Dicas essenciais

1) Leia

Não existe almoço grátis. Para se tornar bom em algo é necessário prática e com interpretação de texto não é diferente. Encare o fato de que, para entender o que foi questionado em um exercício ou ainda assimilar melhor o conteúdo enquanto estuda, será fundamental ler, ler e ler.

2) Leia textos longos

Os textos dos enunciados são curtos mas existem os mais longos e densos (como os de redação) e são nesses ficamos mentalmente cansados. Por isso, é fundamental acostumar-se a compreender textos longos. Como fazemos isso? Praticando. Treine sua resistência e minimize as análises equivocadas dos textos.

3) Leia com calma

Talvez você queira ler rápido e acabar logo com isso. Mas concorda que alguns detalhes podem passar despercebidos nesse processo? Informações podem ser deixadas de lado nessa ansiedade, ou pior, interpretadas de forma incorreta. Respire fundo e leia com calma.

4) Respire

Na hora da prova, pode ser que ler devagar seja difícil. Tem tantas questões, tanta coisa para ser feita. Por isso, uma das principais dicas é acalme-se. Antes de ler um enunciado, respire fundo três vezes. Feche os olhos por alguns segundos e pense positivamente. Habitue-se a fazer isso desde já.

5) Comece pelo mais fácil

Algumas pessoas preferem deixar o mais fácil para o final, no entanto, essa técnica é questionável. Se você é uma delas, experimente começar pelas questões mais simples. Isso porque mesmo que não consiga responder as mais difíceis, terá algumas já respondidas e podem garantir a pontuação.

6) Identifique as informações principais

Identificar informações úteis para resolver cálculos é essencial para quem tem mais dificuldade em matérias de exatas. Por outro lado, compreender a proposta textual para fazer a redação é mais chave para quem não tem afinidade com humanas. Por isso, treine seus olhos para identificar o que importa.

7) Reescreva

Faça pequenos resumos de cada trecho lido. Você pode extrair uma parte essencial e captar os principais pontos do que foi exposto. Essa técnica tanto permite uma compreensão holística do conteúdo como ajuda a gastar menos tempo durante a resolução.

8) Veja a fonte

Pode parecer bobagem mas checar de onde um texto foi retirado é uma mão na roda na hora de interpretá-lo. Confira se vem de um romance, de uma notícia, de uma tirinha… Essa prática ajuda a entender o porquê da linguagem utilizada e ainda descobrir mais sobre os fatos apresentados.

Com essas dicas, você está pronto para começar a interpretar textos como ninguém. E tudo que é bom pode ficar ainda melhor, não é mesmo? Por isso, acompanhe o blog da Unicep e esteja por dentro dos melhores conteúdos para te ajudar a entrar na faculdade e sair-se bem desde já!

Gostou dessas dicas? Aqui no blog da Unicep você encontra dicas de como entrar na faculdade e como ir bem nessa nova fase, por exemplo, como a música pode ajudar na concentração. Explore!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *