Como sair da zona de conforto? Confira nossas dicas

Como sair da zona de conforto? Confira nossas dicas

Cansado da zona de conforto? Confira dicas e orientações de como mover-se e sair da zona de conforto tanto na vida pessoal quanto profissional.

Acordar, ir à academia, trabalhar, voltar para casa pelo mesmo caminho… são fatos da vida que são executados automaticamente, dia após dia. Se você está acostumado às mesmas coisas, não possui desafios diários, movimenta-se por inércia e realiza uma atividade, automaticamente, essa é a sua zona de conforto.

Ou seja, é a sua bolha onde você está protegido de algo desconhecido e incomum. Onde vive uma série de pensamentos e comportamentos, sem nenhum medo, ansiedade ou riscos. Muitas pessoas vivem tranquilamente dentro das suas zonas de conforto, realizando as coisas que trazem resultados satisfatórios e vivendo uma rotina tão familiar que a torna inerte.

No entanto, outras acham insuportável viver nessas condições e continuam assim por medo de perder estabilidade ou por sentirem-se despreparadas para lidar com situações ou problemas que fogem do seu conhecimento.

Se você se encaixa nesse perfil, aqui nesse conteúdo, vamos citar dicas de como sair da zona de conforto.

Sinais de que você está na zona de conforto

Para identificar se você está estagnado na zona de conforto ou ainda se situação está começando a atrapalhar sua vida basta observar alguns sinais como:

  • Estresse e ansiedade;
  • Procrastinação;
  • Falta de motivação;
  • Vida profissional estagnada;
  • Autocrítica exagerada.

Caso você tenha se visto em algum desses, reflita se gostaria de mudar ou viver novos desafios e experiências. Se a resposta for sim, o primeiro passo para sair da zona é conscientizar-se de que a responsabilidade de mudar a sua realidade é apenas sua.

Lembre-se dos seus desejos e sonhos. O que acha de começar a fazer uma faculdade, especializar-se e aprender novas habilidades? Relembre das suas capacidades e de onde quer chegar como indivíduo. Assim, consegue definir para onde crescer, desenvolver-se e como aprender coisas novas.

Para alcançar novos patamares em sua vida pessoal e profissional, é importante ter em mente que será necessário aproveitar as oportunidades e arriscar. Começar uma graduação, por exemplo, é uma ótima maneira de capacitar-se, melhorar o currículo e alcançar outro patamar de carreira.

Porém, vale a pena ressaltar que sair de zona de conforto não está relacionado a ser irresponsável. O fundamental é reconhecer, assumir riscos e aceitar as consequências caso as coisas não aconteçam como esperado. Lembre-se que sair da sua zona de conforto significa começar a fazer coisas que a maioria das pessoas não faz.

Dicas para sair da zona de conforto

Confira algumas dicas importantes para conseguir sair da zona de conforto e alcançar resultados extraordinários:

  1. Descubra sobre seus limites: reconheça quais são as barreiras internas e externas, dê a elas a sua devida importância, procurando ver como vencê-las.
  2. Manter o pensamento positivo: focar no que existe de melhor em cada situação é uma das maneiras de transmitir melhor o que você executa.
  3. Aceite a vida: saiba aceitar que as coisas fogem do seu controle e que algumas situações não sairão conforme o previsto.
  4. Tenha foco: um sonho ou um grande projeto de vida é a maior inspiração para sair da zona de conforto. Relembrar de que existe uma recompensa adiante te fará manter foco nos objetivos.

Sair da zona de conforto assusta, no entanto, quem se dispõe a aceitar o desafio conquista uma série de benefícios tanto para sua vida pessoal e profissional quanto para a relação consigo mesmo. Você vai precisar se autoconhecer, dominar suas emoções, mudar seu comportamento e direcionar sua energia para alcançar metas e objetivos.

Além disso, vai descobrir potencialidades, se surpreender com o que é capaz e se encantar com que há de melhor em si. Vai aprender a controlar seus medos, ser mais criativo e inteligente, melhorar as suas relações e tornar-se mais independente e apto a aproveitar o melhor da vida.

Assim, ao nos libertamos da zona de conforto, é possível repensar nossas atitudes e começar a nos relacionar com as pessoas de uma maneira mais saudável. Lembre-se que encarar desafios faz parte da evolução de qualquer indivíduo e sociedade. Força, você consegue!

Gostou desse artigo? O que acha de começar uma faculdade e sair da zona de conforto? Dê uma olhada nas opções de cursos oferecidos pela UNICEP e comece agora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *