Como os podcasts podem me ajudar a estudar?

Se você acha que a Netflix mudou o mundo do entretenimento mal sabe o que os podcast estão aprontando por aí. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostrou que 51% da população americana escutou pelo menos um desses conteúdos de mídia, geralmente em formato de áudio, em 2019.

E se o streaming de vídeos lança séries originais em uma velocidade assustadora, saibam que existem mais de 500 mil podcasts em mais de 100 línguas.  São números bem expressivos, certo? Tanto que fizeram uma série sobre isso…onde um radialista larga tudo e monta seu próprio podcast.

É incontestável: os podcasts são um sucesso. Mas já era de se esperar, afinal, são uma mistura única da magia do rádio com elementos modernos, como vídeos em streaming, audio books e mídias sociais.

Hoje, esses programas curtos, lançados periodicamente como uma novela, são basicamente a trilha sonora das nossas vidas atuais. Um produto portátil, perfeito para uma sociedade multitarefas e bem imediatista.

Apenas com um smartphone e um fone de ouvido, é possível consumir esse formato de conteúdo sob demanda – na hora que você quiser. Basta apertar o play e pronto.

Aqui nesse post, vamos mostrar como usar essa febre dos podcasts a seu favor e ser uma ferramenta bem útil para absorver conhecimentos.

Podcasts: ótimos companheiros para estudar

Independentemente do que gosta de ouvir ou do assunto que te interessa, existe um podcast sobre isso. São mais de 500 mil, lembra? E no meio de tantos temas, há os que dão dicas, ajudam a elaborar opiniões e transmitem conhecimento de uma maneira divertida.

Por serem portáteis, descontraídos, com durações variadas e conteúdo diversificado, os podcasts são aliados no estudo. Claro que não substituem os velhos e bons livros de exercícios, no entanto, são ótimos companheiros para quebrar a rotina e acrescentar dinâmica na aprendizagem.

E ainda possuem a vantagem de transformar “tempo perdido”, como uma viagem de ônibus, em “tempo aproveitado”. É possível otimizar aquelas horas paradas no trânsito para aprender história do Brasil ou se atualizar sobre o contexto econômico enquanto lava a louça do jantar.

Além de te ajudar a estudar, os podcasts oferecem insights e compartilham aprendizados de vida que muitas vezes são o que você precisava para descobrir qual carreira seguir, entender mais sobre o seu propósito e começar a planejar a sua vida profissional.

5 dicas de podcasts para te ajudar a estudar

Então, o que acha de sair um pouco da rotina e experimentar? Se você tem interesse real de descobrir como os podcasts podem te ajudar a estudar, separe seus fones de ouvido e dá uma olhada nessa curadoria que selecionamos.

1) Marca Texto

Para quem gosta de literatura, o Marca Texto discute clássicos obrigatórios do vestibular da Fuvest. Fruto de uma parceria do Guia do Estudante com o curso Anglo, cada episódio fala sobre uma obra diferente e são consideravelmente curtos.

2) Domine inglês

Só pelo nome fica fácil descobrir que esse é um podcast para estudar inglês. Os episódios são produzidos por nativos que moram no Brasil e contam com lições rápidas e exercícios fonéticos para praticar. Além disso, esclarecem as dúvidas mais frequentes.

3) Scicast

Tem dificuldades em matérias como Matemática, Química e Física? Esse é o podcast para você. Além de explicar sobre as disciplinas das Ciências Naturais e Exatas, o Scicast utiliza exemplos do dia a dia, o que facilita o entendimento dos conceitos na prática.

4) ResumoV

A professora do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Susane Ribeiro, conduz esse podcast sobre dicas de estudos para o ENEM e provas de vestibular. São orientações simples, de quem entende o assunto, que vão desde dicas de memorização até controle da ansiedade.

5) Presidente da Semana

Folha de S. Paulo inspirou-se em um programa com um formato semelhante desenvolvido pelo Washington Post na campanha presidencial de 2016 dos EUA. O jornalista Rodrigo Vizeu conta a história de todos os presidentes do Brasil, um por episódio, com a participação de historiadores renomados.

Agora que você já sabe como os podcasts podem te ajudar a estudar, que tal começar a escutá-los? Você pode acessar pelo seu celular, utilizando um agregador de podcast ou ainda nos tocadores de música como Spotify.

Caso queira economizar os dados, você pode baixar os episódios e ouvir sem a necessidade de estar conectado a internet. Os arquivos são leves e foram pensados para não ocupar muito espaço na memória do seu celular – justamente para ser acessível quando quiser, na hora que bem entender.

Gostou desse artigo? Conhece alguém que adora podcast e iria adorar receber essas dicas? Compartilhe com seus amigos e amigas e fique de olho no nosso blog.