Como prevenir a ansiedade: confira estes conselhos valiosos

É normal se sentir ansioso durante o ensino superior, desde que não afete sua vida diária. Quer descobrir como prevenir a ansiedade? Confira!

Como prevenir a ansiedade

“Estou estressado, preocupado, ansioso”. Frequentemente ouvimos isso em nossa rotina – e não sem motivos, afinal nosso dia a dia é repleto de elementos estressantes.

A todo momento, somos bombardeados com novas informações e, consequentemente, sentimos uma urgência em acompanhar tudo.

Logo, isso pode ser desesperador, não é mesmo?

Os estudantes podem ficar ainda mais vulneráveis à ansiedade. Isso porque, ao chegarem às universidade, se deparam com situações novas que podem ser desestabilizadoras. 

Dessa forma, manter o equilíbrio entre vida acadêmica e social é essencial para tolerar melhor o nível de estresse e ansiedade durante a graduação. Esse é um caminho que o ajudará a evitar que esses sentimentos  cheguem a um nível patológico. 

Por isso, neste post vamos da teoria à prática! Aqui explicaremos o que é ansiedade e como a diferenciar do transtorno generalizado de ansiedade. 

Ao final, você encontra um pequeno guia para o auxiliar a superar e lidar com as dificuldades e conflitos emocionais durante os estudos! 

Boa leitura!

O que é ansiedade?

Antes de mais nada, todo mundo experimenta algum nível de ansiedade na vida. Se sentir um pouco ansioso é normal, pois se trata de uma reação humana essencial que pode, inclusive, nos salvar em situações perigosas. 

Geralmente, conseguimos identificar os gatilhos que disparam esse sentimento de apreensão. Por exemplo, quando estamos passando por uma grande mudança, como um casamento ou um divórcio.

Também é muito comum ficar ansioso na véspera de uma prova, entrevista de emprego ou competição esportiva.

Assim, a ansiedade está ligada a eventos particulares e costuma desaparecer quando a vida retoma seu curso normal. No entanto, essa emoção pode ser um problema quando se torna excessiva e crônica, assumindo um caráter patológico.

Nesses casos, a ansiedade:

  • Não desaparece quando a situação preocupante volta ao normal.
  • Causa um nível significativo de angústia.
  • Não está relacionado a nenhum evento específico, ou seja, aparece sem motivo.
  • Impede a pessoa de funcionar e agir normalmente no trabalho, nos estudos, na sociedade ou em outras áreas do cotidiano. 

Dessa maneira, esse nível desproporcional e permanente da ansiedade pode ser um sinal da presença de um ou mais distúrbios psicológicos, como transtorno de pânico, fobias, agorafobia e transtorno de ansiedade social.

Portanto, os sujeitos que sofrem de transtornos de ansiedade são invadidos por sentimentos de desconforto ou medo a uma antecipação de possíveis dificuldades, antes de os problemas surgirem.

Como identificar um transtorno de ansiedade?

Uma pessoa com transtorno de ansiedade pode experimentar vários desconfortos que acompanham seu estado ansioso. Portanto, identificar um sintoma precocemente é uma resposta para como prevenir a ansiedade e evitar uma crise.

Os sintomas de uma crise de ansiedade misturam aspectos psicológicos e físicos. No entanto, se você tiver um ataque de ansiedade, não necessariamente experimentará todos eles.

A ansiedade é classificada como crítica quando pelo menos 4 sintomas da tabela abaixo estão presentes.

Sintomas somáticos Sintomas cognitivos
Sudorese, ondas de calor, calafrios e tonturas Medo de perder o autocontrole, enlouquecer
Taquicardia, dor ou desconforto no peito Sensação de irrealidade, despersonalização, desconexão de si mesmo
Tremores ou espasmos musculares, dormência ou formigamento Dificuldade de concentração;
Sensação de asfixia, falta de ar Medo de ter um ataque cardíaco, sensação de morte iminente
Náuseas, dor de estômago Sensação de esgotamento mental

Além disso, o ataque de ansiedade ou ataque de pânico dura em média de 10 a 30 minutos. Se você suspeitar que está tendo um episódio como este, o ideal é procurar por ajuda profissional. 

Vale reforçar que quanto mais cedo você lidar com isso, mais fácil será o tratamento. Todavia, existem formas de prevenir que o sentimento de ansiedade evolua e se torne um problema grave, como veremos a seguir.

Como prevenir a ansiedade

Ao passo que a ansiedade é uma reação normal, as medidas de prevenção visam evitar que uma emoção transitória se torne crônica.

Agora, confira nossas dicas!

Praticar exercícios físicos

Para lutar contra a ansiedade, a prática de atividades físicas é mais que recomendada. Isso porque, através da secreção de endorfina e dopamina, o desporto ajuda a aumentar o seu nível de bem-estar e a liberar a pressão acumulada.

Para turbinar os resultados, prefira atividades ao ar livre, assim você também se beneficia da luz natural e do ar fresco!

Sono e alimentação de qualidade

Quando a ansiedade dura vários dias, semanas ou meses, o ritmo biológico é perturbado. Com isso, podem surgir distúrbios do sono, bem como como comportamentos alimentares desequilibrados. 

Por isso, pratique a higiene do sono e consuma alimentos ricos em vitaminas, minerais e ômega-3, conhecidos por sua ação positiva no sistema nervoso.

Evitar se isolar

Encontre um bom grupo de amigos para os quais você possa enviar mensagens de texto, rir e sair com segurança.

Afinal, uma rede social calorosa coloca você em contato com as situações estressantes reais, experimentadas por todos os estudantes no ensino superior.

Além disso, recorrer às pessoas ao nosso redor é sinal de força, e não há vergonha nenhuma nisso!

Concentre-se em sua respiração

Quando estamos estressados ​​e ansiosos, nossa respiração se torna mais irregular. Dessa forma, tirar um tempo para praticar uma respiração mais consciente ou a chamada respiração abdominal, pode ajudar a relaxar quase instantaneamente, evitando uma crise. 

Fique longe das redes sociais e se afaste das notícias negativas

Com a pandemia da Covid-19, a grave situação de saúde mundial é onipresente na mídia há mais de dois anos, o que tem o efeito de amplificar esse fenômeno coletivo de ansiedade e incerteza sobre o futuro. 

Por isso, procure afastar-se o máximo possível dos noticiários da TV e das redes sociais e ocupar a mente com atividades mais relaxantes, como esportes ou meditação, por exemplo.

Conclusão

Em suma, saúde mental é um estado de bem-estar que nos permite aproveitar todo nosso potencial, lidar com as dificuldades da vida, trabalhar produtivamente e contribuir para a comunidade. 

Cabe destacar que esse estado pode oscilar a depender das situações com as quais nos deparamos. Afinal, como vimos ao longo do artigo, a ansiedade é uma reação normal e pode ser um sinal de alerta do nosso corpo sobre algum risco potencial. 

Em contrapartida, a ansiedade pode consumir muito do seu tempo, energia e atenção. Quando nos sentimos frequentemente com medo desproporcional diante das circunstâncias, podemos nos sentir impotentes a ponto de não realizarmos as atividades mais corriqueiras.

Portanto, atenção! Se sua ansiedade estiver prejudicando sua saúde, seus relacionamentos e seu trabalho, ou tirando o seu sono e sua energia, é preciso consultar um profissional da saúde.

Por fim, esperamos que tenha gostado deste conteúdo e que as nossas dicas te auxiliem a gerenciar uma situação difícil com mais equilíbrio e sem comprometer a sua saúde mental. 

Gostou dessas dicas? Aqui no blog da Unicep você encontra dicas de como entrar na faculdade e tirar o máximo proveito dessa importante fase da vida! Explore!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *