Como se comportam as gerações x, y e z no mercado de trabalho?

Como se comportam as gerações x, y e z no mercado de trabalho?

Como criar vínculo, harmonia e incentivar o convívio entre as gerações X, Y e Z? Isso é o que você vai aprender aqui.

Se você tem entre 15 e 60 anos, já deve ter convivido em ambientes educacionais, profissionais ou pessoais com diversas pessoas pertencentes a diferentes gerações.

Hoje em dia, o tema recorrente é o conflito entre as gerações X, Y e Z, em relação ao respeito às diferenças de cada uma delas. Claro que as três possuem semelhanças. Primeiro, são formadas pela mesma raça. Ou seja, por mais que existam discrepâncias, ainda é o bom e velho ser humano.

No entanto, existem diferenças marcantes em termos de linguagens, comportamentos únicos, expressivos e características. E todos esses fatores influenciam o mercado de trabalho. Como criar vínculo, harmonia e incentivar o convívio entre as gerações X, Y e Z? Isso é o que você vai aprender aqui.

Como elas se comportam no mercado de trabalho?

Quem trabalhou nos últimos anos já presenciou situações evidentes de conflitos de ideias, interesses, velocidade, pensamento profissionais de diferentes idades. Quando estamos falando das gerações X, Y e Z, vale ressaltar que muitas vezes, essa diferença não precisa nem ser grande.

Bastam apenas dez anos para que existam grandes diferenças a serem notadas. Vamos falar um pouco mais sobre elas abaixo:

Geração X

São os nascidos entre o início dos anos 1960 e o final dos anos 1970. A Geração X é conhecida por ser comprometida e ter uma linearidade de pensamento. São analíticos, apresentam conhecimento mais aprofundado sobre os temas, normalmente, se dedicam bastante ao trabalho.

Geração Y

São os nascidos entre o início dos anos 1970 e o início dos anos 1990. A Geração X é conhecida por ser imediatista e questionadora. São menos analíticos, aptos a aceitarem riscos, criativas, inovadoras e consideradas um tanto quanto, rebeldes. Também chamados de millennials, são irreverentes, mas, nem por isso, deixam de ser comprometidos com o sucesso profissional.

Geração Z

É a geração nascida depois de 1995. São considerados como a primeira geração nativa digital, aqueles que tiveram contato com a tecnologia desde a mais tenra idade. Por isso, são mais conectados com diferentes opiniões, dados e informações. São dinâmicos, multitarefas e são mais ligados na colaboração, causas e objetivos comuns.

Como é o convívio entre elas, quais as dificuldades e pontos positivos

Apesar de serem diferentes, as gerações X, Y e Z ainda possuem preferências e padrões comportamentais parecidos quando falamos sobre carreira profissional.

Uma pesquisa realizada pela IBM mostrou que impactar positivamente a empresa em que trabalha, mudar a realidade vigente e deixar um legado para o futuro são importantes para:

  • 25% dos entrevistados da geração Y;
  • 21% dos entrevistados da geração X;
  • 22% dos entrevistados da geração Z.

Apesar de diferentes no comportamento e na forma de enxergar o mundo, os propósitos são parecidos. Isso permite a criação de vínculos, se existir valorização das habilidades e características de cada uma delas.

Assim, as empresas precisam, primeiramente, identificar as qualidades que cada geração pode oferecer para a empresa e estimulá-las. Em segundo lugar, mostrar que valoriza as habilidades tradicionais de cada uma das gerações.

Depois, motivar a comunicação interna e a troca de conhecimentos /experiências. Para isso, é interessante criar planos de carreira personalizados para atender os diferentes públicos.

O mercado de trabalho exige estar preparado para trabalhar com outras pessoas que pensam de maneira diferente da sua.

Mesmo não sendo uma tarefa fácil, é essencial para desenvolvermos nossas habilidades de comunicação, de argumentação e de negociação. Isso é possível quando frequentamos um ambiente universitário, por exemplo.

Gostou do conteúdo? Aqui, no blog da Unicep, você encontra dicas e informações para aumentar sua empregabilidade, reconhecimento e avançar na sua trajetória profissional. Explore!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *