Como manter o equilíbrio emocional durante a pandemia?

Como manter o equilíbrio emocional durante a pandemia?

Saiba neste conteúdo algumas dicas práticas de como manter o equilíbrio emocional durante a pandemia! Clique aqui!

Tempos difíceis. Depois de mais de um ano de pandemia no Brasil, a saúde mental pode ficar comprometida para algumas pessoas. Isolamento social é cansativo, o medo do vírus, o estresse de lidar dia a dia com notícias péssimas… todos esses fatores podem ser gatilhos para estresse, depressão e ansiedade.

Se você está terminando colegial, pensa em prestar ENEM ou ainda entrar na faculdade no próximo ano, esse cenário ainda é mais angustiante. Como pensar em um futuro com tanta coisa acontecendo? Como manter o equilíbrio emocional quando tudo parece lutar contra?

Pode parecer que estamos em um túnel sem saída e você tem nossa total solidariedade. No entanto, esse post foi pensado para trazer um alento. Aqui, elaboramos cinco dias de como manter a sanidade e a positividade quando tudo parece, literalmente, desabar. Saiba mais!

5 Dicas para manter o equilíbrio emocional durante a pandemia

As dicas as quais você vai entrar em contato a seguir são orientações que separamos baseadas em estudos científicos, especialistas e conhecimento empírico dos nossos anos de atuação no ambiente de ensino-aprendizagem.

Mais do que dicas para aplicar neste momento árduo, são diretrizes que podem ser aplicadas em qualquer situação ou dificuldades que encontrar na sua vida. Fique atento!

Deixe sua rotina organizada

Um dos gatilhos para ansiedade é viver no futuro, no que deve ser feito amanhã ou nas metas para o ano que vem. Para administrar o estresse, concentre-se em planejar seu dia e a sua semana. Separando as tarefas que devem ser executadas (e seguindo o plano) você vai notar evoluções e conseguir diminuir a pressão interna.

Aprenda a meditar

A meditação é uma prática milenar focada no autoconhecimento para manter a mente sã e focada no presente. Existem diversas formas de meditar, práticas e linhas. Encontre a que faz mais sentido para você. Apenas 10 minutos por dia, às manhãs, é uma maneira de concentrar-se no aqui e agora, diminuir o estresse e manter a sanidade mental.

Faça atividades físicas

Muitas pessoas enxergam as atividades físicas como maneiras de emagrecer ou entrar dentro de um padrão estético. Na verdade, o grande benefício de mexer o corpo é liberar hormônios e neurotransmissores para o funcionamento cerebral. Além disso, a prática regular de exercícios ajuda a dormir melhor e diminuir a ansiedade.

Faça atividades prazerosas

Ficar em casa é difícil mas tem várias formas de divertir-se no conforto do seu lar. Veja um filme interessante, ouça uma música, cultive uma planta, comece a tocar um instrumento, aprenda um hobbie novo, experimente receitas novas… utilize a sua criatividade para fazer atividades prazerosas. Aprenda algo novo, inicie um curso, lembre-se de não ficar parado.

Passe um tempo com familiares e pessoas queridas

Está isolado com a sua família? Pensem em coisas legais que vocês podem fazer juntos. Vale as atividades do item anterior. Uma coisa legal é pensar em encontros virtuais com os amigos, como jogar algo, bater um papo ou até pensar em encontros semanais para discutir um tema específico.

Pronto! Agora você tem em mãos, cinco dias bem legais para manter o equilíbrio emocional na pandemia. Tem dias piores que os outros, então nos dias que você não estiver tão bem, fique distante das notícias e invista o tempo em fazer algo que te traz boas sensações.

Gostou dessas dicas? Aqui no blog da Unicep você encontra dicas de como entrar na faculdade e como ir bem nessa nova fase, por exemplo, como os podcasts podem te ajudar. Explore!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *