Como montar um currículo para estágio? Confira aqui.

Se você está começando na carreira e pergunta-se constantemente como montar um currículo para estágio, você vai encontrar as respostas aqui.

Como montar um currículo para estágio? Essa é uma pergunta pertinente para
aproveitar as melhores oportunidades e dar o primeiro passo rumo à construção da sua carreira.

Afinal, quando você terminar de elencar suas habilidades, formação, objetivo profissional, pronto! Estará mais perto do mercado de trabalho. Esse documento simples documento é de uma importância e é a primeira impressão sobre sua pessoa.

Dessa maneira, deve antes de mais nada, representá-lo. Mas fique tranquilo! Aqui nesse post, vamos ensiná-lo como montar um currículo para estágio e deixá-lo atraente, mesmo sem ter muitas experiências profissionais. Vamos lá?

Como montar um currículo para estágio? Como criar o primeiro arquivo

Antes de mais nada, é importante lembrar que sempre será necessário contar uma narrativa, começando com quem é você, seus objetivos, suas competências, habilidades, como as adquiriu e de que forma pode agregar para aquela iniciativa.

Assim, no primeiro campo, coloque seu nome completo, endereço, telefone, e-mail. Na sequência, escreva seu objetivo de uma maneira bem sucinta, utilizando frases na ordem direta e destacando o que gostaria de alcançar na sua carreira profissional.

Depois, mostre quais são as suas competências, discorrendo sobre como você as adquiriu. Por exemplo, se por acaso, possui senso de liderança conte como desenvolveu essa habilidade. Por ter sido ao participar do grêmio estudantil?

Possui boa comunicação e trabalho em equipe? Algo conquistado depois de anos jogando no time da faculdade ou conduzindo o grupo de estudos? Sempre ressalte às suas experiências, no final, foram elas que contribuíram para a construção da sua identidade.

Como montar um currículo para estágio? Roteiro básico

Começar falando sobre quem você é uma estratégia e tanto quando você não possui muitas experiências profissionais. Se for o seu caso, relaxe. No final das contas, está apenas começando no mercado de trabalho. Ninguém possui muita experiência mesmo.

Onde você cita suas habilidades e competências é uma sessão onde pode adaptar de acordo com a empresa e o cargo pretendido. Analise o perfil do lugar onde vai concorrer a uma vaga para, depois, ressaltar qual das suas competências encaixaria melhor.

Depois, chegou a hora de contar sobre sua formação acadêmica. Esse é o principal ativo para o currículo do estudante. Coloque essa sessão no topo do documento e descreva o nome do curso, escola e ano de conclusão.

Acrescente também as suas experiências extracurriculares, como projetos especiais, iniciação científica, empresa júnior, intercâmbio… Sempre liste as suas responsabilidades em cada atividade e também as conquistas alcançadas.

Como montar um currículo para estágio? Dicas e exemplos

Pronto! Você já tem em mãos um currículo para estágio! Parabéns! Agora é só começar a enviar para as vagas e empresas. Mas, antes, algumas dicas e orientações finais para destacar-se dos outros candidatos.

Uma dica essencial é utilizar palavras-chave. Pense quais os termos seu potencial empregador deve digitar na busca de um banco de currículo, como por exemplo, “estágio em marketing”.

Também faça um exercício de observação nos anúncios e veja quais requisitos você preenche. Selecione os termos como “graduação em marketing ou publicidade e propaganda” ou ainda “conhecimento desejável em: excel, word, ppt;”. Depois, acrescente esses termos e palavras no seu currículo.

Como montar um currículo para estágio? Nunca minta

Agora sim, você está mais que preparado para criar o seu currículo para estágio com o pé direito! Quando você terminar, releia o documento e não se desespere se por acaso não tiver muitas experiências profissionais.

Todo mundo começa de algum lugar. Se você cumprir os requisitos dos anúncios vai ser selecionado para uma próxima etapa do processo mesmo assim.
Por isso, nunca, em hipótese alguma, minta.

Na realidade, enxergue como uma boa oportunidade de verificar quais habilidades estão faltando para, assim, correr atrás do conhecimento. Boa sorte e seja bem-vindo ao mercado de trabalho!

Gostou dessas dicas? Aqui no blog da Unicep você encontra dicas de como manter um grupo de estudos durante a quarentena, como sair da zona de conforto e como ir bem nessa nova fase. Fique atento aos novos posts!