Como manter um grupo de estudos durante a quarentena?

Como manter um grupo de estudos durante a quarentena?

Como manter um grupo de estudos durante a quarentena com o ritmo e engajamento esperados? Descubra aqui nesse post!

Se você tem um grupo de estudos, deve ser porque já está convencido de que vale a pena. Existe uma divisão de opiniões sobre esse tema, afinal, como tudo na vida existem vantagens e desvantagens.

Algumas pessoas produzem mais sozinhos porque acreditam que estudar em grupo gera distrações. Realmente, para desfrutar dos benefícios do estudo coletivo, é necessário foco e motivação.

No entanto, se existir coesão e entusiasmo entre os componentes, estudar em grupo é uma estratégia muito eficaz para melhorar o aprendizado. Inclusive, a maioria dos professores incentivam essa prática.

Aqui nesse post, vamos retomar os benefícios do grupo de estudo para você motivar-se e manter esse hábito mesmo durante a quarentena. Assim, encontrará razões para esforçar-se em continuar as atividades em grupos – entusiasmando os demais.

Benefícios de um grupo de estudos

Compartilhar insights sobre o conteúdo, aprender uns com os outros, discutir ideias, esclarecer conceitos, concluir projetos e gerar motivação coletiva. Esses são alguns dos benefícios de um grupo de estudos. Conversaremos mais sobre cada um deles a seguir:

Motivação

Uma pessoa puxa a outra. Essa é a dinâmica de fazer algo junto com alguém. Estudar em grupo acrescenta motivação extra para estudar, manter a leitura e os exercícios em dia. Seja para acompanhar os colegas, seja para cumprir com as atividades dentro do prazo, sem enrolação.

Compartilhar

É comum surgirem dúvidas durante os estudos e essa é uma das principais vantagens do grupo: alguém pode te ajudar a resolver a questão. E mesmo que você saiba a resposta, pode aprender uma maneira diferente de chegar a uma mesma conclusão. Ou ainda novas técnicas para facilitar os seus estudos.

Relacionamento

Estudar em grupo fortalece o relacionamento com os colegas e te estimula a ouvir, compreender, ser mais empático e absorver opiniões diferentes das suas. Isso auxilia o desenvolvimento de habilidades de comunicação além de estimular a sua inteligência interpessoal.

Organização

Para um grupo de estudos funcionar, é necessário criar diretrizes em nome do comprometimento coletivo. Esse fato por si só acarreta que os membros desenvolvam responsabilidade e organização para cumprir com os acordos estabelecidos.

Esses quatro benefícios funcionam como pilares para adaptar seu grupo de estudos a cenários improváveis, como uma pandemia. A seguir, vamos conversar mais sobre como manter um grupo de estudos durante a quarentena.

Como manter um grupo de estudos durante a quarentena

O mundo teve que se adaptar a relações estritamente virtuais de uma hora para outra e como seu grupo de estudos não deve ter sido diferente. Separamos abaixo algumas dicas de como manter uma unidade coesa e produtiva mesmo durante uma quarentena. Acompanhe!

Utilize as ferramentas

Diversas plataformas digitais foram criadas, atualizadas, divulgadas e disponibilizadas gratuitamente para estimular as interações online durante a pandemia. Escolha a mais adequada para seu grupo de estudos! Google Meet, Slack, Hangouts, Zoom ou Discord são algumas das opções.

Fixe datas e prazos

Vocês reuniam-se às quintas-feira depois das 18h00? Transfiram esse hábito para a quarentena. Estabeleça um horário para todos se reunirem virtualmente. Uma dica é criar eventos no Google Calendar ou ainda fixar o link da chamada na descrição do grupo do Whatsapp.

Crie um plano de estudo

Estabeleçam um plano de estudo semanal ou quinzenal com os temas que precisam ser discutidos e estudados para aquele encontro. Criem documentos para cada um deles e vão acrescentando dúvidas e links de consulta como temas que precisam ser conversados nos encontros.

Preparar um material antes da reunião é importante para encurtar o tempo online. É fundamental levar esse aspecto em consideração: ambientes virtuais cansam mais, necessitam de mais intervalos e momentos de interação.

Com ferramentas adequadas, reuniões fixas, prazos e planos de execução, com certeza, seu grupo de estudos vai caminhar durante a quarentena. Mantenha em mente os benefícios e busque o entusiasmo para continuar cumprindo suas metas!

Gostou dessas dicas? Aqui no blog da Unicep você encontra dicas de como entrar na faculdade, como sair da zona de conforto e ir bem nessa nova fase. Fique atento aos novos posts!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *