Como organizar uma rotina de quem trabalha e estuda ao mesmo tempo?

Como organizar uma rotina de quem trabalha e estuda ao mesmo tempo?

Planejamento e força de vontade são as palavras-chave para conseguir administrar os desafios da rotina de quem trabalha e estuda

Só quem precisa trabalhar e estudar ao mesmo tempo sabe como essa rotina pode ser exaustiva. Talvez você seja um estudante que precisa do emprego para
pagar as mensalidades da faculdade. Ou seja um trabalhador que está buscando qualificação para conseguir aquela promoção na empresa.

Independentemente do seu perfil, trabalhar e estudar ao mesmo tempo sempre foi uma tarefa árdua. Lidar com a carga extra de atividades é desafiador, sem dúvidas. No entanto, no final das contas, é um esforço que ajuda na sua carreira, a abrir seu horizonte para novas oportunidades e a desenvolver outros interesses.

Entretanto para fazer tudo isso dar certo, você precisa aprender a equilibrar pratos: lidar com o gerenciamento de tempo, cumprir com todas as obrigações e tentar ser o mais produtivo possível. Parece difícil e de fato é. Mas com essas dicas, com certeza, as coisas ficarão mais fáceis.

Como organizar uma rotina de quem trabalha e estuda ao mesmo tempo?

1) Gerencie seu tempo

Ser o gestor da sua própria vida não é uma tarefa muito fácil. Mas fica mais simples se você mentalizar que é uma empresa – e assim como uma, possui diversos departamentos que precisam ser coordenados simultaneamente.

Assim, reflita: quais são as demandas cada departamento? Quais recursos serão necessários para atingir-se os resultados adequados? Qual o tempo é adequado para cumprir determinadas tarefas?

Fazer essas perguntas ajudam a entender como a sua rotina é, na verdade, uma engrenagem em que o estudo e o trabalho são complementares. E não, duas atividades competindo pela sua atenção.

2) Planeje-se

Ao fazermos um planejamento de rotina, conseguimos avaliar quantos minutos ou horas temos disponível para estudar. No entanto, apenas isso não basta. É necessário saber o que fazer com esse tempo para, assim, aproveitá-lo da melhor maneira.

Por isso, liste suas disciplinas e as tarefas necessárias. Leitura de textos e elaboração de trabalhos entram na lista. Quando atividade é muito extensa, é importante dividir por etapas para depois, ir fazendo aos poucos.

Ser estratégico na divisão de tarefas faz toda a diferença na organização da rotina. Depois de listada, distribua as atividades no seu tempo disponível e não esqueça-se de inserir intervalos regulares.

3) Priorize suas prioridades

Assim que conseguir criar esse overview de todas as suas tarefas, está na hora de estabelecer prioridades. Sabendo o que deve ser feito primeiro, você não cai em um vórtice de desespero mesmo quando os prazos estiverem curtos. Ou ainda de empacar frente a uma lista de tarefas interminável.

Outra dica: mude suas prioridades a cada semana. É até saudável que isso aconteça, principalmente, porque é um sinal de que você está conseguindo equilibrar o estudo e o emprego.

4) Analise o que funciona melhor

Não adianta nada forçar-se a estudar todas as noites se você morre de sono logo no outro dia de manhã cedo. Ou ler um livro depois do almoço se sua produtividade é quase nula. É um baita desperdício de tempo e de energia.

Algumas pessoas são mais produtivas à noite e outras pela manhã; algumas aprendem melhor ouvindo um podcast e outras lendo alguns estudos. É fundamental conhecer o funciona ou não para você.

Somente assim, seu planejamento vai dar certo. Depois, é encontrar seu próprio ritmo e criar uma rotina que adeque-se à sua personalidade.

5) Utilize a tecnologia a seu favor

Uma das grandes vantagens das tecnologias atuais são as ferramentas para gerenciar melhor o tempo, organizar seus arquivos, fazer listas de coisas para fazer, dormir melhor e focar no que realmente interessa.

Existem vários aplicativos para cada uma dessas tarefas, assim utilizar os dispositivos: as câmeras de celular, tablets e até notebooks para anotações (e gravações) das aulas. Dessa forma, você consegue acessá-las sempre que tiver um tempinho sobrando no trabalho.

Separamos uma listinha de algumas ferramentas que podem te ajudar:

  • Todoist: Lista de tarefas
  • Any.do: Tarefas
  • AnyList: Grocery Shopping List
  • Things 3: Produtividade
  • Wunderlust
  • Google Drive
  • Aprovado
  • Trello
  • Asana

Como organizar uma rotina de quem trabalha e estuda ao mesmo tempo? Dicas extras

Para terminar, seguem algumas dicas extras:

  • Cuidado para não assumir mais responsabilidades do que consegue cumprir
    Aprenda a dividir as tarefas em trabalhos em grupos
  • Caso não saiba se consegue desempenhar funções extras, não se comprometa
  • Faça networking nos dois ambientes
  • Confie nos seus colegas de trabalho; o mesmo serve para os de faculdade
  • Equilibre as aulas e as atividades profissionais

E, para finalizar, nunca deixe de divertir-se. Uma rotina cheia de tarefas não significa que você precisa usar todo o tempo livre para continuar trabalhando ou estudando.

Tenha em mente: abrir mão do descanso não é uma opção, especialmente quando você precisa produzir bons resultados, tanto na faculdade quanto no trabalho.

Por isso, ao criar todo esse cronograma, lembre-se de incluir os momentos de lazer e esforce-se para torná-los tão obrigatórios quanto os momentos de estudo e trabalho.

Seu corpo e saúde agradecem.

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