Como pagar minha faculdade, veja como funciona o apoio financeiro

Está pensando em fazer uma faculdade e está procurando quais suas alternativas financeiras para pagar? Veja aqui quais são as modalidades de apoio financeiro

Todos sabemos um diploma de graduação aumenta as chances de uma ascensão profissional, de conquistar posições mais altas dentro da empresa e ser melhor remunerado pelo seu trabalho. No entanto, o acesso ao ensino superior não é tão simples para muitos brasileiros, principalmente, por causa dos custos.

Caso a dificuldade financeira seja o obstáculo para atingir seu sonho, o objetivo desse post é incentivá-lo a não desistir. Se a instituição que você pretende cursar a graduação preocupa-se verdadeiramente com a educação do País, com certeza, terá alternativas para os alunos conseguirem pagar as mensalidades.

A UNICEP, por exemplo, possui vários programas de bolsa de estudos, financiamentos e incentivos. Um deles oferece descontos a alunos que tenham parentes de primeiro grau cursando alguma graduação. Outro, estabelece convênio com várias empresas e órgãos públicos da região.

Ainda oferecemos bolsas parciais de 50% de desconto para alunos graduados em universidades públicas e para egressos da própria UNICEP e, de 30% para os de outras instituições de ensino superior privadas que desejarem cursar sua segunda graduação conosco.

E existem outras alternativas para você conseguir o apoio financeiro que necessita. Algumas dessas iniciativas são compartilhadas por outras instituições, outras são próprias. Independemente do que você procura, ou do seu perfil, respire fundo e acredite: existe uma opção.

Vamos lá?

Como pagar a minha faculdade? 05 opções de apoio financeiro

ProUni

Uma das formas mais conhecidas de ajuda para quem deseja cursar uma universidade é o Programa Universidade para Todos (ProUni) que oferece bolsas de estudo parciais e integrais para alunos de baixa renda.

Para candidatar-se a essa modalidade, a pessoa precisa alcançar uma pontuação mínima no Enem e não ter zerado a redação. Além disso, é necessário comprovar renda familiar máxima de até três salários mínimos e ter feito o ensino médio na rede pública ou como bolsista integral em escola particular.

FIES

Criado em 1999, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) financia os custos da graduação até o aluno se formar. Depois de graduado, o profissional começa a pagar o financiamento em parcelas mensais – com taxas e juros mais baixos.

Assim como o ProUni, o candidato precisa ter uma renda familiar de até cinco salários mínimos, atingir uma determinada nota no Enem e não ter zerado a redação.

Bolsas de estudos

A bolsa de estudos é uma modalidade conhecida e indicada para quem não preenche os requisitos acima. Aqui na UNICEP, temos a Bolsa Monitoria, onde o aluno com melhor aproveitamento na prova é selecionado para dar monitoria na disciplina; e a Bolsa Atleta, para alunos que participam de competições esportivas, de âmbito nacional, profissionalmente.

Fora isso, tem a Bolsa Escola na Família, um programa do Governo do Estado de São Paulo, que concede bolsa integral em troca de trabalho nas escolas estaduais aos finais de semana.

Pravaler Crédito Universitário

Caso você não se encaixe nas condições dos programas governamentais ou das bolsas de estudo, a UNICEP oferece o Pravaler Crédito Universitário. Consiste em um financiamento que possibilita que o aluno pague metade do valor das mensalidades enquanto estuda e a outra, depois que se formar. Sem juros.

Estágio

Fora as quatro alternativas acima, ainda existe a possibilidade de prestar serviços em diversos setores da instituição, sem prejuízo de suas atividades acadêmicas, em troca de uma bolsa estudo/estágio na UNICEP. O termo de compromisso é válido por seis meses, podendo ser renovado de acordo com a indicação e/ou solicitação do setor assistido.

Como pagar a minha faculdade? Dicas finais

Se nenhuma dessas opções acima são possíveis, vale considerar as cooperativas financeiras que fazem parte do Sistema Financeiro Nacional. Essas instituições oferecem serviços e produtos similares aos de bancos comuns, só que em condições mais favoráveis.

Diferentemente dos bancos, as cooperativas não visam lucro. No entanto, ainda é importante pesquisar bem as condições oferecidas para encontrar as melhores taxas de juros e prazos.

Para finalizar, a UNICEP ainda oferece uma quantidade de bolsas parciais a serem concedidas em determinados cursos e turmas em andamento. Semestralmente, é publicado um edital com as condições e cronograma para pleito. Entre em contato com o Setor de Relacionamento ao Aluno e informe-se sobre.

Mais tranquilo agora? Viu como existem muitas formas de você conseguir fazer uma graduação, especializar-se, conseguir cargos mais altos, ganhar mais e melhorar a sua carreira profissional?

Como dissemos acima, se a instituição que você pretende cursar a sua graduação preocupa-se verdadeiramente com a educação do País, existem opções. Vá atrás.

Em algumas delas, você vai ter menos tempo para se dedicar aos estudos e precisará planejar-se para combinar as tarefas em sua rotina. No entanto, o
esforço, com certeza, valerá a pena.

Gostou desse artigo? Conhece alguém que gostaria de cursar uma faculdade, precisa de apoio financeiro e adoraria receber essas dicas? Compartilhe com seus amigos e amigas e fique de olho no nosso blog!