Como montar e manter organizado um grupo de estudos no Whatsapp?

O Whatsapp pode ser um verdadeiro aliado nos grupos de estudos. Conheça aqui algumas dicas e orientação de como montar e manter organizado os seus.

Os grupos de estudo são ferramentas importantes dentro de um processo de aprendizagem. Essa é uma prática comum entre os estudantes e, por muitos anos, as bibliotecas, salas de aulas e espaços comunitários eram os palcos desses encontros.

Agora, com o avanço da tecnologia, essa troca de informações ganhou um novo ambiente: o virtual. E dentre todas as ferramentas de comunicação que existem, o Whatsapp destaca-se. Afinal, hoje em dia, quase todo mundo possui o aplicativo de mensagens instalado no smartphone.

O Whatsapp proporciona a troca de mensagens quase que instantaneamente e pode ser um aliado importante para alinhar informações, trocar experiência, combinar encontros e transmitir arquivos.

É uma ferramenta e tanto de estudo e aqui nesse post, daremos boas dicas de como montar e manter organizado um grupo de estudos. Vamos lá?

Dicas para montar um grupo de estudos no WhatsApp

Os grupos de estudo no Whatsapp podem ser formados por estudantes do mesmo cursinho preparatório para o Enem, do mesmo colégio, da mesma faculdade ou ainda que vão prestar o mesmo concurso. O mais divertido é que as pessoas nem precisam morar no mesmo lugar: podem pertencer a diferentes regiões do País. Na internet, não existem barreiras físicas.

Mas para dar certo, é importante atentar-se a alguns pontos na hora de montar um grupo de estudos. Se você for o administrador, fique de olho nessas dicas. Caso seja um participante, envie esse post para quem gerencia o grupo. Com certeza, vai ajudá-los nessa missão.

Crie regras

Para realmente manter o foco e não se distrair piadas e assuntos paralelos, é importante que o administrador do grupo crie algumas regras. Para não precisar compartilhá-las todas às vezes que adicionar algum membro, o ideal é fixá-las na descrição do grupo. E deixar claro que o não cumprimento acarretará expulsão do membro.

Brincadeiras à parte

Um pouco de brincadeira torna toda experiência mais divertida. No entanto, cuidado para o grupo de Whatsapp não se tornar uma grande troca de memes e figurinhas. Para isso, o ideal é que uma dessas regras defina limites para as conversas, brincadeiras e piadas que estejam fora do tema abordado no momento.

Sem notícias falsas

Uma das principais finalidades do grupo é a troca de informações sobre os vestibulares, universidades, prazos para inscrições ou, ainda, opções de bolsas de estudos. Por isso, na hora de montar o grupo, é interessante estabelecer uma regra de que todos precisam checar as informações que serão distribuídas. Todo cuidado é pouco em tempos de fake news.

Como manter o grupo de estudos organizado no Whatsapp

Relembre o foco inicial

A tecnologia é uma faca de dois gumes: ao mesmo tempo que ajuda pode atrapalhar. Por isso, é importante que todos dentro do grupo relembrem do foco inicial e mantenha o assunto restrito a mensagens relacionadas aos estudos.
Com uma menor quantidade de estímulos, é mais fácil evitar a distração e concentrar-se nos estudos.

Promova discussões

Discussões produtivas aperfeiçoam o aprendizado em alguma matéria. Por isso, fomente o debate de temas como a solução de um problema matemático ou faça comentários sobre algum acontecimento histórico. Estimule os colegas a contribuírem com conhecimento e compartilharem as fontes de estudos que comprovem suas versões dos fatos.

Utilize áudios e vídeos

Algumas vezes é mais fácil assimilar informações em formatos multimídias, como áudios, vídeos ou imagens. No entanto, é comum que alguns participantes abusem de áudios e vídeos extensos e cansativos com pouco valor ou novidade de conteúdo.

Nesse caso, oriente as pessoas a compartilharem os arquivos em um link clicável. Assim, os estudantes possuem a opção de consumir aquele conteúdo de acordo com seu roteiro de estudos.

Um grupo no Whatsapp pode ser uma ferramenta e tanto na hora de estudar em grupo e dividir o conhecimento com outras pessoas. Essa sempre foi uma estratégia muito eficiente para alcançar bons resultados, especialmente tratando-se de vestibular e concursos públicos.

Com essas dicas, será mais fácil montar e organizar a sua rotina de estudos e assim, utilizar a tecnologia a seu favor, agregar conhecimento e garantir o sucesso no vestibular. O seu e dos seus colegas.

Gostou desse artigo? Conhece alguém que adoraria receber essas dicas? Compartilhe com seus amigos e amigas e fique de olho no nosso blog!