Como não ficar sobrecarregado no final do semestre?

Como não ficar sobrecarregado no final do semestre?

Final de semestre é normalmente de sobrecarga. Essas dicas vão te ajudar a administrar melhor o período! Saiba mais!

Entrega de vários trabalhos, prazos bem apertados e provas difíceis fazem com que os finais de semestre sejam, quase sempre, estressantes. Mas com organização, planejamento, disciplina, além de uns ajustes na rotina, ficará mais fácil encarar esse período.

Aqui nesse post, separamos algumas dicas básicas de como concluir o semestre tranquilamente. São orientações simples, para diminuir a ansiedade e ajudar a fechar o ciclo sem tanto sofrimento. Continue a leitura até o final e se gostar do que for ler aqui, aproveite e compartilhe com seus amigos.

Dicas para não ficar sobrecarregado no final do semestre

1) Faça uma lista com suas tarefas

O primeiro passo para a organização das suas atividades no final do semestre é fazer uma lista com simplesmente tudo que precisa ser feito. Depois, separe essas tarefas em três colunas de acordo com o nível de urgência. Esse exercício mostra por onde começar.

2) Estabeleça prioridades

Com todas as atividades dispostas na sua frente, você conseguirá visualizar quais são as suas prioridades. Separe as que precisam ser feitas imediatamente e comece com essas. Para as outras, estabeleça prazos para cumprí-las. Criar um cronograma detalhado, com subtarefas, ajuda na execução das próximas etapas.

3) Organize-se

Com base nas informações acima, prioridades e prazos, a próxima fase é criar um plano detalhado de estudos. Separe os conteúdos que você precisa revisar, incluindo os intervalos e lembrando sempre de intercalar as disciplinas. Essa separação é importante para você equilibrar as tarefas e não ficar sobrecarregado.

4) Evite distrações

Do que adianta traçar um cronograma e não conseguir cumprir? A ideia é você se esforçar ao máximo e concentrar-se nos estudos. Existem algumas técnicas para isso, como a Pomodoro. Tem outras dicas bem legais sobre isso aqui no blog da Unicep. Mas o essencial é: evite mexer no celular dentre outras distrações.

5) Descanse

É muito importante descansar para manter a sua produtividade em alta. Por isso, faça intervalos entre os estudos, alongue-se, levante-se da cadeira, faça um lanche… Dormir bem também é essencial para manter a concentração, então, nada de ficar acordado até tarde. Foco nos seus objetivos.

6) Alimente-se e hidrate-se

Algo que a maioria das pessoas esquece é a importância de cuidar da alimentação durante a correria do final do semestre. Isso significa não apenas comer, mas, ingerir alimentos saudáveis para manter a sua mente ativa durante os estudos. E beba água!

São seis dicas bem simples, não? Mas acredite, investir nessas orientações fará uma diferença e tanto no estresse do final do semestre. Organizando-se certinho, tudo sairá bem, sem sofrimento. Pelo contrário, você pode até se divertir executando essas tarefas!

Gostou dessas dicas? Aqui no blog da Unicep você encontra dicas de como entrar na faculdade e podcasts que podem te ajudar nessa missão. Explore nosso conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *