Como reconhecer a qualidade dos cursos EAD

Confira cinco dicas de como reconhecer a qualidade dos cursos EaD e orientações para avaliar essa modalidade de ensino. Saiba mais aqui!

Com o avanço da tecnologia, a Educação à Distância e os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) têm crescido em ritmo acelerado no Brasil. Desde 2004, o número de alunos beneficiados por sistema de ensino aumentou 20 vezes e, hoje em dia, corresponde a 17,4% das matrículas no ensino superior privado, segundo o Censo da Educação Superior do MEC.

Em relação à qualidade de ensino, carga horária, corpo docente e validade do diploma, os cursos de EaD não deixam a desejar em comparação com os presenciais. No entanto, é fundamental saber escolher sua faculdade ou instituição de ensino para não cair em ciladas.

Aqui nesse post, daremos cinco dicas de como reconhecer a qualidade dos cursos EaD, assim como orientações para avaliar essa modalidade de ensino.

Dicas para reconhecer a qualidade dos cursos EaD

Verifique a avaliação do MEC

Com a edição do Decreto nº 9.057, em maio de 2017, que regulamentou a modalidade, houve uma franca expansão no aumento dos polos EaD: aumento dede 6.583 para 15.394 unidades entre maio de 2017 e o final do primeiro semestre de 2018.

Para diferenciar uma IES de outra, o Ministério da Educação (MEC) possui critérios classificatórios com notas de avaliação dada para cada uma das faculdades. Deste modo você pode saber qual a melhor instituição de EaD para você.

Análise do corpo docente

Um curso EaD que valha a pena o investimento possui profissionais com formações específicas e preparação para aplicar aulas no sistema. Por isso, um dos fatores para saber sobre a qualidade do curso é a formação do quadro de professores.

Confira suas experiências, formações e ainda se possuem títulos de pós-graduação em universidades renomadas. Isso é um bom indicativo da qualidade do ensino que você receberá.

Ambiente de ensino

A EaD acontece em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, conhecido como AVA. Nele, os professores e tutores conseguem gerenciar os conteúdos e materiais complementares para os seus alunos.

Já esses, podem realizar a gestão completa das aulas. Por isso, na hora de reconhecer a qualidade da IES, analise a usabilidade, a interação, o acesso e a experiência dentro do AVA.

Polo presencial

Como falamos no item anterior, as aulas acontecem em um ambiente virtual, no entanto, segundo a legislação do MEC, as avaliações e o trabalho de conclusão de curso são realizados presencialmente. Dessa forma é suma importância que as instituições de curso online possuam também um pólo presencial.

Verifique onde fica as estruturas físicas da instituição de ensino e quais a qualidade das instalações do lugar.

Grade curricular

Na hora de atestar a qualidade de uma EaD, verifique a grade curricular e compare com a de outros cursos. Isso é importante para garantir o nível do ensino e o comprometimento da faculdade com a formação de seus alunos. E cuidado: engana-se quem acha que os cursos à distância possuem menos hora aula ou exigem menos dos alunos.

Por mais que o processo de aprendizagem da EaD seja online, demanda disciplina e dedicação dos alunos, além de possuir a mesma carga horária dos cursos presenciais e professores com alto nível técnico.

Gostou desse artigo? Conhece alguém que precisa descobrir mais sobre como reconhecer a qualidade dos cursos EaD? Compartilhe com seus amigos e amigas e fique de olho no nosso blog!